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Fórum > Imagens e Animações > Imagens Finalizadas de Maquete Eletrônica

Projeto "Sandbox" de exterior em Unreal Engine 4


Assunto: Projeto "Sandbox" de exterior em Unreal Engine 4

Colaborador Iniciado
(337 pontos)

Enviado por: rabellogp em 5 jul 2016 19:58

Localização: São Carlos - SP

Registrado em 12-01-2003

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Olá, pessoal. Há um tempo postei algumas imagens de um projeto que fiz no Unreal Engine 4 aqui. Eu não paro de mexer nele há quase 1 ano. Inicialmente foi apenas mais uma maquete para um cliente, e acabou virando um "sandbox" que utilizo para testar recursos novos da engine, estudar e aprimorar minhas técnicas, etc...

Na última versão da UE4 (4.12) foi adicionada uma nova ferramenta bem completa para criação de animações. Então resolvi criar um pequeno vídeo como forma de estudar esse recurso. Estou compartilhando aqui com vocês:







E também algumas imagens de novidades do projeto que ainda não havia postado por aqui que incluem grama de jardim em 3D, mato alto e árvores Ficus e Tabebuia (ipê). Espero que gostem! Críticas, comentários, sugestões e perguntas são sempre bem vindos.

Abraços!

Fernando Cunha escreveu:

Especial
(1810 pontos)

Enviado por: Fernando Cunha em 6 jul 2016 03:27

Localização: Porto-Portugal

Registrado em 10-04-2008

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Excelente o resultado, muitos parabéns. Sempre tive curiosidade em mexer com o unreal mas nunca tive coragem e tempo para me dedicar a 100% nos estudos.
Mais uma vez parabéns dos melhores resultados que tenho visto por ai.

rabellogp escreveu:

Colaborador Iniciado
(337 pontos)

Enviado por: rabellogp em 6 jul 2016 09:33

Localização: São Carlos - SP

Registrado em 12-01-2003

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Excelente o resultado, muitos parabéns. Sempre tive curiosidade em mexer com o unreal mas nunca tive coragem e tempo para me dedicar a 100% nos estudos.
Mais uma vez parabéns dos melhores resultados que tenho visto por ai.


Obrigado, Fernando.

O workflow de archviz na Unreal é mais tedioso e demanda mais tempo se comparado com renders off-line como Vray ou mesmo softwares real-time específicos para arquitetura como o Lumion, por exemplo. Mas com certeza os resultados compensam pela qualidade que se pode atingir após um pouco de prática. Tanto que passei a utilizar Unreal como ferramenta principal para Archviz e ainda não me deparei com situações que exigiram a volta pro Vray.

Se resolver dedicar mais tempo na engine e precisar de uma força, é só dar um alô.
Abraços.

new escreveu:

Moderador
(14968 pontos)

Enviado por: new em 6 jul 2016 14:27

Localização: Belo Horizonte

Registrado em 02-11-2008

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a última imagem com árvores de flores rosas eu achei muito bacana.

Aranha3d escreveu:

Colaborador Principiante
(164 pontos)

Enviado por: Aranha3d em 7 jul 2016 12:44

Localização: São Paulo - Brazil

Registrado em 25-08-2010

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Fala Rabello, tudo certo?

Cara, excelente trabalho! Show meu velho! Parabéns! Tá muito #!@%*#!

Deixo te perguntar. Tb estou estudando Unreal para meio que abandonar os renders hahaha
Estou fazendo um apartamento nesse esquema e cheguei num ponto que o fps está insustentável...
Como você está lidando com isso?

Sua máquina é muito parruda ou está fazendo algum esquema de normal maps e tudo mais?

pq realmente, o processo é bem mais chato do que simplesmente mandar renderizar.

Valeu!

Abs


_____________
3D VFX & Game Designer

rabellogp escreveu:

Colaborador Iniciado
(337 pontos)

Enviado por: rabellogp em 7 jul 2016 15:11

Localização: São Carlos - SP

Registrado em 12-01-2003

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Fala Rabello, tudo certo?

Cara, excelente trabalho! Show meu velho! Parabéns! Tá muito #!@%*#!

Deixo te perguntar. Tb estou estudando Unreal para meio que abandonar os renders hahaha
Estou fazendo um apartamento nesse esquema e cheguei num ponto que o fps está insustentável...
Como você está lidando com isso?

Sua máquina é muito parruda ou está fazendo algum esquema de normal maps e tudo mais?

pq realmente, o processo é bem mais chato do que simplesmente mandar renderizar.

Valeu!

