Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
resident11   Piracicaba - SP
Woly   Salvador
Vynycius   Petrópolis

Portfólios Ver Mais

kingstormer   São Paulo
guiguerra   Fortaleza - AC
Garte   Brasilia - AC
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS

::: Casa em Torrelles

Por: diegomf  

Em: 15/02/2009 09:27

Usei uma foto de referência de um livro muito bom chamado "Casas Pequenas", o autor do projeto se chama Rob Dubois, a casa fica na Espanha. Levei uns 6 dias de trabalho, a maior parte nos sábados... Modelei todas as vegetações no VUE, converti em poly e tratei os materiais no MAX um a um. Vários mapas abertos e pintados no PS, para o canal diffuse, reflect, bump e displace. 3DMAX 2009 e Vray SP2, pós produção no PS. A imagem numa resolução maior pode ser vista no meu blog: www.diegomferreira.blogspot.com Comentários serão muito bem vindos ! :D
Diego M.F.
www.neohaus.com.br
[email protected]
Poços de Caldas/Brasil
ta ficando massa !!!!!!!!!!!!!!!!!!
espero grandes trocas de esperiencias. um forte abraço. fabricio pierri
Tá ficando massa? rs!!! o kra demorou pra caramba, teve mó trabalhão, apresenta a imagem final e esse comentario... rs kra, realmente muito bom, muito bom meeeesmo essa sua imagem. Pensou em cada detalhe! Tem como postar um wire pra eu ver?, como espalhou as folhas no chão? Tudo na cena é 3d ou tem um background inserido? A única coisa que eu acho que poderia ser feito é dar uma dobradinha de leve nos planos que ficam aplicados a vegetação com opacidade, para não ficarem tão retas assim as folhas... não sei se me entende.
Ola Diego, tudo bem? Segunda bela imagem que vejo tua aqui no forum, voce manda bem! Olha sobre a imagem nao tenho nenhuma critica a primeira mão, mas tenho uma dica para te dar. Não sei se as arvores do vue renderizam beleza no Vray se voce nao mudar os materiais dela, mas se renderizar sem problemas voce pode configurar os materiais delas no proprio vue, fica bem mais facil, da para controlar tudo, cor, brilho, transparencia, contraste, etc. Te mais, parabens! so mais uma pergunta, voce e arquiteto?
Sem comentários, ficou maravilhoso! As folhas no chão deu o maior charme!
V-Ray 1.5 Addict
Andeciuala, Vou preparar um wire e coloco aqui logo logo... As folhas eu espalhei no chão usando o Advance Paint, são simples planos com opacidade dobrados com o modificador bend. Com relação as árvores, tem razão, como o Vue é um programa mais voltado para gerar grandes volumes de vegetação, e não modelos excelentes para primeiro plano, realmente os planos com opacidade entregam algumas partes das plantas. Tudo na cena é 3D, menos o céu... Valeu pela crítica positiva e pelos elogios !! :) panorama4D, Eu trabalhei um tempo com o VUE integrado com MentalRay e realmente é um programa poderoso para a edição de vários aspectos da vegetação... Porém ainda não possui a mesma integração com o Vray, então tive que converter em polígonos e tratar os materiais (já que na conversão vem tudo standard). Ah... e sim, sou arquiteto. Valeu !
Diego M.F.
www.neohaus.com.br
[email protected]
Poços de Caldas/Brasil
"Carlos Fernandes Sachs" disse: Sem comentários, ficou maravilhoso! As folhas no chão deu o maior charme!
Obrigado !!
Diego M.F.
www.neohaus.com.br
[email protected]
Poços de Caldas/Brasil
Ótimo trabalho, Diego. Parabéns! Marco.
"Marco A.Artacho" disse: Ótimo trabalho, Diego. Parabéns! Marco.
Muito obrigado Marco! Tenho muito é que agradecer, também, à 3D1, que acompanho há anos e onde eu aprendi minhas primeiras lições de MAX.
Diego M.F.
www.neohaus.com.br
[email protected]
Poços de Caldas/Brasil
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :)

diegomf: oi Diego!! tudo bem? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!

Seu trabalho está muito bom, Parabéns de verdade, adorei a iluminação, os materiais dos tijolos de vidro ficaram ótimos, o material metálico do corrimão ficou um charme só.

O material de vidro das esquadrias ficou perfeito, a vegetação no Vue ficou uma maravilha também. A meu ver a única coisa que podia melhorar seria o verde das árvores; está um verde meio sem vida, gosto pessoalmente dos verdes bem saturados sabe? é gosto pessoal.

Uma vez um leitor aqui da 3d1 postou uma mensagem falando que a \"geometria mesh\" economizava mais faces e deixava os objetos bem mais leves porém eu discordo. Se fizerem testes de laboratório ( quando falo laboratório no 3ds Max é renderizar várias vezes diferentes materiais sobre uma mesma luz ou testar todos os recursos e tirarem suas próprias conclusões ) verão que o \"Editable poly\" é o que mais economiza faces em uma vegetação do que o \"Editable mesh\".

