Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

onjackstallback   Mauá-SP - AC
Homerj   Santo André - SP - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Vinicius Luiz   Teresina - PI
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

gilbertorbr   porto alegre
Luiz Carlos   Carlos Barbosa - AC
damorim1   Diadema-sp - AC
Edu   São Paulo

Projeto \"Sandbox\" de exterior em Unreal Engine 4

Por: rabellogp  

Em: 05/07/2016 19:58

Olá, pessoal. Há um tempo postei algumas imagens de um projeto que fiz no Unreal Engine 4 aqui. Eu não paro de mexer nele há quase 1 ano. Inicialmente foi apenas mais uma maquete para um cliente, e acabou virando um \"sandbox\" que utilizo para testar recursos novos da engine, estudar e aprimorar minhas técnicas, etc...

Na última versão da UE4 (4.12) foi adicionada uma nova ferramenta bem completa para criação de animações. Então resolvi criar um pequeno vídeo como forma de estudar esse recurso. Estou compartilhando aqui com vocês:



E também algumas imagens de novidades do projeto que ainda não havia postado por aqui que incluem grama de jardim em 3D, mato alto e árvores Ficus e Tabebuia (ipê). Espero que gostem! Críticas, comentários, sugestões e perguntas são sempre bem vindos.

Abraços!

Excelente o resultado, muitos parabéns. Sempre tive curiosidade em mexer com o unreal mas nunca tive coragem e tempo para me dedicar a 100% nos estudos.
Mais uma vez parabéns dos melhores resultados que tenho visto por ai.
Excelente o resultado, muitos parabéns. Sempre tive curiosidade em mexer com o unreal mas nunca tive coragem e tempo para me dedicar a 100% nos estudos.
Mais uma vez parabéns dos melhores resultados que tenho visto por ai.


Obrigado, Fernando.

O workflow de archviz na Unreal é mais tedioso e demanda mais tempo se comparado com renders off-line como Vray ou mesmo softwares real-time específicos para arquitetura como o Lumion, por exemplo. Mas com certeza os resultados compensam pela qualidade que se pode atingir após um pouco de prática. Tanto que passei a utilizar Unreal como ferramenta principal para Archviz e ainda não me deparei com situações que exigiram a volta pro Vray.

Se resolver dedicar mais tempo na engine e precisar de uma força, é só dar um alô.
Abraços.
a última imagem com árvores de flores rosas eu achei muito bacana.
Fala Rabello, tudo certo?

Cara, excelente trabalho! Show meu velho! Parabéns! Tá muito foda!

Deixo te perguntar. Tb estou estudando Unreal para meio que abandonar os renders hahaha
Estou fazendo um apartamento nesse esquema e cheguei num ponto que o fps está insustentável...
Como você está lidando com isso?

Sua máquina é muito parruda ou está fazendo algum esquema de normal maps e tudo mais?

pq realmente, o processo é bem mais chato do que simplesmente mandar renderizar.

Valeu!

Abs
3D VFX & Game Designer
Fala Rabello, tudo certo?

Cara, excelente trabalho! Show meu velho! Parabéns! Tá muito #!@%*#!

Deixo te perguntar. Tb estou estudando Unreal para meio que abandonar os renders hahaha
Estou fazendo um apartamento nesse esquema e cheguei num ponto que o fps está insustentável...
Como você está lidando com isso?

Sua máquina é muito parruda ou está fazendo algum esquema de normal maps e tudo mais?

pq realmente, o processo é bem mais chato do que simplesmente mandar renderizar.

Valeu!

Abs


Aranha3D, obrigado pelos elogios [:)]

Cara, a menos que sua máquina seja muito antiga ou não possua uma placa de vídeo dedicada, não era pra ter problemas com desempenho normalmente. Mas existem alguns cuidados a serem tomados.

Vamos por partes. Qual é a sua máquina? Pra Unreal tem que ter no mínimo 8gb de RAM. Depois disso, o mais importante é ter uma GPU razoável. Tenha em mente que a UE4 é uma engine de jogos e todo o potencial dela é descarregado na viewport. Não é a mesma coisa do Max, por exemplo, onde se tem um \"rascunho\" nos viewports para gerenciamento de uma cena que será renderizada por horas para mostrar o resultado final. Pra trabalhar com archviz no UE4 e obter uma qualidade aceitável, eu considero uma GTX 970 como requisito mínimo. Aqui eu uso uma GTX980 Ti.

Salvo esse aspecto do hardware, você tem que tomar certos cuidados no gerenciamento da cena. Novamente, pelo processamento ser em tempo real, há limitações na quantidade de polígonos dos objetos. Se vc simplesmente mobiliar uma casa inteira com assets da Evermotion do jeito que eles vieram, com certeza terá problemas de desempenho até na GPU mais top, pois aqueles objetos não são otimizados para real-time. Outra coisa que vc deve tomar cuidado é com a quantidade de materiais diferentes por objeto. Um mesmo objeto com 10 materiais diferentes em uma game engine significa basicamente que a GPU deverá \"desenhar\" aquele objeto 10 vezes (na verdade é um pouco mais complicado q isso, mas a ideia é essa). Tente fazer bastante uso de Material Instances. Tem bastante tutorial sobre isso por aí (inclusive no canal oficial do Unreal no Youtube).

