Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

 

Plug-ins ComerciaisRecomendar

Esta seção é um guia informativo que descreve os melhores plug-ins comerciais para o 3ds max.
Em cada plug-in você encontra o link para o site do desenvolvedor, onde pode se informar sobre como adquirir o software.

Filtrar

Ground Viz

Empresa: Gugila
site: www.gugila.com

O GroundWiz é um ótimo plug-in para criação de paisagens em 3D no 3ds max, ele é composto de dois plugins, um deles oferece um mapa procedural para criar o terreno e também a texturização, o outro oferece um recurso para distribuir objetos sobre o terreno, como árvores, rochas e plantas. O plug-in tem uma biblioteca com estes objetos, incluindo várias árvores, ele também é compatível com o Mental Ray.
O Groundwiz Terrain Map gera mapas procedurais através de cálculos matemático que podem ser usados como mapas de Bump, displace, difuso, specular, ou qualquer outro mapa.
Ele se integra totalmente a Interface do Max e do Viz. Criando na própria tela várias opções para a geração dos terrenos.
O Groundwiz Planter é uma ferramenta incrível. Você pode "jogar" milhares objetos sobre o terreno, como árvores, por exemplo. Pode distribuir essas árvores pela cena pintando com um Brush uu usar o método de Layers. Ele verifica colisão entre os objetos enquanto você vai literalmente "plantando" a vegetação na cena.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Modelagem,Texturização,Vegetação

Denunciar recurso

Vue X Stream

Empresa: e-on Software
site: www.e-onsoftware.com

O Vue-X-Stream é um plug-in que permite importar toda a cena criada no fabuloso Vue Infinite para dentro do 3ds max e renderizar preservando todos os efeitos aplicados no Vue, como se tivesse renderizando dentro do Vue mesmo, mas tendo total integração com todos os recursos do 3ds max, é muito bom.
O Vue é um programa fabuloso para criação de paisagens realistas em 3D, ele oferece muitas ferramentas para este fim e consegue resultados impressionantes.
Como ele usa o Mental Ray, você pode importar toda a cena gerada nele por meio do Vue-X-Stream e renderizar perfeitamente no 3ds max.
O Vue-X-Stream não cria paisagens no 3ds max, ele é apenas um plug-in de conexão, é necessário ter o software Vue também.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Animação,Modelagem,Texturização,Vegetação

Denunciar recurso

Chameleon

Empresa: Digimation
site: www.digimation.com

O Chameleon é um ótimo plug-in para fazer transformações de materiais no 3ds max, ele permite criar efeitos diretamente na cena 3D que só seriam possíveis em composição.
O plug-in oferece um Gizmo que recebe um material e transfere este material para qualquer objeto que estiver contido nele. Se apenas uma parte do objeto está dentro do Gizmo, apenas essa parte recebe o material dele.
Este Gizmo tem uma configuração de "Feather" em 3D para suavizara transição do material original para o material do Gizmo, permitindo que você defina visualmente essa área de transição.
Isso poderia ser feito com mapas animados e o material Blend, apesar de bem mais trabalhoso do que usar o plug-in, mas o Chameleon faz coisas que seriam impossíveis diretamente em 3D, como transformar o material do objeto em WireFrame, pois se tiver um material com a opção Wireframe no Blend, todo o material ficará em armação de arame e não apenas o material que definiu, pois este recurso é global.
O Gizmo do Chameleon aceita mapeamento também e transfere este mapeamento junto com o material para o objeto contido nele, o que possibilita gama enorme de efeitos e criação de máscaras para composições complexas.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Animação,Efeitos,Texturização

Denunciar recurso

Power Translator

Empresa: NPower
site: www.npowersoftware.com

Como todos sabem, o 3ds max não é um programa 3D para design e projetos técnicos, ele é um programa artístico para modelagem "a mão livre", não oferece as facilidades para trabalhar com medidas precisas como qualquer programa de CAD oferece, até certo ponto é possível, mas leva dezenas de vezes mais tempo do que em qualquer programa de CAD. Mas os progamas de CAD não costumam ter bons renderizadores, é comum ter que exportar o modelo para um programa 3D artístico onde vai fazer as imagens realistas do produto, normalmente este programa é o 3ds max.
Mas é muito difícil exportar o modelo destes progamas com qualidade para chegar perfeito no 3ds max, um problema é a extensão 3DS, que é muito antiga e limitada, para usar outras extensões depende de plugins de importação, e nem sempre tem bom resultado na conversão de Nurbs e Solids para Mesh, além de problemas de tolerância e continuidade, muito importantes nas Surfaces Classe A criadas nestes progamas e difícil de converter para Mesh sem elevar muito o número de polígonos, o que deixa o modelo pesado, difícil de manipular e de renderizar.
O plug-in Power Translator, da NPower, torna este processo perfeito, porque não precisa mais exportar do Rhino ou de outros programas num formato que o Max reconheça, basta gravar o modelo em 3DM, formato nativo no Rhinoceros, ou num dos formatos de CAD que o plug-in oferece (STEP, IGES, SAT) e abrir normalmente no 3ds max, onde você poderá converter para Mesh/Poly com os recursos do próprio Max ou poderá deixar em Nurbs mesmo, porque será representado como Brep dentro do 3ds max, que é a forma mais moderna de representação nos programas de CAD, e será convertido para Mesh apenas na hora da renderização de acordo com as tolerâncias que você definir, além de aceitar a maioria dos modificadores padrões do 3ds max sobre o objeto, como Twist e UVW Map, por exemplo.
O Power Translator ainda permite a edição do objeto diretamente no 3ds max como se fosse um programa de CAD, oferecendo acesso a todos os Sub-Objects e recursos como Trim, Untrim, projeções de curvas e muitos outros.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Diversos

