A Chaos Group e a PresenZ publicaram um vídeo mostrando os primeiros testes com um novo sistema de VR que estão desenvolvendo em parceria para simular o movimento livre pela cena com efeito de Parallax sem Engines de Games.
Veja abaixo o vídeo demonstrando o novo sistema de VR volumétrico que a Chaos Group está desenvolvendo em parceria com a PresenZ.
A tecnologia de VR é antiga, o próprio 3ds max gera arquivos VR há muitos anos através do QuickTime no Panorama Exporter, a diferença é que antigamente só poderia ser visto no PC usando o mouse para definir a posição de visualização.
Com o surgimento de aplicações para visualizar em celulares e principalmente com o advento dos aparelhos de VR como Oculus Rift, a antiga tecnologia de VR se revitalizou e se popularizou.
Porém, VR é a projeção de uma imagem panorâmica numa esfera ou Box com uma câmera no centro, que pode ser virada para qualquer lugar usando mouse ou os aparelhos modernos, ou seja, a cena não tem volume, um objeto mais próximo não passa mais rápido pela câmera do que um objeto mais distante conforme você gira ao redor da cena igual acontece em cenas 3D, efeito que chamamos de Parallax.
Agora será possível fazer essa simulação de profundidade e movimentação com esta nova tecnologia que desenvolveram.
Você pode ter mais informações sobre essa tecnologia
clicando aqui.