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Esta seção é um guia informativo sobre os principais programas de 3D, edição, composição, tratamento de imagens, renderizadores e utilitários relacionados com computação gráfica.

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Rendition

Empresa: Holomatix
Site: www.holomatix.com

O Rendition é um programa extraordinário, hoje todo mundo fala de render Real-Time pela GPU, que exige placas de vídeo caríssimas, mas o Rendition oferece render Real-Time interativo faz muito tempo usando CPUs, que são muito mais baratas. E mais ainda, permite usar todos os recursos disponíveis no Mental Ray, inclusive Shaders de terceiros, enquanto que, os renders Real-Time por GPU da placa de vídeo ainda possuem muitas limitações de recursos.

Com o Rendition e uma pequena rede de computadores você pode interagir com a cena 3D renderizada, modificando luzes, câmera, materiais e tudo mais enquanto vê as alterações na janela de render em Tempo-Real.
No site da empresa tem um vídeo de exemplo e também tem Demo para baixar.

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Tags: Render

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Mental Mill

Empresa: Mental Images / NVidia
Site: www.mentalimages.com

O Mental Mill é um programa para edição de Shaders visualmente por meio de Nodes, onde você compõe o Shader ligando estes Nodes em forma de fluxograma, parecido com o Slate Material Editor do 3ds max, assim é possível criar Shaders complexos para visualização Real-Time sem necessidade de programar uma única linha de código, mas quem sabe programar para Games e aplicações interativas 3D também pode editar o código manualmente.

Os Shaders criados pelo Mental Mill podem ser usados também no 3ds max com o Mental Ray e qualquer outro render compatível com MetaSL, este tipo de material oferece a mesma qualidade nas Viewports, no render convencional e também em Engines de Games. Todos os materiais da biblioteca da Autodesk disponível desde o 3ds max 2011 para o Mental Ray, foram feitos com o Mental Mill.

Você pode fazer materiais iguais, que permitem ajustes de suas propriedades no 3ds max como cor, reflexo, transparência, Bump e tudo mais usando o Mental Mill.

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Tags: Efeitos,Games,Texturização

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Mental Ray

Empresa: Mental Images - Subsidiária da NVidia
site: www.mentalimages.com

O Mental Ray não está listado na seção de Plug-ins porque ele é um programa de render a parte, disponível para várias plataformas e que dispõe de conexão com os melhores softs de 3D, não foi desenvolvido para ser um plug-in do 3ds max como o Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas sim para ser um render aberto como requer as pipelines de cinema.
O primeiro plug-in de conexão com o 3ds max foi na versão 3, quando ainda não havia Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas não suportava todo o poder do Mental Ray e não permitia muitos dos seus Shaders. Na versão 6 o Mental Ray foi integrado ao 3ds max e passou a ter grande compatibilidade com o programa, a conexão desenvolvida pela Discreet (Autodesk) foi bem feita e aceita praticamente todos os recursos padrões de materiais, iluminação e efeitos, além dos Shaders do Mental Ray e de terceiros.
O Mental Ray é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, o outro é o Renderman da Pixar. Ambos são de uma geração anterior a geração do Final Render, Brazil Render e V-Ray, por isso são renderizadores robustos, estáveis, confiáveis, multi-plataforma e oferecem todos os recursos criados até hoje para render 3D, tanto que desde a década de 90 são empregados em todos os filmes que usam 3D nos cinemas, pois não vão trabalhar com Windows num Renderfarm de cinema, vão usar Linux obviamente.
Estes dois renderizadores também oferecem línguagens de Shader que permitem escrever um material no bloco de notas tendo acesso a todos os recursos do render de forma simples e direta.
O Mental Ray está integrado nos principais programas de 3D do planeta como Maya, SoftImage, Alias Studio, Catia, Revit, AutoCAD, entre muitos outros, indicando a confiança que todas estas empresas depositam neste render.
Com o aumento da relevância das placas de vídeo no processamento gráfico e da necessidade de realismo em aplicações interativas, a NVidia comprou a Mental Imagens e desde então vem investindo no processamento do render pela GPU da placa de vídeo, lançando o Iray, que é o módulo de render Real Time do Mental Ray, assim como na renderização de Shaders de Games pelo Mental Ray, que suporta XMSL e inclusive dispõe de um programa próprio para criar este tipo de Shader, chamado Mental Mill.
No início o Mental Ray era complexo e exigia muito estudo, se comparado com os renders da nova geração, mas como ele já possuia todos os recursos existentes e havia pouco para onde evoluir, durante os últimos anos ele foi otimizado e simplificado ao ponto de hoje poder ser usado por quem não conhece praticamente nada no 3ds max, pois possui Presets em tudo e gera bons resultados automaticamente com as configurações padrões.