Abs


Aranha3D, obrigado pelos elogios

Cara, a menos que sua máquina seja muito antiga ou não possua uma placa de vídeo dedicada, não era pra ter problemas com desempenho normalmente. Mas existem alguns cuidados a serem tomados.

Vamos por partes. Qual é a sua máquina? Pra Unreal tem que ter no mínimo 8gb de RAM. Depois disso, o mais importante é ter uma GPU razoável. Tenha em mente que a UE4 é uma engine de jogos e todo o potencial dela é descarregado na viewport. Não é a mesma coisa do Max, por exemplo, onde se tem um "rascunho" nos viewports para gerenciamento de uma cena que será renderizada por horas para mostrar o resultado final. Pra trabalhar com archviz no UE4 e obter uma qualidade aceitável, eu considero uma GTX 970 como requisito mínimo. Aqui eu uso uma GTX980 Ti.

Salvo esse aspecto do hardware, você tem que tomar certos cuidados no gerenciamento da cena. Novamente, pelo processamento ser em tempo real, há limitações na quantidade de polígonos dos objetos. Se vc simplesmente mobiliar uma casa inteira com assets da Evermotion do jeito que eles vieram, com certeza terá problemas de desempenho até na GPU mais top, pois aqueles objetos não são otimizados para real-time. Outra coisa que vc deve tomar cuidado é com a quantidade de materiais diferentes por objeto. Um mesmo objeto com 10 materiais diferentes em uma game engine significa basicamente que a GPU deverá "desenhar" aquele objeto 10 vezes (na verdade é um pouco mais complicado q isso, mas a ideia é essa). Tente fazer bastante uso de Material Instances. Tem bastante tutorial sobre isso por aí (inclusive no canal oficial do Unreal no Youtube).

Agora, pra te dar alguma ideia sobre desempenho. Essa cena minha cena externa roda a aproximadamente 50fps em 1080p na minha máquina (core i7 3770, 16gb RAM, GTX980 Ti). Eu fiz uma conversão completa de uma cena de interior da Evermotion, sem otimizar nada (veja nesse link). Nela eu consigo 120fps na mesma máquina.

Aranha3d escreveu:

Colaborador Principiante
(164 pontos)

Enviado por: Aranha3d em 7 jul 2016 16:45

Localização: São Paulo - Brazil

Registrado em 25-08-2010

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Eita minino! Bom esse trampo tb hein!

Minha máquina é antiguinha. É um i7 920. É a primeira geração de i7. 16Gb de memória e uma Saphire Radeon HD 4890 de 1Gb.
A princípio ela roda bem bastante coisa, mas pode ser que eu tenha feito alguma besteira com algum modelo mesmo, pq do nada caiu de 40 fps pra 9 ou 11.

O que to fazendo é exportar do Max com um material só, fazendo render to texture. A maioria das coisas como eu que fiz mesmo, tais como os módulos de cozinha, home, mesa e tals, já pensei no mais leve possível. Mas tem um ou outro modelo que bateu aquela preguiça de modelar e peguei pronto. Até dei um Pro Optimizer antes de exportar, mas pode ser isso.

Vou tentar fazer um pack desse projeto e abrir no meu note que é mais novo e tem GPU de 2Gb. Pode ser isso tb...

De qualquer modo valeu!

E parabéns pelos trabalho!

Abs


_____________
3D VFX & Game Designer

rabellogp escreveu:

Colaborador Iniciado
(337 pontos)

Enviado por: rabellogp em 7 jul 2016 18:01

Localização: São Carlos - SP

Registrado em 12-01-2003

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Eita minino! Bom esse trampo tb hein!

Minha máquina é antiguinha. É um i7 920. É a primeira geração de i7. 16Gb de memória e uma Saphire Radeon HD 4890 de 1Gb.
A princípio ela roda bem bastante coisa, mas pode ser que eu tenha feito alguma besteira com algum modelo mesmo, pq do nada caiu de 40 fps pra 9 ou 11.

O que to fazendo é exportar do Max com um material só, fazendo render to texture. A maioria das coisas como eu que fiz mesmo, tais como os módulos de cozinha, home, mesa e tals, já pensei no mais leve possível. Mas tem um ou outro modelo que bateu aquela preguiça de modelar e peguei pronto. Até dei um Pro Optimizer antes de exportar, mas pode ser isso.

Vou tentar fazer um pack desse projeto e abrir no meu note que é mais novo e tem GPU de 2Gb. Pode ser isso tb...

De qualquer modo valeu!

E parabéns pelos trabalho!

Abs


Seu processador é ótimo. Acho que o problema aí está sendo a placa de vídeo mesmo, que é antiga... 1Gb hoje em dia já não dá mais conta do recado.

