Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

Tutorial enviado por Andre Vieira

Administrador
(23068 pontos)

Enviado por: Andre Vieira

Campinas - SP

Registrado em 03-01-2003

BlogAmigosPortfolioGaleria


Tutoriais 3dsmax - 3ds max básico - Compound Object ConnectRecomendar

O Connect é um Compond Object que permite fazer uma ligação entre a malha de dois objetos.

Para iniciar precisamos criar duas esferas, como mostra a imagem abaixo.
Em seguida, selecione uma das esferas, acesse o painel Modify, abra a lista de modificadores e aplique o Edit Mesh. Este modificador permite acessar os Sub-Objects da malha da esfera para editar.

Clique no sinal de (+) na frente do Edit Mesh, para acessar os Sub-Objects, e selecione o Polygon, como mostra a imagem abaixo.

Assim você pode selecionar faces da esfera, tanto criando uma janela de seleção arrastando com o mouse na Viewport como clicando com o mouse sobre elas, também pode usar o CTRL para adicionar faces na seleção e o ALT para remover.
Selecione as faces de um lado da esfera pela vista Front, como mostra a imagem abaixo. O objetivo é criar uma abertura, pois o Connect vai gerar a malha conectando as aberturas nas duas esferas. Depois que as faces estiverem selecionadas, tecle Delete para excluir e criar a abertura.

Faça o mesmo com a outra esfera, mas do lado oposto, pois obviamente deve deixar as aberturas viradas uma de frente para outra, como mostra a imagem abaixo.

Feito isto, selecione uma das eferas e acesse o painel Creat, escolha Compond Objects na lista que está logo no início deste painel e clique no botão Connect.

Logo abaixo, no mesmo painel, aparece o menu Pick Operand.
Clique no botão Pick Operand, como mostra a imagem abaixo, em seguida, clique na outra esfera.

No quadro Operands aparece o nome da esfera que recebeu o Connect e aparecerá logo abaixo o nome da esfera que selecionar no Pick Operand.
Depois você poderá selecionar qualquer uma delas neste quadro e trocar o nome no campo Name, se desejar.

Assim que você clicar na outra esfera a união será formada, mas ficará com um aspecto facetado inicialmente, como mostra a imagem abaixo, pois por padrão não é aplicado nenhum tipo de suavização.
Abaixo do quadro Operands tem o botão Delete Operand, que permite deletar o operador selecionado no quadro, ou seja, você pode deletar a esfera que adicionou, caso tenha errado, e efetuar a operação novamente com outro objeto.
O botão Extract Operand permite extrair o operador original que usou sem afetar o resultado, caso precise de uma cópia do objeto antes da conexão.
O ideal é passar para o painel Modify depois que usar o Pick Operand e selecionar a outra esfera, pois lá terá os mesmos recursos que aparecem no painel Creat e ainda o Edit Stack para acessar os Sub-Objects.

O Connect oferece o Sub-Object Operands, que permite selecionar e mover, rotacionar ou escalonar os operadores, ou seja, os objetos originais. Clique sobre o nome do Connect no quadro do Edit Stack, logo no início do painel Modify, ou tecle 1 acima da letra Q para acionar o Sub-Object.

Agora selecione uma das esferas e mova para ver o resultado, a malha conectando as duas aberturas acompanha o movimento e você pode animar normalmente a movimentação, rotação e escala de um operador habilitando o AutoKey.
Lembre-se de desligar o Sub-Object clicando novamente no nome do Connect no quadro do Edit Stack ou teclando 1 outra vez, pois não poderá selecionar mais nada enquanto estiver com o Sub-Object ativado.
Mais abaixo, no mesmo menu, você encontra o grupo Smoothing, onde é possível configurar a suavização da malha criada pelo Connect.

Marcando a opção Bridge, o Max suaviza a nova malha mantendo o vinco na conexão com os objetos, como mostra a imagem abaixo.

Marcando também a opção Ends, o Max suaviza o encontro da malha da conexão com os objetos originais, dando a sensação de arredondado, como mostra a imagem abaixo.

Você também tem a opção de aplicar o modificador Turbo Smooth sobre o objeto para suavizar a malha aumentando a resolução.

Mas o Connect ainda oferece outros parâmetros para aumentar a resolução da malha da conexão e controlar o seu aspecto.

No grupo Interpolation você encontra o Segments e o Tension.
Aumentando o valor do Segments você aumenta a resolução da conexão, pois cria mais faces no comprimento da conexão, mas ao mesmo tempo acontece o afunilamento, pois logo abaixo está o Tension com o valor padrão de 0.5.

Aumentando o valor do Tension a malha da conexão ficará ainda mais afunilada, como mostra a imagem abaixo. Este valor é bem sensível, basta aumentar um pouco para ver o resultado, se aumentar muito a malha chega a se inverter no centro.
Se colocar zero no Tension a conexão volta a ficar reta mesmo contendo um grande número de Segments.

Você também pode usar valores negativos no Tension para inverter a curva da conexão e criar uma protuberância em vez de afunilar, como mostra a imagem abaixo.
No final do menu do Connect tem o menu Display/Update com as opções de visualização e atualização, no grupo Display vem marcada a opção Result para exibir o resultado final, mas você pode mudar para Operands e exibir apenas os operadores.
Abaixo, no grupo Update, vem marcada a opção Always para exibir o resultado em tempo real, mas você pode trocar para When Rendering, assim, o resultado será exibido apenas na imagem renderizada, também pode marcar a opção Manually para não atualizar nunca, apenas depois que clicar no botão Update.

André Luiz Buttignoli Vieira

Últimos comentários

Maria Helena comentou em 10 abr 2015 13:39Ver comentário

Ver todos

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.