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Tags: Render

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Unity 3D

Empresa: Unity Technologies
Site: unity3d.com

A Unity 3D foi a responsável pela revolução das Engines no final da década de 2000, quando passou a oferecer uma versão gratuita totalmente funcional que permitia criar qualquer tipo de jogo 3D sem pagar nada, a única limitação era a geração de sombras em tempo real, enquanto que a versão comercial permitia este recurso. A facilidade e integração da Unity com outros programas espantou os usuários, que vislumbraram a possibilidade de produzir bons Games 3D sem a necessidade de saber programação ou sabendo muito pouco.

Com essa atitude ela motivou a Epic Games a lançar a Unreal de graça, que permitia sombra e muitos outros efeitos, popularizando de vez as Engines que até então eram restritas a poucas pessoas.

A Unity tem suporte especial para aparelhos móveis como celulares e tablets, exportando os Games diretamente para estes formatos.
A versão gratuita continua disponível e oferece mais recursos, enquanto que, a versão comercial se tornou uma das principais ferramentas de produção de Games atualmente no mercado.

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Tags: 3D,Games

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UDK - Unreal Development Kit

Empresa: Epic Games
Site: www.udk.com


A Unreal Engine foi uma das principais, se não a principal Engine de Games da década de 2000, usada nos principais jogos por combinar grande versatilidade acompanhada de muitas facilidades, o que permite produzir Games de alta qualidade com pouco esforço, muitas vezes dispensando programação.


A Unreal era vendida comercialmente e custava muito caro, mas depois da revolução das Engines no final da década, a Epic Games resolveu lançar o Unreal Development Kit gratuitamente, contendo todas as ferramentas da Unreal Engine, mas cobrando apenas se a pessoa produzir jogos para vender e dependendo do valor, tornando essa ótima ferramenta disponível para qualquer pessoa e também se tornando uma opção para o mercado de passeio virtual em projetos arquitetônicos.

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Tags: 3D,Games

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Real Flow

Empresa: Next Limit
site: www.nextlimit.com

O Real Flow é um programa fabuloso, a primeira vez que eu vi, ainda na versão Beta, fiquei simplesmente estarrecido, porque era o primeiro soft que permitia simulações de líquidos realistas. Mesmo hoje, o Real Flow continua absoluto nesta área, pois ainda não existe outro programa no mercado que faça o que ele faz com a mesma facilidade, qualidade e principalmente oferecendo integração com os grandes softs de 3D.
O Real Flow permite simular líquidos com alta viscosidade, como óleos, também simula gases, oferecendo controle de temperatura e pressão, cria gosmas, pastas e melacas elásticas, oferece uma versão do Reactor para dinâmica de objetos a partir do Real Flow 3. Você pode ter mais de um líquido interagindo na cena, inclusive com cores, viscosidade e propriedades diferentes, estes líquidos podem mover objetos e até gerar a textura na interação com os fluídos, permitindo criar mapas animados para simular o molhado onde o líquido encostar.
Os recursos do Reactor permitem simular estruturas hierárquicas como objetos conectados, suspensão de carros, corpos maleáveis e corpos rígidos com ou sem a interação com líquidos e gases.
A Next Limit, sua desenvolvedora, possuia um outro programa chamado Real Wave para simulação de oceanos e lagos, mas ele foi integrado no Real Flow na versão 2.5, deixando-o ainda mais poderoso e versátil.
Com o Real Wave você pode simular ondas realistas com espuma criada por partículas, inclusive identificando o terreno para gerá-las, permite simular deformações na superfíce criadas por barcos ou qualquer objeto e gera partículas automaticamente na colisão com os objetos.
O programa foi usado em muitas produções cinematográficas, você pode constatar o seu poder no filme Era do Gelo 2.
O Real Flow tem integração total com o 3ds max por meio de Plug-ins que permitem exportar a cena para simulação e depois importar de volta o Mesh e/ou as partículas do líquido, o oceano do Real Wave e a animação dos objetos gerados por simulações dinâmicas, os mapas de textura e tudo mais. Também encontrará dentro do 3ds max materiais próprios do Real Flow para misturar as cores de líquidos no Render e operadores do Particle Flow para carregar partículas criadas no Real Flow.