Mas de qualquer forma, é estranho o desempenho ter caído tão drasticamente como vc falou, de 40 pra 10 fps. Vc está usando muitas luzes dinâmicas na cena? Isso é outra coisa que tem grande impacto. Mais de uma luz com sombra dinâmica acesa ao mesmo tempo já começa a pesar... Se tiver mais de uma luz, tenta fazer o teste. Apague todas e vá acendendo uma por uma, de olho no FPS. Veja se ele começa a cair conforme faz isso.

Minha dica com luzes é a seguinte: Dê preferência para luzes estáticas. Depois de de dar build na luz, elas não afetarão em nada o desempenho da cena. Se precisar usar luzes dinâmicas para ter interações em tempo real (como acender e apagar ou mudar de cor), reduza o raio de alcance delas apenas para a região que pretende iluminar. Assim vc evita que ela fique gerando sombras dinâmicas para objetos distantes que quase nem são afetados por ela.

Detalhe que mesmo que vc tiver apenas luzes estáticas, caso faça alguma alteração nas mesmas, elas entrarão em modo "preview" até que vc faça o build da cena novamente. No modo "preview" todas as luzes são dinâmicas, e isso pode ser a causa da queda de desempenho também.

Aranha3d escreveu:

Colaborador Principiante
(164 pontos)

Enviado por: Aranha3d em 8 jul 2016 10:22

Localização: São Paulo - Brazil

Registrado em 25-08-2010

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Estavam todas estáticas mesmo. Apesar de eu ter feito um blueprint para poder acender e apagar hehe. Talvez pudesse ser isso...

O engraçado é que dei novo build, testei de novo e está de volta a 40, 50 fps...
Algo devia estar consumindo minha máquina, isso sim...

De qualquer modo obrigado novamente!

Valeu xará! A propósito, tambem sou Guilherme haha

Abs


_____________
3D VFX & Game Designer

Moura escreveu:

Colaborador Intermediário
(709 pontos)

Enviado por: Moura em 12 jul 2016 11:45

Localização: Brasil

Registrado em 22-07-2014

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Ficou ótima.

Cursi Design escreveu:

Especial
(5912 pontos)

Enviado por: Cursi Design em 12 jul 2016 16:11

Localização: MG

Registrado em 17-05-2007

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Excelente cara!
Muito bom os resultados!
:)
Vlw


_____________
>> Portifolio - http://cursidesign.com.br

Carla Franco escreveu:

Colaborador Avançado
(1219 pontos)

Enviado por: Carla Franco em 24 jul 2016 15:56

Localização: São Paulo

Registrado em 04-12-2011

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Maravilhoso da vontade de caminhar por essa rua.

fernando parreira escreveu:

Colaborador Intermediário
(673 pontos)

Enviado por: fernando parreira em 3 ago 2016 15:41

Localização: Minas Gerais

Registrado em 20-09-2008

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Belo resultado, a vegetação fica bem real, a iluminação e o vídeo ficaram muito bons também.


_____________
Fernando ParreiraArquiteto e Urbanista / Maquetes Eletrônicas
www.facebook.com/fernandoparreiraarquitetura

JoaoFreitas escreveu:

Parceiro
(6171 pontos)

Enviado por: JoaoFreitas em 3 ago 2016 21:11

Localização: Itapetininga-SP

Registrado em 09-04-2008

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Show de bola, bem realista!


_____________
email: yanreval@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/robeto.moreira.3

"Lutar sempre, vencer às vezes, desistir nunca!"

Duda escreveu:

Colaborador Aprendiz
(527 pontos)

Enviado por: Duda em 15 ago 2016 13:51

Localização: Brasil

Registrado em 06-04-2014

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linda as imagens, parabéns.

Joao Barreto escreveu:

Colaborador Experiente
(1644 pontos)

Enviado por: Joao Barreto em 30 set 2016 11:38

Localização: Santa Fé

Registrado em 15-10-2009

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Ficaram ótimas.


_____________
Barreto

Wever escreveu:

Colaborador Avançado
(1130 pontos)

Enviado por: Wever em 8 out 2016 11:18

Localização: Guarapari - ES

Registrado em 27-10-2008

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top demais suas cenas mano! parabéns!

Gustavo CGomes escreveu:

Especial
(1202 pontos)

Enviado por: Gustavo CGomes em 4 nov 2016 15:53

Localização: fortaleza-ce

Registrado em 27-06-2009

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lindo trabalho cara, impressionante, Parabens!


_____________
Portfólio: https://www.behance.net/gustavocgomes
gustavo_cgomes@hotmail.com
Face: Gustavo.cgomes.5

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