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Nesta seção estão reunidos os melhores Plug-ins gratuitos para o 3ds max.

O que são plug-ins:
São pequenos programas que adicionam novas funções no 3ds max, normalmente efetuam operações que não poderiam ser feitas com os recursos padrões ou seria muito trabalhoso.

Como usar plug-ins:
Copie o(s) arquivo(s) do plug-in para a pasta Plugins do 3ds max, o novo plug-in será lido quando iniciar o programa , você também pode carregar o plugin com o programa funcionando pelo menu Customize > Plugin Manager.
Os plug-ins aparecem em diversos lugares do 3ds max dependendo da sua função.

Mais Plug-ins:
Se você não encontrou o Plug-in que procurava aqui na 3D1, o site Max Plug-ins possui o maior acervo de Plug-ins gratuitos para o 3ds max.

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Shadow

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para adicionar um novo Material no 3ds max. Ele aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor. O mapa se chama Cast Shadow Only e permite renderizar apenas a sombra do objeto, oferece também um Slot para aplicar um mapa, permitindo controlar o aspecto da sombra. Vários plugins da Blur necessitam da livraria BlurLib para funcionar, este arquivo está no Zip e deve ser colocado na pasta plug-ins também. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.


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Tags: Efeitos,Texturização

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KY SurfaceBlur

Autor: Pavel Kuznetsov
e-mail/site: lastjedioutpost.ru

Ótimo plugin escrito por Pavel Kuznetsov para criar reflexo borrado com RayTrace no render padrão do 3ds max, ele aparece no menu Rendering>Effects e aplica um Blur no ID do objeto. Se preferir usar o Material ID, você deve desabilitar a opção "Reflect/Refract Material ID" nos parâmetros do mapa Ray Traced. Se escolher usar o Object ID, não há necessidade de desabilitar essa opção. O Blur não respeita o Z-Depth, mas é muito melhor do que fazer reflexo borrado com o mapa Reflect/Refract.


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Tags: Texturização

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Flat Colors

Autor: Adam Wierzchowski
e-mail/site: www.pxfactory.eu

Plugin de Adam Wierzchowski para criar efeito de cartoon depois da imagem renderizada no Video Post, ele reduz a quantidade de cores e cria passos no sombreamento para fazer essa simulação. O plugin aparece na lista do Add Image Filter Event dentro do Video Post. Basta aplicá-lo na lista Queue como qualquer filtro do Video Post. Você encontra mais informações sobre o Video Post nos tutoriais Lens Effect Flare e Lens Effect Glow aqui no site www.tresd1.com.br.


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Tags: Texturização

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MD Shader

Autor: MooDee
e-mail/site: www.moodee.com

O MD Shader é um plug-in que adiciona um novo Shader na lista de Shaders do material Standard padrão do 3ds max. Este novo Shader oferece mais recursos para configurar o aspecto da superfície e principalmente o aspecto do brilho do material. No 3ds max 6, 7 e 8, o plug-in adiciona dois novos Shaders, um com recursos mais básicos e outro com recursos extendidos. No max 9 só há o Shader com recursos extendidos. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.



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Tags: Texturização

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MD Filter

Autor: MooDee
e-mail/site: www.moodee.com

O MD Filter é um plug-in que adiciona um novo filtro no Rendering Effects, este filtro permite aplicar vários efeitos sobre a imagem, como controlar a saturação, o brilho, o Blur, entre outros. Ele aparece na ficha Effects da janela Environment And Effects, teclando 8. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.



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Tags: Efeitos

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Ky Distance Fade

Autor: Pavel Kuznetsov
e-mail/site: lastjedioutpost.ru

Plugin escrito por Pavel Kuznetsov para aplicar Fog na cena de acordo com a distância, como se fosse um Depth of Field, mas usando Fog em vez de desfocar. O plugin aparece na janela Effects dentro do Environment (8) ou acessando pelo menu Rendering>Effects, é necessário clicar no botão Add para adicionar o efeito na cena, seus parâmetros aparecem logo abaixo.



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Tags: Efeitos

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Ky Adjust Color

Autor: Pavel Kuznetsov
e-mail/site: lastjedioutpost.ru

Plugin escrito por Pavel Kuznetsov para alterar as cores da imagem renderizada, ele aparece na janela Effects dentro do Environment (8) ou acessando pelo menu Rendering>Effects. Clicando no botão Add e adicionando o efeito na cena, aparecem seus parâmetros para modificar as cores da imagem.



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Tags: Efeitos

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Wire Tex

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin da Blur para aplicar uma cor na face do objeto e outra cor nas Edges, permitindo configurar a suavidade e a espessura. O plug-in identifica as Edges diagonais que estão desligadas, mostrando os triângulos que formam a malha 3D. O Plugin aparece na listado Material/Map Browser no Material Editor. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.


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Tags: Texturização

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Terragen Importer

Autor: GuroWare
e-mail/site: www.guruware.at

Até o surgimento deste plug-in não era muito simples importar terrenos e câmeras do Terragen para o 3ds max, agora ficou fácil, basta importar o terreno salvo no Terragen como importa qualquer arquivo 3DS ou DWG. Você abre direto o arquivo TER e o TGW, assim, ele importa a malha do terreno, o plano da água, a câmera e a luz do sol. Se você tiver o plug-in DreamScape e selecionar a DreamScape Sun, ele cria a atmosfera do DreamScape automaticamente, e se você tiver o plug-in V-Ray e selecionar a V-Ray Sun, ele usa o V-Ray Sky como mapa de Environment.
Se não conhece o Terragen, você pode baixar o programa clicando aqui, é gratuito. O Plug-in aparece na lista de importação de arquivos do 3ds max quando você clica em File>Import, oferecendo a opção de importar arquivos TER.


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Tags: Diversos

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Spline Vortex

Autor: Yang Zhang
e-mail/site: www.zhangy.com

Plug-in escrito por Yang Zhang para adicionar um novo operador no Particle Flow. Esse operador se chama Spline Vortex e foi desenvolvido para criar efeito de tufão, furacão e tornado. Ele faz as partículas serem emitidas circularmente ao redor de uma Spline. O Plug-in aparece dentro da janela do Particle View no Particle Flow. Para usar, basta adicioná-lo no lugar do Speed em algum evento do Flow.


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Tags: Animação,Partículas

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