Opa, primeiramente obrigado por comentarios tão positivos, muito obrigado mesmo chthome, 11hank11, Marsel, MarcosPrado e valmorfjp
Pois é o fake é uma técnica interessante, dominar ela te faz, às vezes, ganhar realmente MUITO em tempo de render, eu não domino a técnica a ponto de fazer uma imagem que se confunda com um render feito com algum renderizador, mas é possível sim.
Principalmente em animação se for bem feita mesmo a iluminação da pra ganhar e muito no resultado (tempo x qualidade), infelizmente não é tão simples assim aprender a técnica, pois vc tem q fazer a radiosidade da cena toda em OMNIS e SPOTS, ou seja, na mão! O que acaba fazendo a cena ter, às vezes, centenas de luzes dentro...se não tem uma luz embaixo da mesa, não vai dar pra ver vai ficar preto, não é como renderizador que calcula toda radiosidade da cena inteira com apenas 1 ponto de luz...
Nessa cena mesmo eu usei aproximadamente 55 pontos de luz (entre spots e omnis) pra iluminar...
Mas como era scanline, eu particularmente acho que acabo perdendo por outro lado, alem de ser difícil chegar em algum resultado mais realista (não é impossível e eu tb não quis este tipo de resultado), você acaba perdendo nas configurações de materiais, eu gostaria muito de usar displace na terra por exemplo queria muito esta opção que podemos encontrar facilmente no MR ou VR...
Tive que usar todos os materiais STANDARD (ou raytrace, e algumas variações dos básicos do MAX) por ser Scanline , o que me faz perder um pouco nessas opções que temos com MR ou VR, principalmente na criação de alguns materiais como vidro, simplesmente impossível de chegar na mesma qualidade de um vidro de VR por ex. No geral foi tudo materiais basicos do max mesmo (da kombi, da agua, da madeira, das pedras, tudo), mas o legal disso é que vc aprende a ser criativo na hora de compor um shader hehehe, tem q colocar tanto mapa e tanta composição as vezes que depois vc faz qualquer material hehehehe....
Obrigado mais uma vez pessoal
Abs
Bruno