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Esta seção é um guia informativo sobre os principais programas de 3D, edição, composição, tratamento de imagens, renderizadores e utilitários relacionados com computação gráfica.

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World Builder

Empresa: Digital Element
site: www.digi-element.com

O World Buider foi um dos pioneiros na criação de paisagens em 3D, ele oferece ótimas ferramentas específicas para este fim, permitindo criar terrenos imensos com muita vegetação em computadores comuns.

Ele também aceita animação e dispõe de ótimos recursos para isso, como o sistema de Wind para movimentar árvores e plantas, ainda anima ondas do mar, nuvens, neve, chuva, e possui um sistema de dinâmica com Metaballs para simular rios e cachoeiras.

O World Buider permite que você importe dados de levantamento planialtimétrico para reproduzir fielmente um terreno real e oferece um ótimo sistema de criação de terrenos por Splines.

Ele foi criado pela Animatek, que depois foi incorporada pela Digital Element. A empresa investiu em melhorias além de diversificar sua atuação, lançando plug-in de árvores para o PhotoShop e softs para aplicações multimídia 3D em tempo real, mas perdeu a fama e o espaço que tinha devido a concorrência do Vue, da E-on Software.

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Tags: 3D,Modelagem,Render,Texturização,Vegetação

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World Construction Set (WCS)

Empresa: 3D Nature
site: 3dnature.com

O World Construction Set, mais conhecido por WCS, é um bom programa para criação de paisagens em 3D, ele oferece diversas ferramentas exclusivas para este fim, criando terrenos, lagos, céu, núvens volumétricas e vegetação em 3D.
O programa importa e exporta para o 3ds max, respeitando materiais, mapeamento e Sub-Objects, trabalha com HDRI, abrindo e salvando neste formato, também importa arquivos DEM, para criar o terreno baseado em dados de levantamento planialtimétrico, permitindo modificar o relevo pintando com Brushes.
O programa tem uma biblioteca de objetos 3D para inserir nas cenas e ferramentas para criação de rochas, cercas, ruas, barreiras de contenção e casas simples.

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Tags: 3D,Modelagem,Render,Texturização,Vegetação

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Genetica

Empresa: Spiral Graphics
site: www.spiralgraphics.biz

O Genética é um programa para criação de texturas proceduralmente, ou seja, você faz composições com mapas procedurais controlados por operadores que são interligados de forma hierárquica, igual um fluxograma, permitindo criar texturas que não apresentam emenda quando ladrilhadas, no final o programa gera as imagens para usar nos canais dos materiais no 3ds max, como Diffuse, Bump, Specular, Self-Illumination, entre outros. Nas versões mais atuais ele também aceita processar imagens com mapas procedurais para produzir imagens ladrilhaveis, portanto, você consegue transformar uma imagem em textura sem emenda. Além de imagens comuns, ele lê e produz imagens no formato HDR, trabalha com textos e oferece uma grande quantidade de Presets.

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Tags: 2D,Render,Texturização

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DarkTree

Empresa: Darkling Simulations
site: www.darksim.com

O DarkTree é um ótimo programa para criação de texturas e até mesmo materiais procedurais, ele oferece diversos mapas e nodes para montar texturas em uma janela de fluxograma, igual ao Slate Material do 3ds max, mas com muito mais recursos, permitindo gerar imagens sem emenda e composições altamente complexas.

Mas o mais interessante de tudo é que você não precisa exportar a composição como textura para aplicar nos materiais do 3ds max, ele oferece a possibilidade de exportar a composição como um tipo de material que pode ser lido no 3ds max por meio do Plug-in Simbiont.

Ainda é possível criar controles nestes mapas e materiais para configurar suas propriedades dentro do Material Editor do 3ds max. Infelizmente parece que a Darkling não investiu mais no programa e no Plug-in, pois continua o mesmo há anos, mas recebeu atualizações do Plug-in para as versões mais recentes do 3ds max e continua compatível com o programa.

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Tags: 2D,Diversos,Render,Texturização

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BodyPaint

Empresa: Maxon
site: www.maxon.net

O BodyPaint 3D é um ótimo programa para pintura em 3D diretamente sobre o modelo. Ele foi desenvolvido para o Cinema 4D e tinha uma conexão bem limitada com os demais softs 3D na primeira versão, mas a partir da versão 2 melhoraram essa conexão e o BodyPaint passou a ser uma boa opção para artistas 3D que usam o 3ds max e outros softs, aceitando translar o modelo preservando materiais e mapeamento.
Nessa questão o BodyPaint também oferece bons recursos para mapear rapidamente, inclusive por projeção de textura, que gera o mapeamento automaticamente.
O BodyPaint também aceita pintar em vários canais ao mesmo tempo, criando as texturas separadas e aplicando automaticamente no material do objeto quando voltar para o 3ds max e suporta vários formatos de arquivo como OBJ e FBX.

