Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
leoaks   Brasil - MG
Shaolin   Campinas - SP
new   Belo Horizonte - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

diogobandeira   Palmas-Tocantins - TO
Estrazulas   Porto Alegre - RS
jhonattanwerner   Dois Vizinhos PR - AC

Tutoriais - Sistemas de partículas

Distribuindo árvores com Proxy do Mental Ray

Depois de 10hs garimpando a net, verifiquei que minha pergunta era bem simples, mas não havia nada que explicasse. A pergunta era essa:
?como distribuir árvores feitas em Proxy no MR em um terreno??
(porque fazer o Proxy? R: diminuir o numero de polígonos e ganhar tempo no render)
Achei tutos maravilhosos, então comecei a garimpar. Alguns se referiam ao VUE, mas meu tempo é muito curto para estudar, apenas domingo após dar atenção a minha família, que é algo sagrado. Reuni varias informações de vários sites e aí esta o tuto para todos da nossa família 3d1.
Abra o Max e vamos lá:
Crie uma cena parecida, eu fiz uma montanha com Terrain, após importei uma árvore já montada e apliquei o Proxy. Coloquei o Daylight (não me preocupei com o fotorealismo, foi só teste).
Imagem como criei:
Até aqui sem dificuldade, agora vamos para a sacada. Confesso que não entendia nada de Particle Flow , então fui estudar, pois como pude observar o Scatter e o PArray não distribuem o Proxy. Porém uma alma boa desenvolveu um script para que o PF leia e distribua Proxy, OBRIGADO BOBO!!!! Vc encontra sobre o script e sua configuração aqui (traduzido pelo Google):
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF-8&sl=en&tl=pt&u=http://forums.cgsociety.org/showpost.php%3Fp%3D5085281%26postcount%3D532&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJr
Após instalar o script vamos configurar a cena;
1 ? Particle Systems/PF Surce, como mostra a ilustração para aplicar-lo na cena.
2 - Vamos configurar o PF. Importante é saber que ele é usado para emitir partículas, a partir de uma figura criada quando você clica nele. Crie em TOP (Vista), não esquente a cabeça quanto ao tamanho.
não sei o nome rsrsrrs.
3 - Agora temos de fazer ele emitir ao invés de partículas, o Proxy na montanha. Aperte 6 no teclado numérico e os parâmetros aparecem, proceda da mesma forma como na figura:
Figura autoexplicativa
O que fizemos foi Excluir o Speed 01 e o Rotation 01, pois não precisaremos deles. Depois se quiser fazer alguns teste é bacana.
Substituímos o Position Icon 01 pelo Position Objecte, pois é ele que vai dizer onde vai ser emitida as particulas. Clique nele, como esta a figura acima e em Emitter Objects clique ADD, logo em seguida pinçando o terreno.
4 ? Agora vamos configurar o Brith, pois ele é quem faz a emissão das partículas:
Note que coloquei zero para Emit Start e Emit Stop, pois quero que ele já tenha partículas desde o primeiro frame, pois se trata de uma imagem estática e não uma animação. Em amount coloquei 2000, que é a quantidade de partículas que ele vai gerar. Esta configuração vai depender muito de sua máquina, a minha tem apenas 2G de RAM, então quanto maior este numero, mais memória ele vai usar.
5 ? Agora vamos para o script de nosso amigo BOBO, acesse ele:
Em click a particle Flow você seleciona aquela figura que o Particle Flow fez. Em MrProxy01 você seleciona o Proxy do MR. Clica então BAKE!
Ele vai gerar as árvores no terreno. Então é só renderizar e esta pronto.
Esta cena ficou só com 3.932 polys e 2.436 verts, levou 11 min e 9 seg para renderizar em meu PC.
Acho que é isso, desculpem minha maneira simples de explicar, pois não conheço muito bem os nomes verdadeiros das coisas no Max. Acho que o conhecimento esta passado.
Qualquer duvida é só postar, prometo que quando tiver tempo eu respondo.
Não sei se é assim que se coloca um tuto na 3d1, afinal foi meu primeiro rsrsrrs.
Sucesso a todos!!!!

Faça o login para poder comentar

erculesc Comentou em 16/06/2011 20:04 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707609.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1246, sendo 27 membro(s) e 1219 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, hawph, Junior, Nuno, Reinaldo Silva, Thiago Couto, adudis_, TadeuB79, rodneitjr, Willmitnick, Daniel Monteiro, Eber.Silva, Sergio1987, Geraldo Nunes, emersonforentin, Celso Borttoloto, Leonardo, Carlos E. Nogueira, Roberto Movanni, Eng Damasceno, Carla Franco, Frederico Wagner N. R., SaavedraCG, marcio.alain, ricardo duarte, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.