Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

 

SoftwaresRecomendar

Esta seção é um guia informativo sobre os principais programas de 3D, edição, composição, tratamento de imagens, renderizadores e utilitários relacionados com computação gráfica.

Filtrar

Maxwell

Empresa: Next Limit
site: www.nextlimit.com

O Maxwell é um renderizador de uma nova geração que trabalha com um método diferente dos demais, chamado Unbiased, pois não exige configurações para interpolar a renderização e obter o melhor resultado com o menor tempo possível, é como se ele viesse com todas os recursos ligados e habilitados com configuração máxima, você apenas define o tempo que permitirá para a renderização e o programa tenta fazer o melhor possível neste tempo.
Ele trata a luz como onda eletro-magnética, em vez de tratar como partículas igual os demais renderizadores. O Maxwell foi o pioneiro neste método, depois surgiram vários outros, o mais famoso é o FryRender, também tem renders open source que usam este método como o LuxRender.
Apesar da facilidade aparente, é necessário exportar a cena para o programa de render, pois ele não trabalha dentro do 3ds max como Mental Ray, Final Render e V-Ray, apenas oferece materiais para configurar no 3ds max, mas o render em si é feito num soft a parte. Também não oferece controle sobre a cena, dificultando a composição da imagem em outros softs como é comum em animação. Mas o principal empecilho é o tempo de render, que ainda é muito superior ao de qualquer outro renderizador, pois ele trabalha com a CPU do computador e realmente fica muito lento renderizar por Unbiased com o Hardware disponível atualmente, tornando-o totalmente impraticavel para animação.
O Maxwell era ideal para quem precisava de boas imagens e não queria aprender a configurar Render, porém, atualmente existem programas de renderização Unbiased que trabalham com a GPU da placa de vídeo o obtém resultados muito mais rápidos com menos esforço, como o Bunk Speed Shot, por exemplo.
Qualquer cena renderizada no Maxwell terá Depth Of Field de acordo com a lente usada na câmera, se um objeto se mover rapidamente, será criado Motion Blur automaticamente, porque ele reage como se fosse uma câmera real, não permite os subterfúgios que os renderizadores convencionais oferecem para burlar a realidade e facilitar a vida do artista.
A Next Limit, criadora do Maxwell e do fabuloso Real Flow, é especialista na área de simulações físicas e seguiram o mesmo caminho no Maxwell, tudo nele é fisicamente correto, tanto que o Slogan é "Maxwell The Light Simulation", portanto, a sua principal indicação é para simulações técnicas e científicas, principalmente pelo tempo de render que ele exige.

Enviado por: Adminin

Tags: Render

Denunciar recurso

Open EXR

Empresa: Industrial Light And Magic (ILM)
site: www.openexr.com

Open EXR é um formato de arquivo HDR (High Dynamic Range) de código aberto criado pela ILM, a melhor e mais poderosa empresa de efeitos especiais do planeta, dirigida pelo mestre George Lucas.
HDR são imagens que permitem gravar várias fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação do ambiente com perfeição.
O formato EXR é muito superior ao formato padrão HDR, em vários quesitos, mas principalmente por aceitar a captura em filmagem e a possibilidade de arquivar Layers com diversos canais para composição, o que é impossível no formato HDR. Quando George Lucas percebeu como essa tecnologia poderia ajudar a produzir efeitos mais realistas em 3D para cinema, ele decidiu dispor o código livremente com o intuito de promover o avanço da tecnologia HDR mais rapidamente. Desde então, o formato EXR cresceu e se estabeleceu como padrão de mercado para composição High-end. Atualmente é usado até para criar Brushes de escultura 3D no Mudbox.

Enviado por: Adminin

Tags: 2D,Diversos,Efeitos

Denunciar recurso

Photogenics HDR

Empresa: Idruna
site: www.idruna.com

O Photogenics HDR foi o primeiro programa de pintura digital que aceitou o formato HDR, lançado em 2002, oferece as mesmas ferramentas de pintura digital usadas em imagens RGB para imagens HDR, tornando a pintura em 32 Bits por canal tão simples quanto em imagens de 8 Bits.
Você não precisa ser um especialista em cor e iluminação para pintar um HDR no Photogenics, basta usar os Brushes como faria no PhotoShop.
O Photogenics não permite apenas montar uma imagem HDR baseado em várias imagens com exposições diferentes, como faz o PhotoShop. Nele você pode modificar a imagem pintando sobre ela com a amplitude disponível no formato HDR, ou seja, você pode "pintar com luz", pois o Brush possui intensidade luminosa além da cor.
O Photogenics também oferece alguns recursos exclusivos, como a ferramenta Clone Tool para HDR, que mescla a luminosidade das áreas pintadas, e o Color Chooser, que permite selecionar uma cor com toda a amplitude luminosa disponível no formato HDR para usar no Brush e pintar em outra área.
O programa aceita praticamente todos os formatos de High Dynamic Range Images, incluindo OpenEXR, IFF, DPX, FLX, RAW CCD, Radiance RGBE e Mental Ray Light Map.
HDR é um tipo de imagem que permite guardar diversas fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação real do lugar fotografado, também é muito útil para criar reflexos realistas do ambiente.