Agora, pra te dar alguma ideia sobre desempenho. Essa cena minha cena externa roda a aproximadamente 50fps em 1080p na minha máquina (core i7 3770, 16gb RAM, GTX980 Ti). Eu fiz uma conversão completa de uma cena de interior da Evermotion, sem otimizar nada (veja nesse link). Nela eu consigo 120fps na mesma máquina.
Eita minino! Bom esse trampo tb hein!

Minha máquina é antiguinha. É um i7 920. É a primeira geração de i7. 16Gb de memória e uma Saphire Radeon HD 4890 de 1Gb.
A princípio ela roda bem bastante coisa, mas pode ser que eu tenha feito alguma besteira com algum modelo mesmo, pq do nada caiu de 40 fps pra 9 ou 11.

O que to fazendo é exportar do Max com um material só, fazendo render to texture. A maioria das coisas como eu que fiz mesmo, tais como os módulos de cozinha, home, mesa e tals, já pensei no mais leve possível. Mas tem um ou outro modelo que bateu aquela preguiça de modelar e peguei pronto. Até dei um Pro Optimizer antes de exportar, mas pode ser isso.

Vou tentar fazer um pack desse projeto e abrir no meu note que é mais novo e tem GPU de 2Gb. Pode ser isso tb...

De qualquer modo valeu!

E parabéns pelos trabalho!

Abs
3D VFX & Game Designer
Eita minino! Bom esse trampo tb hein!

Minha máquina é antiguinha. É um i7 920. É a primeira geração de i7. 16Gb de memória e uma Saphire Radeon HD 4890 de 1Gb.
A princípio ela roda bem bastante coisa, mas pode ser que eu tenha feito alguma besteira com algum modelo mesmo, pq do nada caiu de 40 fps pra 9 ou 11.

O que to fazendo é exportar do Max com um material só, fazendo render to texture. A maioria das coisas como eu que fiz mesmo, tais como os módulos de cozinha, home, mesa e tals, já pensei no mais leve possível. Mas tem um ou outro modelo que bateu aquela preguiça de modelar e peguei pronto. Até dei um Pro Optimizer antes de exportar, mas pode ser isso.

Vou tentar fazer um pack desse projeto e abrir no meu note que é mais novo e tem GPU de 2Gb. Pode ser isso tb...

De qualquer modo valeu!

E parabéns pelos trabalho!

Abs


Seu processador é ótimo. Acho que o problema aí está sendo a placa de vídeo mesmo, que é antiga... 1Gb hoje em dia já não dá mais conta do recado.

Mas de qualquer forma, é estranho o desempenho ter caído tão drasticamente como vc falou, de 40 pra 10 fps. Vc está usando muitas luzes dinâmicas na cena? Isso é outra coisa que tem grande impacto. Mais de uma luz com sombra dinâmica acesa ao mesmo tempo já começa a pesar... Se tiver mais de uma luz, tenta fazer o teste. Apague todas e vá acendendo uma por uma, de olho no FPS. Veja se ele começa a cair conforme faz isso.

Minha dica com luzes é a seguinte: Dê preferência para luzes estáticas. Depois de de dar build na luz, elas não afetarão em nada o desempenho da cena. Se precisar usar luzes dinâmicas para ter interações em tempo real (como acender e apagar ou mudar de cor), reduza o raio de alcance delas apenas para a região que pretende iluminar. Assim vc evita que ela fique gerando sombras dinâmicas para objetos distantes que quase nem são afetados por ela.

Detalhe que mesmo que vc tiver apenas luzes estáticas, caso faça alguma alteração nas mesmas, elas entrarão em modo \"preview\" até que vc faça o build da cena novamente. No modo \"preview\" todas as luzes são dinâmicas, e isso pode ser a causa da queda de desempenho também.
Estavam todas estáticas mesmo. Apesar de eu ter feito um blueprint para poder acender e apagar hehe. Talvez pudesse ser isso...

O engraçado é que dei novo build, testei de novo e está de volta a 40, 50 fps...
Algo devia estar consumindo minha máquina, isso sim...

De qualquer modo obrigado novamente!

Valeu xará! A propósito, tambem sou Guilherme haha

Abs
3D VFX & Game Designer
Ficou ótima.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707119.

Total de membros registrados: 134879

Últimos membros registrados: Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet.

Usuário(s) on-line na última hora: 549, sendo 27 membro(s) e 522 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gago, Eduardo Ramos, Ricardo Paranhos, Andrezão de Paula, Roberto Movanni, Nuno, Reinaldo Silva, Ronaldo, magster, edificar-3d, Victor Mendonça, Osvaldo Arquiteto, Guilherme Santos, Guifaleta, Abilio, marcelo de moraes, Lucas Reis, Celso Borttoloto, Geraldo Nunes, Fabio Catelleno, Adalberto Rocha, isabella19, claro_lima, nakan14, Fernando Cunha, Diego Dneo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.