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Nesta seção estão reunidos os melhores Shaders de Mental Ray compatíveis com o 3ds max. No site dos desenvolvedores você pode encontrar outros Shaders para baixar e versões mais atualizadas.

O que são Shaders:
Shaders são componentes para criar determinados efeitos em materiais, luzes, câmeras e na renderização com o Mental Ray.

Como usar Shaders:
Os Shaders são compostos por dois arquivos, um DLL e um MI, este último descreve a interface no programa. O arquivo DLL deve ser copiado para a pasta 3ds max > Mentalray > Shaders_autoload > Shaders. O arquivo MI deve ser copiado para a pasta 3ds max > Mentalray > Shaders_autoload > Include. Após o 3ds max 2011 o caminho mudou para Mentalimages > Shaders_autoload > Mentalray.

Mais Shaders:
Se você não encontrou o Shader que procurava aqui na 3D1, o site Max Plug-ins possui o maior acervo de Shaders gratuitos para o Mental Ray do 3ds max.

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Solid Volume

Autor: Ben Rogall
e-mail/site: http://www.shaders.moederogall.com/

Shader espetacular escrito por Ben Rogall que permite criar volume no interior dos objetos baseado em mapas procedurais 3D. Ele funciona como um super Displacement que realmente pode penetrar em todo o interior do objeto, criando efeitos incríveis e impossíveis de modelar normalmente.

Tipo de Shader: Material/Shadow Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material,Shadow

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Prism Photon

Autor: Ralf Habel
e-mail/site: www.vi-motion.de

Shader escrito por Ralf Habel para criar o efeito de decomposição da luz nos seus diversos espectros, gerando Caustics fisicamente real nas cores do arco-íris.

Tipo de Shader: Photon Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Photon

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L-Gem

Autor: Steinar Birkelund (Lobber)
e-mail/site: http://home.broadpark.no/~rslettli/mentalray.html

Shader escrito por Steinar Birkelund que oferece um material para gerar dispersão (defração) no reflexo e na refração, simulando o brilho furta-cor de pedras preciosas.

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material

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Diffraction

Autor: Daniel Rind
e-mail/site: http://animus.brinkster.net/logo.html

Shader escrito por Daniel Rind que oferece um material para gerar dispersão (defração) no reflexo e na refração, simulando o brilho furta-cor de pedras preciosas. Ele também permite criar Glossy Refraction com aberrações cromáticas e simular espessura.

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material

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BA Oily Specular

Autor: Holger Schönberger
e-mail/site: www.binaryalchemy.de

Shader escrito por Holger Schönberger para criar dispersão (defração) especular, simulando o brilho furta-cor de óleo e bolhas de sabão, por exemplo.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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L-Glass

Autor: Steinar Birkelund (Lobber)
e-mail/site: http://home.broadpark.no/~rslettli/mentalray.html

Shader escrito por Steinar Birkelund que oferece um material fisicamente correto para criar vidros, mas ele é muito bom também para criar líquidos, pois permite o controle da densidade na coloração de acordo com o volume.

Tipo de Shader: Material Shader e Photon Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material,Photon

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MuhHair

Autor: Thorsten Hartmann
e-mail/site: www.infinity-vision.de/semimr/semimr.html

Ótimo Shader escrito por Thorsten Hartmann para oferecer um novo material para usar com MR Prim no Hair And Fur. O MuhHair não é o mesmo shader de Hair escrito anteriormente por Thorsten Hartmann e conhecido como BO Fast Hair, que foi um primeiro teste para chegar no shader MuhHair. O BO Fast Hair era apenas o arquivo MI, portanto, usava os recursos normais de Hair do Mental Ray, já o MuhHair é bem superior, tem também uma DLL e oferece novos recursos, como transparência e translucência por exemplo.
O MuhHair também é mais rápido do que o shader normal que usa os recursos do Hair And Fur, mas isso depende da configuração, pois usando recursos de transparência e translucência, obviamente fica mais lento.

Tipo de Shader: Material Shader - Shadow Shader
Compatibilidade: 3ds max 9 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material,Shadow

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Irradiance Matte

Autor: Stephen Gustafson
e-mail/site: sgustafso@hotmail.com

Shader escrito por Stephen Gustafson para criar Matte/Shadow aceitando receber o sombreamento e o efeito de GI gerado pelo Final Gather. É usado para criar um mapa separado de GI e sombras do Final Gather para compor a imagem em softs como o PhotoShop, Combustion e After Effects.
Com este Shader você consegue guardar o sombreamento da Skylight no Matte.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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Ctrl Colors

Autor: Francesca Luce / David Baker
e-mail/site: www.maxplugins.de

Shaders escritos por Francesca Luce para oferecer recursos de composição e correção de cores. Estes Shaders rodam no 3ds max graças ao plug-in escrito por David Baker, portanto, depende de colocar o arquivo do plug-in na pasta Plugins do seu 3ds max, além de colocar os arquivos do Shader nas pastas do Mental Ray. Com estes Shaders você pode criar infinitos mapas procedurais compondo com os mapas padrões do Max, pois o Ctrl Colors oferece operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Também tem Shaders de conversão, para trocar cores por Scalars ou Vectors e vice-versa, além dos Shaders para correção de cores.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 8, 9, 2008 e 2009


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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CTRL Ghost

Autor: Max Tarpini

O Mental Ray 3.6, que acompanha o 3ds max 2009, conta com dois novos recursos que não estão disponíveis na interface, com este Shader você tem acesso a estes recursos.
Um deles é o Importons, abreviação de Important Photons, ele otimiza o Photon Map gravando apenas os Photons que são importantes para a criação da imagem.
O mapa de Photons é feito para a cena toda, mesmo nas áreas que não são visíveis, isso tem vantagens por um lado e desvantagens por outro, por exemplo, deixa o mapa de Photons muito pesado quando a cena é grande e exige muitos Photons, dificultando a transferência do mapa pela rede de render.
Com o recurso de Importons, apenas os Photons importantes são gravados, deixando o Photon Map muito menor e sem perder qualidade.
O outro recurso é um novo método de emissão de partículas para iluminação que substitui os Photons, chamadas de Irradiance Particles, oferecem mais facilidade de configuração, parecida com a configuração do Final Gather, mas tem a mesma precisão e qualidade dos Photons.

Tipo de Shader: Geometry Shader
Compatibilidade: 3ds max 2009 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Geometry

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