Enviado por: Adminin

Tags: 2D

Denunciar recurso

HDRShop

Empresa: Whereas
site: www.hdrshop.com

O HDRShop é um programa gratuito para processar e manipular imagens HDR (High Dynamic Range), muito útil para qualquer pessoa que trabalhe com 3D.
HDR é um tipo de imagem que permite guardar diversas fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação real do lugar fotografado, também é muito útil para criar reflexos realistas do ambiente.
O HDRShop oferece os principais recursos necessário para editar estas imagens como Blur, Resize, desenvelopamento de Probe em panorâmica, controle de exposição, conversão, alguns filtros e também a possibilidade de criar suas próprias HDRIs importando as imagens com exposições diferentes.
Existe a versão 2, que oferece mais recursos como suporte a EXR, importação de RAW, Batch Processing, Java Script, entre outros, mas essa é vendida comercialmente.

Enviado por: Adminin

Tags: 2D

Denunciar recurso

HDRIE

Empresa: University of Illinois
site: www.acm.uiuc.edu

O HDRIE (High Dynamic Range Image Editor) é um programa gratuito para processar e manipular imagens HDR criado pelos estudantes da universidade de Illinois, é um projeto Open Source para recriar a maioria das funcionalidades do HDRShop num programa de código aberto. Ele permite converter as imagens entre os vários formatos, controlar a exposição e fazer as mesmas operações que o HDRShop como alterar tamanho, aplicar Blur, montar HDR a partir de imagens com exposições diferentes, aplicar alguns filtros, entre outros detalhes.
HDR é um tipo de imagem que permite guardar diversas fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação real do lugar fotografado, também é muito útil para criar reflexos realistas do ambiente.

Enviado por: Adminin

Tags: 2D

Denunciar recurso

Endorphin

Empresa: Natural Motion
site: www.naturalmotion.com

O Endorphin é um programa fabuloso para simulações dinâmicas de corpos orgânicos, ele é o pioneiro nessa área e permite criar animações realistas que seriam impossíveis sem este recurso.
O Endorphin funciona como o Reactor ou o Mass FX do 3ds max, mas ele faz a simulação de colisão em bipedes com extremo realismo, pois oferece Behaviours para definir ações do personagem durante a simulação, como tentar se apoiar para não cair, levar a mão no estômago, ficar em posição fetal, abrir os braços, defender o rosto, entre muitos outros, você pode programar a ordem destes comportamentos e criar simulações convincentes de humanos em situações que não seriam possíveis nem mesmo com Motion Capture, como ser atropelado, por exemplo. O Endorphin também oferece um recurso para controle das forças que atuam sobre o personagem em cada etapa da simulação, permitindo controlar tudo com grande precisão, ainda é possível interagir com objetos como quebrar uma mesa quando um personagem cair sobre ela.
O programa permite integração com o 3ds max importando a estrutura hierárquica para simulação e devolvendo a animação em FBX ou formatos de MOCAP para carregar em Bones, Biped ou CAT.

Enviado por: Adminin

Tags: 3D,Animação,Personagens

Denunciar recurso

Motion Builder

Empresa: Autodesk (Alias (Kaydara))
site: www.autodesk.com

O Motion Builder é um dos melhores programas para animação de personagens, desenvolvido pela Kaydara, que foi comprada pela Alias e depois pela Autodesk, oferece ótimos recursos para conseguir animações realistas e convincentes no menor tempo possível, graças as facilidades que ele oferece para movimentação e principalmente interação entre os personagens. Inicialmente o programa era usado apenas para animações de Games, mas com o passar do tempo foi ficando cada vez mais robusto e passou a ser usado em animações para vídeo também. Na versão 5 ele recebeu muitas novidades e teve a interface melhorada, guanhou um novo Camera Tracker e passou a aceitar animação de quadrúpedes, abrindo ainda mais o leque de possibilidades.
O formato nativo do Motion Builder é o famoso FBX, que era usado largamente na área de captura de movimentos e a Autodesk transformou em padrão mundial para cenas 3D, sendo assim, tem total integração com o 3ds max por meio deste formato, permitindo exportar e importar extruturas hierárquicas e animações entre os dois softwares. Inclusive, a Autodesk vende uma Suite contendo o 3ds max, o Motion Builder e o Mudbox para criação e animação de personagens.