Denunciar recurso

Polybump

Empresa: Crytek
site: www.crytek.com

O PolyBump é um plug-in desenvolvido pela Crytek para reduzir a quantidadede polígonos do modelos sem perder qualidade. A Crytek é uma ótima empresa do ramo de Games que desenvolveu uma das melhores engines do mercado para criação de jogos, oferecendo recursos em Real Time que só eram possíveis em demoradas renderizações off-line, como Soft Shadows, Volume Light, Depth Of Field, Motion Blur, partículas volumétricas, entre outros.
O PolyBump faz parte dessa tecnologia e permite guardar os detalhes de relevo de um objeto complexo para reproduzi-los numa versão simplificada do modelo (LowPoly), que recebe os detalhes criados com o mapa sem parecer que tem poucos polígonos.
Todas as ferramentas da Crytek são para criação de Games, mas você pode usar perfeitamente nas suas cenas 3D renderizadas normalmente para otimizar o arquivo, reduzir drasticamente a quantidade de polígonos em objetos complexos sem perder qualidade e ganhar muito tempo de render.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Games

Denunciar recurso

Kaldera

Empresa: Mankua
site: www.mankua.com

Kaldera é um plug-in da Makua para fazer baked de textura. Bake é o processo de mesclar todos os efeitos da cena na textura, muito útil na criação de jogos e aplicações multimídia em 3D. Para ter uma imagem realista é necessário renderizar a cena, o que leva muito tempo e é impossível de ser feito em tempo real.
Não tem como renderizar em tempo real recursos como GI e SoftShadows, como também fica difícil de renderizar em tempo real modelos altamente complexos.
O Bake de texturas foi criado para resolver isso, você não renderiza a cena para criar a imagem realista, mas para gravar os efeitos de GI, sombras e detalhes da geometria diretamente nas texturas, aumentando muito o realismo quando são aplicadas em versões simplificadas dos objetos, fazendo parecer que ele tem a mesma resolução do objeto original.
O 3ds max tem um recurso próprio para isso e muito bom, é o render to texture, ele permite gerar Normal Maps, faz Bake de GI, Caustics, Soft Shadows e qualquer recurso de render do Mental Ray.
Mas o Kaldera oferece maior facilidade e alguns recursos exclusivos que permitem gerar Normal Maps mais complexos e elaborados, compondo com canais Alpha, e também oferece filtros que minimizam o aparecimento de artefatos. No início o Kladera era chamado de Texture Kiln, quando ainda estava na versão Beta, e ganhou o nome de Kaldera na primeira versão.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Games,Texturização

Denunciar recurso

Particle Flow

Empresa: Orbaz Technologies
site: www.orbaz.com

O Particle Flow é um plug-in que oferece um poderoso sistema de partículas tipo Driven ao 3ds max.
Partículas tipo Driven podem ser dirigidas pelo artista criando eventos e usando operadores lógicos para definir a passagem das mesmas pelos eventos, permitindo a criação de efeitos altamente complexos.
O plug-in foi desenvolvido pela Orbaz exclusivamente para o 3ds max, que não contava com um sistema tipo Driven, e passou a fazer parte do programa na versão 6, mas o desenvolvedor oferece pacotes adicionais, alguns gratuitos, para inserir mais recursos no sistema.
O Particle Flow é acessado pelo menu Creat>Particle Systems, clicando no botão PF Source.
O plug-in oferece uma janela para a criação e edição dos eventos que pode ser acessada pelo atalho de teclado 6. É nessa janela que você monta o sistema adicionando operadores, cada um oferece um menu diferente com recursos diferentes, compondo com estes operadores você cria qualquer sistema de partículas que precisar.
Ele trabalha formando grupos de recursos chamados eventos, como acontece no Particle Studio da Digimation, mas também permite a interligação destes eventos por meio de operadores lógicos, como acontece no Thinking Particles da Cebas, isso oferece uma gama enorme de possibilidades e todas as forças e defletores padrões do 3ds max são aceitos pelo Particle Flow.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Animação,Efeitos,Partículas