Pode-se provar por A+B o que se falou:

Se pegarem uma árvore e criarem pelo AEC extended- FOLIAGE e depois criar uma \"Scotch pine\" e colocarem na viewport verão que a mesma se apresenta bastante densa pois se forem em Modify verão que tem 1,00 em density e 1,00 em pruning (determina a quantidade de folhas) e em level-of-detail- LOD está em High; pesada demais essa árvore!!

Pior que isso é quando forem checar a quantidade de faces de uma árvore dessa; para isso basta ir em File<< Summary Info e olhar lá embaixo aonde tem o nome \"Foliage\"; verão que só uma árvore dessa tem 57.370 faces, o que é um aburdo pois se colocar mais 10 árvores dessa dará mais de meio milhão de faces; pouco complicado para renderizar!!

Qual a solução pra esse caso? já imaginou se vc fosse fazer um projeto (Maquete digital) de um loteamento urbano recheado de árvores como essa ai?? a solução é simples e provarei aqui que \"Poly\" é bem mais leve que \"Mesh\".

Primeiro selecione a árvore e clique com o botão direito do mouse e a converta para \"Editable mesh\" ok? agora vá em File<< Summary info e olhe a quantidade de faces da Foliage!! Continua a mesma quantidade de faces do que quando criou ela; é simples! não mudamos nada no painel modify dela.

A foliage tem 1,00 em Density e tem 1,00 em pruning e em level of detail está a opção mais pesada.

Volte clicando em \"Undo\" até desfazer a opção do Editable mesh e vá no painel \"Modify\" da árvore e mude o density para 0,6, o pruning para 0,6 e em Level-of-detail mude de High (opção mais pesada) para \"Low\" (opção mais leve).

Agora vá em File<< \"Summary Info\" e olhe o valor como foi reduzido as faces dessa vegetação. Antes do Editable Mesh a mesma estava com 57.370 faces e agora modificando os valores de Density e pruning e Level-of-detail para low e olhando no Summary Info, a árvore agora tem 6993 faces, ou seja, quase 7000 faces;

Já diminuimos bastante a quantidade de faces da árvore mas podemos diminuir ainda mais esse número de faces. Diminuimos com essas modificações no painel modify da Foliage 50377 faces; o que é INCRÍVEL porque poderemos manipulá-la e renderizá-la em qualquer máquina com 1,00 gb de ram.

Clique com o botão direito do mouse na árvore e a converta para \"editable mesh\" e agora vá em File<< Summary info e olhe a quantidade de faces: a mesma quantidade de faces que tinha quando modificamos os valores do density, pruning e do level-of-detail: 6993 faces.

Perceba que não iremos conseguir convertê-la para Poly clicando nela com o botão direito do mouse porque as aec extended não permitem esse tipo de geometria poly, porém podemos aplicar o \"Editable poly\" nela; basta para isso clicar na setinha preta de cabeça pra baixo no painel Create e escolher o \"Editable poly\".

Agora vá em File<< Summary Info e olha em \"Foliage\" a quantidade de faces da ávore: Ela agora tem \"3493 faces\"; a metade de quantidade de faces que tinha em editable mesh. Diminuimos mais 3500 faces totalizando os 3493 faces\"

Qual é a conclusão disso tudo? em um loteamento urbano em que se tem que colocar muitas árvores basta fazer o que citei nesse pequeno tutorial de \"Otimização\" de árvores que podem ser facilmente manuseadas na Viewport do Max e também renderizadas sem dar problema de memória nahora do render.
Veja que com todo esse procedimento vc pode criar por exemplo dez árvores dessa de 3493 faces que totalizará 34930 faces.

Se fosse com 57.370 faces deixando o modelo como o Max criou com 10 árvores ficaríamos com pouco mais de meio milhão de faces para renderizar. O que com certeza se não tiver um bom poder de processamento travará a cena na mesma hora quando for renderizar.

Uma outra dica é com relação ao SUBSTITUTE; pode por exemplo depois de converter uma Foliage dessa para POLY criar uma linha e distribui-la com o PF através dessa linha e aplicando nelas o modificador SUBSTITUTE individualmente em cada árvore pois agora aparecerão linhas ao invés de árvores na Viewport do Max, economizando muita ram.

Essas árvores não aparecerão na Viewport do Max depois de aplicar o modificador SUBSTITUTE, aparecerão como linhas porém na hora do render final elas aparecerão PERFEITAMENTE!

Divida 573700 faces (não otimizado) por 34930 faces(árvore otimizada) que vc irá encontrar o quanto de faces economizou com o \"Editable poly\"= 16,4242 faces.

Parece ser pouco mas não é; é pouco se tiver somente uma árvore na cena porém geralmente em cenas de loteamentos urbanos daria para fazer várias e inúmeras árvores com apenas 1,00 GB DE RAM!!

É o que o Vue faz mais ou menos, os modelos vem bastante otimizados dessa forma, só que no Max também dá para fazer sabendo um dos inúmeros segredos que eu citei anteriormente, daria para fazer árvores que supostamente seriam pesadas se o artista gráfico não soubesse configurar ok??

Mas realmente sua imagem está muito linda. Meus Parabéns e esta já está no hall da fama da 3d1. Espero ver sempre seus trabalhos por aqui.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 692, sendo 6 membro(s) e 686 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: renaz, Juarez, claro_lima, pinart, Abilio, Le_Andro.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.