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Nesta seção estão reunidos os melhores Scripts gratuitos para o 3ds max enviados pelos colaboradores da 3D1. No site dos desenvolvedores você pode encontrar outros Scripts e versões mais atualizadas.

O que são Scripts:
Scripts são pequenos programas que otimizam funções e procedimentos no 3ds max, normalmente efetuam operações que poderiam ser feitas com os recursos padrões, mas seria mais trabalhoso e demorado.

Como usar Scripts:
Normalmente basta selecioná-lo pelo menu Max Script > Run Script, mas pode variar conforme o Script. Muitas vezes é necessário colocar o comando do Script em algum lugar do menu usando o Customize > Customize User Interface, alguns geram o novo item na interface do 3ds max automaticamente ou abrem uma janela logo que são acionados pelo Run Script. Geralmente os Scripts possuem vídeos de exemplo e mais informações nas páginas dos desenvolvedores.

Mais Scripts:
Se você não encontrou o Script que desejava aqui na 3D1, o site ScriptSpot possui o maior acervo de Scripts gratuitos para o 3ds max.

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Lightgen

Autor: Christian Bauer

Script escrito por Chisti Prefac para reproduzir iluminação baseando-se em imagens HDR. O Lightgen Text File Importer permite que você importe a descrição de iluminação de uma imagem HDR criada no HDR Shop, assim, ele gera e configura luzes na cena do 3ds max de acordo com as informações deste arquivo de iluminação, exportado pelo plugin Lightgen no HDR Shop. O HDR Shop é um programa gratuito para edição de imagem HDR, você pode baixá-lo no site www.hdrshop.com. Para usar o Script, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, na janela dele você deve indicar o aquivo com as informações da iluminação, dois arquivos de exemplo acompanham o Script. Você pode usar o Mental Ray para renderizar com GI normalmente.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior


Enviado por: Adminin

Tags: Iluminação

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Eyeball

Autor: Jon Stuart

Script escrito por Jon Stuart oara criar olhos automaticamente. Ele gera a geometria do globo ocular, da iris e da cornea em baixa resolução, o ideal é aplicar um Mesh Smooth ou Turbo Smooth sobre os objetos. Os materiais basicos das três partes aparecem no Material Editor, para você modificar e melhorar. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, acesse o painel Utilities e clique no botão Max Script, o item Eyeball Generator aparece na lista do menu Max Script, seus parâmetros aparecem logo abaixo.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior


Enviado por: Adminin

Tags: Modelagem

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Polysculpt

Autor: Herman Saksono
e-mail/site: hormon@astaga.com

Script escrito por Herman Saksono para esculpir em Mesh usando Brushes, como se estivesse pintando no PhotoShop, por exemplo. Para instalar, você precisa copiar o arquivo Functions_PolySculptTool.ms para a pasta Sdtplugs/Stdscripts/, e o arquivo Macro_PolysculptTool.mcr deve ser copiado para a pasta UI/MacroScripts, ambas dentro da pasta do seu 3ds max. Depois, inicie o 3ds max e entre no menu Customize>Customize User Interface, entre na ficha Quads e encontre o item Poly Sculpt Tools na lista Category, depois, arraste o item Poly Sculpt Tools da lista Action para uma posição do Quad Menu. Se colocar em outro lugar em vez do Quad Menu, não terá acesso a janela de configurações do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior


Enviado por: Adminin

Tags: Modelagem

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Deep Valley Free

Autor: Corevision
e-mail/site: www.ann.hi-ho.ne.jp/inforest/

Script escrito pela CoreVision para criar terrenos no 3ds max, ele oferece diversos recursos para configurar o aspecto tem opções para gerar montanhas, desertos, morros, vales, precipícios, serras e platôs. Existe uma versão comercial deste Script com mais recursos, não sei como essa versão trabalha a malha, mas a versão Free não trabalha em Quad e gera muitos problemas na malha, além de impedir a aplicação do Mesh Smooth ou do Turbo Smooth sem otimizar muito o terreno antes. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script Run>Script, depois, entre no painel Utilities e clique no botão Max Script, ele aparece na lista do menu Max Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior


Enviado por: Adminin

Tags: Modelagem

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Stairs

Autor: Darrell Duffy
e-mail/site: www.windyweather.net

Script escrito por Darrell Duffy para criar escadas automaticamente. Ele oferece três novas primitivas que geram escadas circulares, em espiral, em L, em U e normal, permitindo configurar a espessura da estrutura de sustentação. O pacote do Script é composto por três arquivos, você deve selecionar os três pelo menu Max Script>Run Script, um de cada vez. Assim, aparece um novo item na lista do menu Creat>Geometry com as três primitivas do Stairs. A escada circular pode ser usada para criar mesas simples de cimento. A partir da versão 6, o 3ds max tem suas próprias primitivas de escada e oferecem mais qualidade que este Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior


Enviado por: Adminin

Tags: Modelagem

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V-Ray Render Material Converter

Autor: 3DZver
e-mail/site: www.3dzver.ru

Script escrito por 3DZver para converter materiais padrões do 3ds max, materiais do Brazil Render e materiais do Final Render para materiais do V-Ray. Ele aceita converter tanto para a versão 1.09 quanto para a versão 1.46 e 1.47. O Script converte materiais Standard, RayTrace, Brazil Advanced e FR Advanced para os materiais VRayMtl e VRyLightMtl. Para usar, instale o Script pelo arquivo executável, inicie o 3ds max, entre no meu Customize>Customize User Interface, acesse a ficha Quads e encontre o item 3DZverTools na lista Category, arraste o VRayMtlConverter v2.0 para qualquer posição no Quad Menu, do lado direito da janela.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior


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Tags: Materiais,Utilidades

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Brazil Material Convertor

Autor: Sam O'Hare
e-mail/site: www.pixelpollen.com

Script escrito por Sam O'Hare para converter materiais padrões do 3ds max para materiais do Brazil Render. O Script converte materiais Standard, Multi/Sub-Object, Blend, Shellac, Double-Sided, Top-Bottom, entre outros, mas em cenas grandes pode ter problemas com os Multi/Sub-Object, é bom salvar antes de converter. Para usar, selecione-o pelo menu Max/Script Run Script, entre no painel Utilities, clique no botão MaxScript e selecione o item Material Convertor lista do menu Max Script, os parâmetros aparecem logo abaixo.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior


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Tags: Materiais,Utilidades

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