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Tutorial enviado por Carlos Henrique

Colaborador Intermediário
(713 pontos)

Enviado por: Carlos Henrique

Goiânia - Goiás

Registrado em 03-06-2010

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Tutoriais 3dsmax - Tutoriais dos usuários - Trabalhando com Motion Capture - Biped e CATRecomendar

Bom galera, eis a situação: tenho um arquivo BVH ou BIP, contendo informações de "mocap"(captura de movimento) e quero assimilar esse arquivo em um sistema de animações. Irei demonstrar os dois principais sistemas de animação: O famoso Biped e o CAT, comprado pela Autodesk e colocado no max 2011...Vou começar abrindo o 3ds Max e criando dois sistemas na minha view, como na figura...os parâmetros vão a gosto! Criei os dois com 1,7 metros...uma média de altura.

Bom, vamos começar com o Biped: seleciono o "Pelvis" e vou até o painel Motion. Na aba chamada "Motion Capture", clico em Load Motion Capture File. Seleciono o meu arquivo em Bip ou BVH, e abro.(Fig1) Dê ok no painel que abrir, e seu movimento estará lá.(Fig2) Esta é a maneira mais usual de se manipiular um arquivo de mocap em Biped. Se ainda você desejar movimentar toda a estrutura, verá que se tentar ajustar pelos Gzimos, não terá sucesso. Vá até a aba "Biped" e escolha "Move All Mode", e em seguida faça os ajustes. Feche depois a pequena janela que se abriu e você agora tem êxito.(Fig3)

Agora vamos ao sistema CAT. Ele exige muita paciência, pois pode apresentar o que chamamos de erro na captura de movimento. Vejamos como ele funciona: Ele, ao rodar o aquivo, cria um esqueleto extra de bones, que serve como referência. O programa então, associa um bone do esqueleto que estamos usando com um bone referência, assim obtendo o movimento, com uma espécie de link. Ao terminar o mapeamento, ele deleta a referência, e nos dá o movimento pronto.

Vamos então para o processo: Selecionando o controlador geral, acesse a aba Motion, e, em Clip Mananger, clique na pequena "pasta" e rode o aquivo.(Fig1) Irá abrir uma aba, chamada ImportBip ou BVH, dê ok nas opções.(Fig2)

Abrirá uma nova aba, agora é o processo trabalhoso, isso se der algum erro. O programa faz um mapeamento automático, que quase sempre é certo. Se ocorrer algum erro, use a aba Mapping para relacionar corretamente o bone à referência. Se tudo estiver ok, clique em Capture Animation. Está pronto!

Dúvidas, sugestões e críticas, sempre bem vindas! Obrigado e até o próximo tutorial! Abraços!

Carlos Henrique

Últimos comentários

Carlos Henrique comentou em 2 out 2013 18:57Ver comentário

ScreamingFox comentou em 21 set 2013 16:08Ver comentário

new comentou em 14 set 2013 11:48Ver comentário

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