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Tutoriais - Tutoriais 3dsmax - 3ds max avançadoRecomendar

Nesta seção estão os tutoriais avançados de 3ds max escritos por André Buttignoli Vieira, fundador da 3D1, organizados em ordem didática e atualizados frequentemente para manter a compatibilidade com as versões mais recentes do programa. Nas primeiras posições estão os tutoriais mais fáceis, o ideal é que tenha lido todos os tutoriais da seção 3ds max básicos antes destes, se é o caso, continue os estudos lendo os tutoriais na sequência que estão dispostos no índice.

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Simulando corda com o MassFX

Neste tutorial eu explico como usar os Constraints do MassFX para simular cordas.



Compatível com o 3ds max 2012 ou superior.

Enviado por: Andre Vieira

Tags:Animação,Rigging

Material/Map Browser parte 1

Tutorial explicando como usar e mostrando as utilidades dos mapas procedurais do Material/Map Browser.

Compatibilidade: Todas as versões do 3ds max

Autalizado até o Max 2009

Enviado por: Andre Vieira

Material/Map Browser parte 2

Continuação do tutorial que explica como usar e mostra as utilidades dos mapas procedurais do Material/Map Browser.

Compatibilidade: Todas as versões do 3ds max

Autalizado até o Max 2009

Enviado por: Andre Vieira

Céu Procedural

Tutorial explicando como criar um céu realista com núvens usando mapas procedurais e permitindo animação.

Compatibilidade: Todas as versões do 3ds max

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Luzes Photometrics

Tutorial explicando como usar todos os recursos das luzes Photometrics do 3ds max, para criar luzes mais realistas e com propriedades fisicamente reais.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Physical Sky e DayLight

Neste tutorial eu explico como criar céu físico (Physical Sky) no Mental Ray do 3ds max desde a versão 6, quando ele foi integrado no programa, usando o Shader Mad Physical Sky.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Physical Sky com nuvens

Neste tutorial eu explico como usar o Physical Sky, disponível a partir do 3ds max 9, e mostro como modular o Haze para criar nuvens que interagem com o horário do DayLight, mudando de cor junto com o céu físico.

Compatibilidade: 3ds max 9 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Global Illumination (Photons)

Esta matéria foi publicada na edição 68 da revista Digital Designer, agora foi atualizada e publicada aqui, nela eu explico como fazer a configuração do Photon Map no Global Illumination do Mental Ray.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 9

Enviado por: Andre Vieira

Global Illumination (Final Gather)

Esta matéria foi publicada na edição 69 da revista Digital Designer, agora foi atualizada e publicada aqui, nela eu explico como fazer a configuração do Final Gather para suavizar os Photons do Global Illumination do Mental Ray.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 9

Enviado por: Andre Vieira

Shader Photon Basic e Diagnostic

Esta matéria foi publicada na edição 69 da revista Digital Designer, agora foi atualizada e publicada aqui, nela eu explico como usar o Shader Photon Basic para controlar a emissão de GI pelos materiais, também explico a configuração do Sampling Quality,

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 9

Enviado por: Andre Vieira

Shader Glare

Neste tutorial eu explico todos os recursos do Shader Glare para criar o halo luminoso em torno de luzes, brilhos e reflexos intensos nos objetos, simulando um efeito real de lente e deixando a cena mais realista.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Shader Beam

Neste tutorial eu explico como usar o Shader Beam do Mental Ray para criar efeito volumétrico nos pontos de luzes tornando-os visíveis e aumentando o realismo da cena.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Caustics em piscina

Neste tutorial eu explico como criar o efeito de Caustics em piscina usando o Mental Ray, o efeito de Caustics é o mais importante na criação de liquidos e vidros, com esta técnica você pode criar Caustics em qualquer objeto.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Caustics com dispersão

Neste tutorial eu explico como criar Caustics com dispersão, que acontece quando a luz se divide nos seus espectros básicos gerando Caustics nas cores do arco-íris, como ocorre em prismas, por exemplo.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Reflexo com dispersão

Neste tutorial eu explico como criar metais iridescentes, ou seja, que dispersam o reflexo da luz criando brilhos na cor do arco-íris, esta técnica também permite criar reflexos de CDs e DVDs, cria material de selo holográfico e vários tipos de polimentos

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2008

Enviado por: Andre Vieira

Cartoon Shader 1

Esta matéria foi publicada na edição 74 da revista Digital Designer, agora foi atualizada e publicada aqui, nela eu explico os recursos básicos de Shaders de Cartoon do Mental Ray e os recursos do material InkPaint, para poder gerar o aspecto Cartoon na superfície do material.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2009

Enviado por: Andre Vieira

Cartoon Shader 2

Esta matéria foi publicada na edição 76 da revista Digital Designer, agora foi atualizada e publicada aqui, nela eu explico todos os Shaders de Contour do Mental Ray, para criar o contorno dos objetos no render tipo Cartoon, e também ensino técnicas para criar materiais Cartoon com mapas procedurais do 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2009

Enviado por: Andre Vieira

Custom Presets no Arch&Design

Neste tutorial eu explico como personalizar os Presets do mateiral Arch&Design, permitindo que você adicione novos materiais na lista para facilitar o acesso.

Compatibilidade: 3ds max 9 ou superior

Autalizado até o Max 2009

Enviado por: Andre Vieira

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