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Tutorial enviado por Jar

Colaborador Intermediário
(661 pontos)

Enviado por: Jar

Curitiba

Registrado em 24-07-2013

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Tutoriais 3dsmax - 3ds max plug-ins - White Balance no V-RayRecomendar

Abra uma cena simples no 3DS Max.

Nesse caso, eu estou somente com uma sala branca, uma teapot no meio, uma VRayCamera, iluminados por um VRaySun.

Ajuste a "setagem" do seu render, do jeito que achar melhor.

Vá na vista da sua câmera, e renderize normalmente. Terá um resultado característico dependendo da posição do seu Sol, ou de alguns outros elementos na cena.

Vá nas configurações da sua VRayCamera, na aba "Basic Parameters", terá as opções "White Balance" e "Custom Balance".

Por padrão, a VRayCamera vem com o White Balance no "D75", que é aquele azulzinho, reproduzindo o azul co céu.

Para fazermos o "Controle de Brancos", mude o White Balance para "Neutral".

Faça uma Sphere no centro da sua vista, aplique um material R:255 G:255 B:255, vamos chamar de "Branco 255", e renderize somente a Sphere.

O objetivo é pegarmos o pixel mais claro da Sphere, mas no caso, como a minha iluminação está vindo do lado contrário, é melhor que se faça o mesmo processo com um Box.

Clique com o botão direito, em cima da parte mais clara do objeto com o material "Branco 255", você irá obter o RGB deste pixel.

Copie esse RGB que você acabou de obter.

Com o RGB copiado (Copy), abra novamente o painel de modificações da sua VRayCamera, e cole (Paste) em cima do White Balance.

Agora com a Sphere/Box retirado da cena, renderize de novo.

E pronto!! Você está com o seu White Balance ajustado.

Dependendo do resultado que se está buscano no render final, é muito útil. Use sabiamente ;p

Também pode ser usado como uma das técnicas, para ajustar o "Color Bleeding".

Espero ter ajudado!

le0JarJar

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elis comentou em 26 set 2014 09:51Ver comentário

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