Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

Tutorial enviado por Andre Vieira

Administrador
(23068 pontos)

Enviado por: Andre Vieira

Campinas - SP

Registrado em 03-01-2003

BlogAmigosPortfolioGaleria


Tutoriais 3dsmax - 3ds max básico - BevelRecomendar

Neste tutorial vamos estudar do modificador Bevel, que permite fazer extrusões com cantos chanfrados ou arredondados, é ideal para textos, mas também pode ser usado para criar balcões, prateleiras, placas em geral, entre outros.

Para iniciar crie um texto com a ferramenta Text disponível no menu Creat > Shapes, como expliquei no tutorial Shapes.
Poderia ser qualquer outra forma 2D, um círculo, um retângulo ou um desenho disforme feito com a Line, mas deve ser uma forma fechada.

Com o texto ou a forma selecionada, acesse o painel Modify, abra a lista de modificadores, encontre o Bevel e aplique no objeto. Como mostra a imagem abaixo.

Após aplicar o Bevel no objeto, seus parâmetros ficam disponíveis no painel Modify, arraste o painel até encontrar o menu Bevel Values.

Veja que há três níveis de extrusão, mas os níveis 2 e 3 estão desabilitados. Habilite-os, em seguida atribua valores no Height dos 3 níveis e criará uma extrusão reta normal, igual faria com o modificador Extrude, porém, com o parâmetro Outline você pode aumentar ou diminuir o ângulo da extrusão.

Os valores dependem muito do tamanho do texto que criar e da fonte, diminua o valor do Outline do Level 3 e veja o resultado, criará um chanfro nas letras, pois o último nível além de extrudido foi diminuido.

Se colocar no Outline do Level 1 o mesmo valor que usou no Outline do Level 3, mas agora o valor positivo, aumentará no ângulo entre o Level 1 e o Level 2 chanfrando a parte inferior do texto.

Para testar vamos fazer o seguinte:

Mude o valor de Outline no nível 1 para 0, no nível 2 coloque o valor -5 ou o que for melhor para a sua Shape, e no nível 3 coloque 0 também.

Com isso, o nível 1 se mantém reto, o nível 2 diminui devido ao valor -5, enquanto que o terceiro nível continua reto, criando o texto com a forma do exemplo abaixo.

Agora, mude o valor do Outline do nível 1 para -5, ou o que for melhor para a sua Shape, coloque zero no Outline do nível 2 e também o valor -5 no Outline do nível 3.

Isso vai proporcionar um chanfro diferente, diminuindo entre o nível 1 e 2, mantendo reto durante a extrusão do nível 2 e depois diminuindo no último nível para criar o chanfro igual o exemplo na imagem abaixo.

Como disse, dependendo do texto, da fonte ou da forma usada, pode acontecer erros na criação da malha devido aos valores aplicados, pois se as bordas da malha 3D se interpenetrarem criará polígonos indesejados ou não criará nenhum deixando o tampo aberto.

O parâmetro Start Outline serve para ajudar a resolver estes problemas, pois ele permite diminuir ou aumentar a forma 2D para evitar problemas de interpenetração. Por exemplo, se com -4 no Outline de uma forma fica com o chanfro pequeno e com -5 fica adequado, mas com -5 cria problemas na malha, basta colocar 1 no Start Outline para aumentar a linha em uma unidade e assim poderá usar -5 sem criar defeitos.

Veja que o recurso Start Outline muda o tamanho da forma original para não criar problemas geralmente com valores negativos no Outline, muitas vezes isso não é o desejado, pois quer manter a forma exatamente com o tamanho original, apenas evitando a interpenetração para não criar problemas na geração do tampo, ou então não criou problema para fechar o tempo, mas as bordas ficaram muito próximas parecendo defeito.

Neste caso o ideal é usar o recurso Keep Lines From Crossing, disponível no grupo Intersections, logo acima do menu Bevel Values, pois este parâmetro mantém um valor mínimo entre as bordas definido no campo Separation, é uma boa opção para evitar pequenas interpenetrações porque vai alterar pouco a forma original, para grandes interpenetrações é melhor usar o Start Outline e aumentar um a forma original ou usar valores menores nos Outlines.

O primeiro menu do Bevel contém as configurações gerais do modificador, no grupo Surface estão os parâmetros para arredondar os chanfros. Por padrão vem habilitado o Linear Sides, que cria cantos chanfrados, trocando para Curved Sides os cantos ficarão arredondados e você pode aumentar a quantidade de segmentos abaixo para melhorar a qualidade do arredondado.

Ainda tem a opção Smooth Across Levels para suavizar a transição entre os nívels e ficar mais arredondado.

O Generate Mapping Coords é para criar as coordenadas de mapeamento no objeto, permitindo que aplique materiais contendo texturas.

No grupo Capping, logo no início do menu Parameters, você encontra as opções Cap Start e Cap End para definir se as malhas que fecham a extrusão em cima e em baixo serão geradas.

Desabilitando a opção Cap End, a malha superior é eliminada, como mostra o exemplo abaixo.
Desabilitando também a opção Cap Start, a malha inferior é eliminada ficando apenas as bordas do texto, como mostra a última imagem abaixo.

Por padrão o Bevel atribui IDs diferentes em cada parte do objeto para facilitar a aplicação de múltiplos materiais. Os IDs são identificadores para saber onde cada material irá aparecer no objeto, a face superior recebe o ID 1, a face inferior recebe o ID 2 e as laterais recebem o ID 3.

Portanto, basta abrir o Material Editor teclando M, a partir do Max 2011 abrirá o Slate Material Editor, mas você pode trocar para o Compact Material Editor no menu Mode, depois clique no ícone Get Material e escolha o material Multi/Sub-Object, que contém 10 Slots de materiais dentro dele.

Clique no Set Number e coloque apenas 3, pois não vamos precisar de mais, acesse cada um dos 3 materiais ou apenas clique no quadro de cores do lado direito de cada um e coloque cores diferentes, aplique o material no objeto arrastando para cima dele ou clicando no icone Assign Material to Selection e veja que cada cor cairá no lugar certo, como mostra o exemplo abaixo.

Lembre-se que se for aplicar texturas nos materiais em vez de apenas cores, é necessário habilitar o Generate Mapping Coords para criar as coordenadas de mapeamento ou então aplicar o modificador UVW Map para configurar o mapeamento.

André Vieira

Últimos comentários

DDDIAS comentou em 9 fev 2015 02:22Ver comentário

Ver todos

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.