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Tags: 3D,Animação,Efeitos,Partículas

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Mudbox

Empresa: Autodesk
Site: usa.autodesk.com

O Mudbox é um ótimo programa para escultura digital, sua principal vantagem sobre o Z-Brush é a interface, pois todo mundo que inicia no Z-Brush odeia a interface e demora muito tempo para se acostumar, enquanto que, no Mudbox você sai esculpindo na mesma hora devido a interface normal e limpa que ele oferece, até por isso pode parecer que seus recursos são muito menores que do Z-Brush, mas você pode obter o mesmo resultado nos dois programas.

Porém, o Mubox não oferece recursos para modelagem básica como as Z-Spheres do Z-Brush, pois ele foi criado para servir como apoio a outros softs 3D da Autodesk, como 3ds max, Maya e Softimage, enquanto que a Pixologic não possui outros softs e deseja que seus clientes possam produzir a imagem completa sem necessidade de outros programas.
Justamente por isso o Mudbox tem integração total com estes programas que citei, inclusive oferecendo um botão "Send To" que importa e exporta imediatamente entre os programas, levando tanto a geometria quanto texturas, Displacement, Normal Map, Ambient Occlusion, entre outros.
O Mudbox também oferece ótimas ferramentas para pintura 3D, permitindo criar texturas realistas em vários canais como Diffuse, Bump, Specular, Reflection, entre outros.

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Tags: 3D,Sculpt,Texturização

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Z-Brush

Empresa: Pixologic
site: www.pixologic.com

O Z-Brush é o pioneiro na área de escultura digital e se tornou um padrão de mercado, permitindo criar modelos ultra-detalhados e depois gerando mapas de Displacement e Normal Map para reproduzir os detalhes nos programas normais de 3D, que não suportam tantos polígonos. Também oferece ótimas ferramentas para pintura 3D gerando as texturas de vários canais como Diffuse, Specular, Reflection, Bump, entre outros.

Ele ainda oferece um recurso de modelagem por esferas, conhecido por Z-Spheres, muito parecido com o sistema do antigo Plug-in MetaReyes do 3ds max, permitindo gerar a forma básica do objeto para depois refinar esculpindo os detalhes com Brushes 3D.

Nas versões mais recentes ele recebeu recursos para esculpir objetos inorgânicos com formas retas e quinas, além de outros recursos destinados à modelagem mais precisa como o Shadow Box, que usa imagens em tons de cinza para criar geometria básica 3D.
O Z-Brush também oferece render e pode obter ótimas imagens, mas normalmente a finalização é feita em programas 3D como 3ds max.

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Tags: 3D,Modelagem,Personagens,Sculpt,Texturização

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Kuler

Empresa: Adobe
Site: kuler.adobe.com

O Kuler é um ótimo programa on-line que funciona diretamente no Browser de internet e pode ajudar muito a escolher combinações de cores, pois ele oferece um método que seleciona as melhores combinações de acordo com as preferências que você define, permitindo assim criar paletas de cores harmoniosas para usar nos seus projetos, tanto 2D quanto 3D. É ideal para decoradores, publicitários, arquitetos e qualquer pessoa que trabalhe com cores.
Existe um Script para o 3ds max, disponível aqui na seção Scripts do site 3D1, que permite carregar a paleta criada no Kuler diretamente no 3ds max evitando que você copie as cores manualmente.

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Tags: 2D,Diversos

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Makehuman

Empresa: Makehuman
Site: sites.google.com/site/makehumandocs

O Makehuman é um ótimo programa gratuito para criar humanos texturizados em 3D, ele oferece diversos controles para configurar o aspecto do corpo, membros e rosto, permitindo criar desde crianças até velhos, magros e gordos, homem e mulher.

O programa também oferece recursos para colocar o humano em pose e exporta a malha mapeada em Lowpoly, possibilitando a edição normal em qualquer outro progama 3D, assim como aplicação de Turbo Smooth para suavizar e aumentar a resolução.

As texturas podem ser editadas no PhotoShop para alterar qualquer aspecto, o humano possui olhos, dentes e língua.
Ainda pode exportar no formato Collada para o 3ds max, assim, além da malha 3D texturizada e mapeada, também vai a estrutura completa de Bones para animação.

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Tags: Modelagem,Personagens,Texturização

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