Enviado por: Adminin

Tags: 3D,Animação,Games,Personagens

Denunciar recurso

X-Frog

Empresa: GreenWorks
site: www.xfrog.com

O X-Frog é um ótimo programa para modelagem de árvores, plantas e flores em 3D, ele também permite animação e dispõe de plug-in para o 3ds max importar o modelo perfeitamente, inclusive animado.
Sua forma de trabalhar é bem simples, você não precisa editar vértices, os objetos são gerados adicionando operadores em hierarquia, como um fluxograma, o que permite obter formas altamente complexas sem dificuldade. Depois de criado, você pode ajustar o aspecto de cada parte usando parâmetros específicos que oferecem total controle sobre o objeto. Estes fractais que o programa gera automaticamente são biologicamente corretos e você pode produzir espécies específicas com exatidão se conhecer de botânica.
As árvores e plantas do X-Frog são muito realistas, mas como todo mundo sabe, um modelo assim também é bem pesado para renderizar e mesmo para trabalhar na Viewport, o plug-in de conexão com o 3ds max oferece recursos de otimização, conseguindo um bom resultado sem perder tanta qualidade.

Enviado por: Adminin

Tags: 3D,Animação,Modelagem,Texturização,Vegetação

Denunciar recurso

Vue

Empresa: E-on Software
site: www.e-onsoftware.com

Vue é o melhor soft da atualidade para criação de paisagens 3D, ele oferece recursos robustos para criação de terrenos, mares, lagos, cachoeiras, céu, sol, núvem e vegetação realista, inclusive com animação de forças físicas como vento. O Vue possui uma ótima qualidade no Render contando com efeitos modernos de iluminação como Ambient Occlusion, Global Illumination, Caustics, Volume Light e materiais realistas.
O sistema de vegetação, chamado EcoSystem, é muito bom e permite criar suas próprias árvores e plantas, também oferece recursos para distribuição da vegetação e elementos do terreno. Ainda dispõe de várias ferramentas para criar a topografia do terreno, editar as núvens e a atmosfera, um editor de materiais robusto e ótimos Presets.
O Vue é distribuido em várias versões, inclusive, tem uma gratuita para estudo chamada PLE, mas exibe o logo do programa da imagem renderizada. Uma das versões é a Xstream, que oferece integração total com o 3ds max e outros programas 3D por meio de um menu com todas as ferramentas do Vue, assim, você pode criar terrenos, plantas, árvores, oceanos, nuvens, atmosfera do Vue diretamente na Viewport do 3ds max renderizando com o Mental Ray.

Enviado por: Adminin

Tags: 3D,Animação,Modelagem,Render,Texturização,Vegetação

Denunciar recurso

Terragen

Empresa: Planetside
site: www.planetside.co.uk

O Terragen é um ótimo programa para criação de terrenos e paisagens realistas em 3D, a primeira versão é gratuita e gera imagens com grande realismo, mas sem vegetação. Ele cria terrenos, água e céu com qualidade fotográfica e permite animar a câmera. A integração com o 3ds max não é tão robusta, pode importar a animação da câmera por meio de Script e o terreno com um Plug-in de terceiros.

A versão 2 é vendida comercialmente e oferece muito mais recursos, permite importar vegetação de outros programas como o 3ds max, tem conexão especial com o X-Frog, que é um soft próprio para criação de vegetação realista, também aceita a importação de qualquer outro tipo de objeto, oferece animação de mais recursos como água, nuvens, sol, entre outros, editor de materiais mais aprimorado e consegue obter imagens muito reais. No site da empresa tem vídeos de exemplo da versão 2.

Enviado por: Adminin

Tags: 3D,Animação,Modelagem,Render,Texturização,Vegetação

Denunciar recurso

Detalhes do portal

Nossos usuários enviaram um total de 659.229 mensagens

Total de usuários registrados: 98.542

Dêem boas vindas aos últimos usuários registrados: Elissonfirmino, Bruno, Sara Matos, Felipe Senes, Christian


Há 162 usuários online: 13 usuários registrados e 149 visitantes.

Usuários online registrados: Rodrigooasis, Henry Rietra, EvandroGP, Ozua, chthome, alej0, WinterPT, hudsonbd, emihich, roberto, Sara Matos, decosouza, ramon


Grupo de usuários

Administrador, Moderador, Especial, Parceiro

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.