Testes IBL Mental ray

Por: Fernando Cunha  

Em: 15/08/2013 15:15



só para manter o layout do site
HAeow, Freenando!

Esse de estúdio achei até mais legal do que a externa.

Cara! Uma dúvida que tenho seria justamente sobre o uso de Diffuse Bounces com o IBL Mode. Eu até já fiz um tutorial sobre o modo IBL e mantive o Diffuse Bounces com valor 4. Mas no mesmo tutorial já havia colocado que não sabia se o melhor era usar o Diffuse Bounces ou mantê-lo zerado.
o tutorial é este:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-dos-tutoriais/88765/741354
Eu olhei aí que vc não usou, e até acho que foi vc mesmo que havia dito que o mais correto seria não usar.
Agora tem uma coisa aí em relação a configuração de FG. Eu, nos testes que fiz quando estava fazendo o tutorial, é que tendo valores baixo, médio ou alto nos parametros INITIAL FG POINT DENSITY e RAYS PER FG POINT isso não muda praticamente nada quando está usando IBL. O que realmente determina a qualidade neste modo de iluminação é o SHADOW QUALITY e SHADOW MODE. PElo menos foi o que notei nesse modo. Nisso eu uso o FG no LOW com IBL, já que não vi diferença.
Tudo bem New, Vou fazer uns teste aqui para ver se noto diferença no uso de bounces e nas configurações do final gather, depois posto aqui o que achei dos testes.
New estive a fazer uns testes e cheguei à conclusão que com o final gather desligado fica até melhor a iluminação, para não falar que reduziu para metade o tempo de render, veja ai o comparativo entre os 2 renders e veja como fica mais natural sem FG,
Testei também com a qualidade das sombras em 1 em vez de 0,5 mas neste teste não notei diferença nenhuma nas sombras e subiu o tempo de render de 18m para 44m.
E aí, meu brother.

Bom! Lá no tutorial que te passei o link fiz o teste com DIFFUSE BOUNCES ligado e depois desligado. Obviamente com ele ligado o Gi é maior.

agora com o FG desligado que não cheguei a testar. No HELP do 3ds Max não vi nada falando a respeito de como usar o modo IBL, se com FG ligado ou não ou DIFFUSE BOUNCES ligado ou não. Estranho, mas tudo bem.

no SHADOW QUALITY com o valor padrão (0,5) dependendo do local, as sombras apresentam granulações. Nisso e preciso aumentar o valor.

Dê uma olhada no tutorial que fiz lá para tu ver os testes que cheguei a fazer.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707607.

Total de membros registrados: 135225

Últimos membros registrados: anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending.

Usuário(s) on-line na última hora: 1091, sendo 28 membro(s) e 1063 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Denilson, Edson, Carlos E. Nogueira, Ronaldo, gilson antunes, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , dannlemeee, pinart, Le_Andro, Roberto Movanni, Reinaldo Silva, Henrique Ribeiro, Frederico Wagner N. R., Celso Borttoloto, Sergio1987, mastermax, Lucas Reis, Thaynara Fernandes, Daniel Monteiro, TadeuB79, anacarolfinardic, judevi966, Eng Damasceno, Ronaldo Junior, emersonforentin, rodolfosantos3d, Alexandre Longo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.