Denunciar recurso

Character Studio

Empresa: Autodesk (Discreet)
site: www.autodesk.com

O Character Studio é um ótimo plug-in para animação de personagens no 3ds max, até a versão 5 ele era vendido separadamente, mas foi integrado ao programa na versão 6, ficando disponível para todos os usuários.
Profissionalmente é preferível criar uma estrutura de Bones e fazer o Rig normalmente, pois apesar de muito mais trabalhoso, permite muito mais flexibilidade e controle sobre a animação.
Mas em determinadas situações o Character Studio pode ser muito prático e útil, como no caso de usar dados de MOCAP, integração com o Endorphin, simulações de Crowd, entre outros.
O Character Studio oferece um sistema para guardar poses, oferece recursos para mesclagem de animações, gravação de todo o setup e também da animação para posterior utilização, simulação de resistência, um ótimo sistema de Crowd, que pode ser usado com os recursos padrões do 3ds max também, permitindo simular qualquer tipo de multidão, como cardume de peixes, enxame de abelhas, revoada de pássaros e muito mais.
Ele também oferece um recurso para edição não-linear de animação 3D, só permitindo editar Bipeds até o Max 7, mas passou a aceitar editar qualquer animação do 3ds max de forma não-linear a partir do 3ds max 8.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Animação

Denunciar recurso

Cloth FX (Stitch)

Empresa: Size8 Software
site: www.size8software.com

O Cloth FX, antigo Stitch, é o plug-in mais robusto e poderoso para simulação de tecidos no 3ds max, logo na primeira versão ele mostrou suas vantagens, oferecendo recursos incríveis para criar roupas baseada em moldes reais, aplicar essa roupa no personagem e animar de forma realista.
O plug-in era tão bom que a Discreet (Autodesk) comprou e integrou ao 3ds max a partir da versão 8, você pode ler um tutorial explicando como usar este plug-in na seção Artigos aqui do site www.tresd1.com.br.
Depois de integrado no 3ds max, ele passou a se chamar apenas Cloth e se encontra na lista de Modifiers.
O Cloth oferece um recurso para criação de roupas chamado Garment Maker, que também se encontra na lista de Modifiers e foi explicado no mesmo artigo que mencionei acima.
Além dessas facilidades para criação de roupas, o Cloth também oferece um recurso bem robusto para configuração do aspecto do tecido, ele já vem com várias setagens pré-definidas, como seda, couro, lã, cetim, algodão, toalha, tecido molhado, caxemira, linho, entre outros.
Ele permite o controle de Sub-Objects, para fixar e anexar vértices em objetos ou outros tecidos, e aceita também o uso dos Space Warps do 3ds max, para criar vento e outros efeitos.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Animação,Modelagem

Denunciar recurso

Reactor (Havok)

Empresa: Havok
site: www.havok.com

Havok é o nome antigo do famoso Reactor, ele surgiu no Max 3 oferecendo recursos inimagináveis até então, o sistema de Dynamics padrão do 3ds max tem vantagens interessantes em algumas situações, mas na maioria das vezes o Reactor é muito mais eficiente, mais preciso, mais realista e muito mais rápido. Ele oferece uma janela de Preview para você ver o resultado rapidamente sem ter que calcular a animação e abriu uma nova gama de possibilidades, como a simulação de tecidos, cordas, soft bodies, objetos conectados e simulações de quebra. O plug-in era tão bom que a Autodesk (Discreet) comprou os direitos no mesmo ano, já no Max 4 ele passou a se chamar Reactor e era vendido como plug-in da Discreet, que em toda a história do 3ds max só teve um plug-in proprietário, o famoso Character Studio. No Max 5 o Reactor foi incorporado e passou a fazer parte do programa. No Max 6 o Reactor mudou para a versão 2 e ganhou diversos recursos novos, como os operadores para simular juntas orgânicas, permitindo criar animações com colisões entre corpos de criaturas, e também ganhou ferramentas para simulações de veículos, entre outros Constraints utilitários.
Os recursos do Reactor aparecem em várias partes do 3ds max, eles estão no Modify, no Creat Helpers, no Creat Space Warps e no Utilities.
Havok é a empresa que continua desenvolvendo a tecnologia de simulação física do Reactor e também é utilizada em muitos Games, permitindo uma grande integração, você pode levar as simulações do Reactor até para o Director, onde qualquer usuário consegue criar interação com os objetos, mesmo sem saber nada de programação.

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Animação

Denunciar recurso

Detalhes do portal

Nossos usuários enviaram um total de 659.781 mensagens

Total de usuários registrados: 97.105

Dêem boas vindas aos últimos usuários registrados: Souza, sandro98, alanalvesarq, Joaomds009, tmcarmo


Há 115 usuários online: 8 usuários registrados e 107 visitantes.

Usuários online registrados: alej0, Junior3D, JuSimbo, eduallemaum, luis martins, Marcos MIchelato, Marco Rocha, Ozzykratos


Grupo de usuários

Administrador, Moderador, Especial, Parceiro

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.