Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luiz   São Paulo - SP
EvandroGP   Paraná - PR
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
renatoconti   Londrina - PR - AC
ViniciusInacio   Goiás-Goiânia - GO

Portfólios Ver Mais

castro   são paulo
ytakahassi   São Paulo
tvini   São Paulo - SP

AO e DOF manualmente com Scanline!

AO e DOF manualmente com Scanline!

Ver tutorial

Por: morh_shion  

Em: 22/02/2009 23:51

olá morh_shion, valeu pela contribuição, tenho uma duvida, para compor o mapa de dof no photoshop que filtro devo usar para mesclar as imagens? abraço.
dae morh_shion?! valeu pelo tuto! PAZ
A cada escolha, um novo caminho...
copie e cole a mapa de dof em um canal de alpha channel, depois selecione a camada da difuse, use o filtro lens blur, no filtro tem uma funcao para vc dizer em que mask ou channel o filtro deve se basear para criar o efeito no mapa diffuse, entao vc escolhe death map: o alpha channel q vc colou aquele map de dof, depois é so regular intensidade do blur e etc...
existe mais uns detalhes q percebi, na hora de criar o AO, não utilize radiosity, recomendo usar somente lighttrace. a outra coisa foi em um tutorial de mentalray, onde o cara shaders de bump e displace junto com o shader de AO... o que faz todo sentido, mas normalmente os tutoriais nao ensinam isso. entao quando vc for criar o seu AO, vc pode fazer assim: ao invez de aplicar um material novo a toda a cena, vc pode pegar cada material dos objetos, e desativar quais quer mapas ou valores que estiver usando, como por exemplo, deixar o spec 0, reflexao 0 etc..., deixe apenas o mapa bump e displace intactos, e no mapa diffuse, vc tira qualquer efeito, e deixa apenas para ele fazer o difuse com base em cor, e para a cor vc deve atribuir a cor branca, assim como foi dito anteriormente. Pronto com isso vc obtem AO em juntas de bump, para calcadas etc.. e displace, que por exemplo pode ser usado para dar os defeitos da massa/reboco de uma parede, e imperfeicoes...
é claro que existem tecnicas de tentar em um so render imitar, sombras difusas, luzes refletidas de superficies e ricocheteadas, imitar radiosidade etc... usando varias luzes pelo cenario para isso, vai muito de ficar testando ate encontrar o ponto certo de cada coisa, de bom senso, e fazer um teste com mentalray para ver como seria a cena de forma mais realista. Estudos de luz atraves de fotografia podem ser muito uteis para vc poder representar melhor a luz em cada ambiente, principalmente luz em ambientes exterior, normalmente encontramos mais é tutoriais de ambientes de salas etc...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 737, sendo 14 membro(s) e 723 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigosouza3D, wilsimar, Fabio Catelleno, gago, Celso Borttoloto, clastac, Junior, Geraldo Nunes, WinterPT, Willmitnick, Adalberto Rocha, Renatto, Osvaldo Arquiteto, Pedro Juliato.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.