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Tags: 3D,Mapeamento,Texturização

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Deep Paint

Empresa: Hight Hemisphere
site: www.righthemisphere.com

O Deep Paint 3D foi o programa pioneiro para pintura em 3D diretamente sobre o modelo, oferecendo ótimos recursos além de ter integração total com o 3ds max.
Ele conta com um Plug-in que permite chamar do Deep Paint de dentro do 3ds max e o modelo aparece disponível para pintura no programa, onde você tem diversos tipos de Brushes e pode pintar em vários canais ao mesmo tempo, como pintar no canal Diffuse e no canal Bump junto, criando mapas separados que são salvos e voltam para o 3ds max aplicados no material do objeto automaticamente, mesmo em materiais Muli/Sub-Object.
Antigamente existia uma versão gratuita do Deep Paint para pintura 2D convencional, igual ao PhotoShop.
Com o avanço dos programas de escultura 3D que também oferecem pintura e criação de mapas como Displacement, AO e Normal Map, o Deep Paint perdeu espaço, mas ainda continua disponível.

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Tags: 3D,Mapeamento,Texturização

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Particle Illusion

Empresa: Wondertouch
site: www.wondertouch.com

O Particle Illusion é um programa fabuloso, ele impressionou muito quando foi lançado, pois resolvia uma situação complexa de modo simples, inteligente e rápido.
A criação de partículas para efeitos especiais depende de experiência e muito tempo de render em 3D, mas o Illusion oferece um sistema de simulação de partículas em 2D que permite gerar efeitos incríveis e realistas na maioria das situações, é muito mais fácil de criar e muito mais rápido para renderizar.
A solução é simples, mas ninguém havia pensado nisso antes. O Illusion emite imagens 2D como partículas, oferecendo controle total sobre vários aspectos da emissão e permitindo animação de todos estes recursos, dessa forma é possível criar efeitos incríveis que demorariam bastante para fazer em 3D.
Na segunda versão ele ficou conhecido do público e passou a ser usado em tudo que é lugar, foi nessa versão que a Discreet (Autodesk) resolveu fazer uma parceria com a WonderTouch, e adquiriu uma licença para incluir o Illusion no Combustion.
Depois a Wondertouch também lançou Plug-in de conexão com o After Effects, mas mesmo sem conexão com outros editores ou compositores, você pode gerar as imagens em Alpha e compor em qualquer um deles
A terceira versão do Illusion apresentou muitas novidades, como super emissores, que emitem outros emissores de partículas, permitindo criar efeitos altamente complexos. Também passou a aceitar a emissão baseada no canal Alpha de imagens, assim, é possível preencher textos e desenhos com partículas.
No site da empresa ainda tem uma grande quantidade de Presets de emissores de partículas disponíveis para download.


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Tags: 2D,Animação,Efeitos,Partículas

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Ultimate Unwrap 3D

Empresa: Brad Bolthouse
site: www.unwrap3d.com

O Ultimate Unwrap 3D é um ótimo programa para mapeamento de objetos 3D e importa e exporta para quase todos os formatos tridimensionais.
O UltimateUnwrap abre o modelo de qualquer programa 3D, faz o mapeamento e devolve o modelo mapeado para o programa 3D.
Ele oferece um editor de UV Mapping fácil de usar, mostra o mapeamento em tempo real nas Viewports em OpenGL, tem recursos de Unfold UVs, Pelt Mapping, Conformal Mapping, Stretch Uvs, Relax UVs, Pack UVs, Untangle UVs e Camera Mapping.
Também conta com ótimos recursos para edição 2D e 3D do mapeamento, como Move, Rotate, Scale, Flip, Mirror, Straighten, Stitch, Weld, Triangulating, Untriangulating e Unwelding.
O Ultimate Unwrap 3D exporta os UV Maps para o PhotoShop como vetores em Layers e também como imagem em alta resolução para servir como referência na pintura da textura.
Ele permite subdividir as cordenadas UV e a geometria, pintar em 3D usando Vertex Colors, Zoom e Pan na edição do mapeamento, dispõe de ferramentas de seleção como Lasso, permite selecionar por vértice, face, grupo ou material e aceita Soft Selection.

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Tags: 3D,Mapeamento

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3D Game Studio

Empresa: Conitec Datasystems
site: www.3dgamestudio.com

O 3D Game Studio é um ótimo programa para autoria de jogos, mas também pode ser usado para criar passeios virtuais de projetos arquitetônicos e aplicações multimidia 3D interativas. Antes da revolução das Engines 3D ele era uma das únicas opções acessíveis.
O 3D Game Studio é um modo mais simples e rápido para criar aplicações interativas em 3D sem necessidade de saber progamação. Ele permite vários níveis de qualidade e complexidade dependendo do conhecimento do usuário, você pode simplesmente importar os modelos do 3DS max e usar Scripts prontos para fazer a interação, mas se o usuário conhece programação poderá usar C++ ou Delphi para fazer o que quiser e produzir games complexos.
Ele também permite cálculos de simulações físicas em tempo real, inclusive física de fluídos com geração de ondas automaticamente, Level Of Detail, Shadow Mapping, Normal Mapping, Shaders, gerador de partículas, animação com Bones, Dynamic Shadows, Beam Generator e muitos outros recursos usados nos jogos mais modernos.

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Tags: 3D,Games

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Quest 3D

Empresa: Act-3D
site: www.quest3d.com

O Quest 3D é um programa para criação de ambientes em realidade virtual, ele permite fazer passeios interativos no interior e no exterior de projetos, também pode fazer passeios aéreos e permite visualização 3D usando óculos 3D eletrônico. O programa aceita importar objetos do 3ds max e oferece ferramentas para criar efeitos sofisticados em real time como animação de partículas, por exemplo. Antigamente existia uma versão bem simplificada e gratuita, mas não existe mais, apenas o Demo.

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Tags: 3D,Games

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