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Esta seção é um guia informativo sobre os principais programas de 3D, edição, composição, tratamento de imagens, renderizadores e utilitários relacionados com computação gráfica.

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Sculptris

Empresa: Pixologic
Site: www.pixologic.com/sculptris

O Sculptris foi o primeiro programa gratuito de escultura digital, criado por um artista independente, logo chamou a atenção da Pixologic, desenvolvedora do Z-Brush, que comprou o programa e contratou o criador. Depois de um tempo, a empresa lançou uma nova versão do Sculptris com um visual mais parecido com o Z-Brush, mas ainda gratuito para servir como uma porta de entrada para os interessados em escultura 3D.
O Sculptris também oferece boas ferramentas para pintar o modelo em 3D.

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Tags: 3D,Sculpt

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CityEngine

Empresa: Procedural Inc.
Site: www.procedural.com

O CityEngine é um ótimo programa para criação de cidades em 3D de forma porcedural, ou seja, não é necessário modelar nada, tudo é gerado pelo programa de acordo com parâmetros que você definir, por exemplo, basta desenhar um quarteirão com a ferramenta de rua para gerar prédios no interior.

Ele permite usar dados de topografia e fotos de satélite para reproduzir uma região real fielmente, também conforma o terreno com ruas, gera vegetação animada, texturas de alta qualidade e tem integração com o VUE, mas a cidade pode ser exportada para qualquer soft 3D por meio de vários formatos, inclusive FBX.

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Tags: 3D,Modelagem,Texturização

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Indigo Render

Empresa: Glare Technologies Limited
Site: www.indigorenderer.com


O Indigo Render é um renderizador Unbiased, no estilo de Maxwell e FryRender, que não exige configurações de render mas demora para renderizar. A versão 3 ganhou aceleração pela GPU da placa de vídeo para reduzir o tempo de render e também recebeu Preview interativo.


Da mesma forma que o Maxwell, ele também trabalha separado do 3ds max, é um programa à parte para onde você exporta a cena do 3ds max ou outros softs 3D por meio de Plug-in, neste programa que você configura materiais e iluminação para gerar a imagem final.

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Tags: Render

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Thea Render

Empresa: Solid Iris Technologies
Site: www.thearender.com

O Thea Render é um renderizador híbrido que trabalha tanto do modo Biased, como Mental Ray, V-Ray e Final Render, quanto do modo Unbiased, como Maxwell e FryRender.

Ele é um programa separado, você precisa exportar a cena por meio de Plug-in para só então criar os materiais e a iluminação, assim, a renderização será feita no programa e vai gerar a imagem final.
Ele oferece Plug-in de conexão com o 3ds max e outros softs 3D.

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Tags: Render

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MeshMixer

Empresa: Ryan Schmidt
Site www.meshmixer.com


O MeshMixer é um programa gratuito que permite mixar uma ou mais Meshes sem apresentar defeito na junção, mesmo quando a quantidade de polígonos é bem diferente.


Nas versões mais recentes ele ganhou ferramentas de edição e escultura digital, possibilitando esculpir formas sobre o Mesh e editar polígonos criando conexões, aberturas e extrusões.

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Tags: 3D,Modelagem,Sculpt

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Voodoo

Empresa Digi-Lab
Site: www.digilab.uni-hannover.de

O Voodoo é um programa gratuito para Tracker de câmera, permitindo capturar o movimento de uma câmera real por meio do vídeo gravado e exportar essa informação para a câmera 3D, assim, é possível enquadrar perfeitamente os objetos de uma cena 3D com a gravação real no vídeo.
Existem vários programas comerciais para este fim como Boujou, MatchMover, PFTrack, Syntheyes, entre outros, mas o Voodoo é o único gratuito.

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Tags: 3D,Animação

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Shader Map

Empresa: Rendering Systems Inc.
Site: shadermap.com

O ShaderMap é um programa para converter texturas e fotos em mapas de Displacement, Ambient Occlusion, Normal Map e Specular, custa apenas 20 dólares e ainda oferece uma versão gratuita para uso não comercial que não possui interface gráfica, a conversão é feita por linha de comando, mas permite criar todos os mapas perfeitamente e inclusive tem um tutorial sobre essa versão aqui na seção Tutoriais > Plug-ins do site 3D1.

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Tags: 2D,Texturização

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123D

Empresa: Autodesk
Site: www.123dapp.com

O 123D é um programa gratuito de modelagem 3D criado pela Autodesk para oferecer uma opção ao Google Sketchup, ele permite modelar formas simples e complexas de maneira intuitiva e tem o foco voltado principalmente para a impressão 3D e prototipagem doméstica, criando fatias do modelo para recorte a laser e gerando modelos sólidos para impressão tridimensional.

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Tags: 3D,Modelagem

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Roadkill

Empresa: Pullin Shapes
Site: www.pullin-shapes.co.uk

O Roadkill é um ótimo programa gratuito para mapeamento de objetos, permitindo importar de qualquer software 3D por meio do formato OBJ para mapear e depois gravar novamente em OBJ, mas com a malha mapeada. O programa oferece diversas facilidades para mapear rapidamente como exibir o esticamento dos polígonos, Pin e Pull interativo, seleção por topologia, entre outros.
Existe um Script gratuito que permite conectar o Roadkill com o 3ds max, está disponível no site do Roadkill.

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Tags: 3D,Mapeamento

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Renderman

Empresa: Pixar
site: www.pixar.com

O Renderman é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, ele é o pioneiro nesta área, desenvolvido pela famosa e premiadíssima Pixar, que não é uma empresa de software e sim uma empresa de animação, portanto, o Renderman não tem a mesma velocidade de atualização do Mental Ray, o outro renderizador de grande porte que existe no mercado, criado pela Mental Images, que é uma empresa de software.
Inclusive, há anos atrás, quando usuários do Rederman reclamaram sobre suporte a novas tecnologias que estavam surgindo, a equipe da Pixar deu uma entrevista falando que eles eram artistas, que eles faziam animação e não software.
Dentro da Pixar o Renderman é disparadamente o render mais poderoso do mundo, porque qualquer recurso que precisarem, os programadores estão do lado e podem escrever um módulo imediatamente, mas fora da Pixar não tem todo este suporte e necessita de grande especialização do profissional, tanto na linguagem de Shaders do renderizador como na questão de programação.
Todos os filmes de animação da Pixar foram renderizados com o Renderman, o que prova sua robustez e sua qualidade, mas não é qualquer um que obtém o mesmo resultado.
Existem muitos outros renderizadores que trabalham no sistema do Renderman, pois ele se tornou um padrão de mercado, da mesma forma que existem muitos renderizadores que trabalham no sistema do Mental Ray hoje em dia, inclusive Final Render, Brazil Render e V-Ray, já que ele também é padrão de mercado.
Estes renderizadores que usam o sistema do Renderman também aceitam os mesmos Shaders e a famosa livraria BRMT, mas não são o Renderman e não dispõe dos mesmos recursos, são renderizadores compatíveis desenvolvidos por empresas de software. O mais conhecido entre estes renderizadores compatíveis é o Air. Havia o Entropy, que foi vendido para a NVidia, e usado como base para criar o Gelato, inclusive, a empresa Exluna foi processada pela Pixar quando desenvolveu o Entropy, afirmando que eles usaram um algorítimo de Antialiasing para animação desenvolvido pela Pixar para o Renderman.
O Renderman também oferece uma linguagem de Shader robusta que permite criar qualquer tipo de material de forma simples e direta, mas não possui nenhum Plug-in de conexão com o 3ds max, apenas com o Maya.

Enviado por: Adminin

Tags: Render

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