Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

Tutorial enviado por Andre Vieira

Administrador
(23068 pontos)

Enviado por: Andre Vieira

Campinas - SP

Registrado em 03-01-2003

BlogAmigosPortfolioGaleria


Tutoriais Variados - CAD / CAM - Autocad - Modify ToolsRecomendar


Para continuarmos os tutoriais de Auto Cad Básico vamos explicar os comandos existentes na barra de ferramentas Modify, por ser uma paleta extensa iremos dividi-la em dois tutoriais, neste primeiro vamos ver os principais comandos de modificação que estão nesta paleta. Com os comandos da paleta Draw e da paleta Modify já é possivel começar a fazer seus projetos no Cad, pois sem dúvida são os comandos mais usados. Este tutorial é feito na versão R14 do Auto CAD, não estaremos criando tutoriais da Versão 2000, pois já não trabalhamos mais com Auto CAD

Iremos usar algumas vezes comandos de Snap, que ainda não foi explicado e será visto em outro tutorial, mas é muito simples, Snap são comandos que nos permite "pegar"em um ponto específico de uma linha, por exemplo Endpoint, Midpoint, ou no centro de uma esfera com Center, ou na intersecção de duas linhas com Intersection, entre outros. Para acessá-los basta clicar com o botão direito do mouse com a tecla Shift apertada, ai aparece um menu com todos os Snaps, escolha oque deseja e o cursor do mouse irá "pular" sobre o ponto de Snap quando passar por ele, no nosso caso só iremos usar Endpoint e Midpoint.



Vejamos então o primeiro botão, Erase, clicando nele e em seguida no objeto que deseja apagar. Vc pode usar o atalho de teclado E para acessar este comando.

O segundo botão, também muito simples é o Copy, clicando nele e em seguida no objeto que se deseja copiar, entào defina o ponto de apoio, este ponto pode ser aleatório ou um Snap, depende do que vc quer fazer, se por exemplo for copiar pra colocar ao lado de outro é melhor usar um Snap Endpoint, depois ou arraste com o mouse para onde deseja, ou entre com valores pelo teclado como explicado no primeiro tutorial para uma copia precisa. Observe também que na linha de comandos, quando vc vai definir o primeiro ponto aparece a opção Multiple, caso vc digite M e tecle Enter vc poderá fazer multiplas cópias sem ter que ficar selecionando e definindo o primeiro ponto novamente.Vc pode usar o atalho de teclado CP para acessar este comando.

O botão Move é muito simples de se usar, apenas clique sobre ele, em seguida no objeto que se deseja mover, defina o ponto de base, podendo ser qualquer um ou um Snap, em seguida arraste com o mouse para a nova posição ou entre com valores pelo teclado para uma movimentaçào precisa. Vc pode usar o atalho de teclado M para acessar este comando.



Em seguida temos o botão Mirror, com ele vc pode espelhar um objeto, iste é um comando muito útil, pois nos permite desenhar parametricamente, ou seja, se tem um quarto e um banheiro de um lado, e do outro lado da casa terá um quanto e um banheiro igual vc não tem que desenhar de novo, apenas espelhe ele do outro lado e faça as devidas correções. Veja no nosso exemplo ao lado, onde tem um quadrado e de um lado tem vários objetos, faça algo parecido ai no seu Cad, clique em Mirror, selecione todos os objetos do lado esquerdo, menos o quadrado maior, agora na linha de comando o Mirror te pede os pontos que definem o plano onde se encontra o espelho, estes pontos devem sempre estar no meio da distância onde deve se espelhar o objeto, por exemplo no nosso caso o ponto que queremos seria um Snap Midpoint, para "pegar" bem no meio da linha superior do quadrado grande, e o segundo o Midpoint da linha inferior do quadrado, formando uma linha vertical dividindo em dois o quadrado, na linha de comando o cad te pergunta se vc quer apagar o antigo, apenas tecle Enter, pois N é o defalt, não queremos apagar, se quisesse teria que teclar Y, em seguida confirme com Enter ou botão direito do mouse e a cópia espelhada será criada.



Depois encontramos o botão Offset, que cria umacópia da linha a uma determinada distância, muito útil em várias tarefas, muito usado para fazer paredes em projetos arquitetônicos por exemplo.

O seu uso é bem simples, e é um dos comandos mais usados no Auto Cad, crie um Polyline qualquer, aberta ou fechada, depois clique em Offset, na linha de comando vc encontra o valor defalt 1, digite o que desejar, confirme com o botào direito e clique na linha, em siguida clique em qualquer ponto do lado que deseja que o Offset seja criado.


Em seguida encontramos o comando Array, também, muito útil, pois com ele podemos distribuir um objeto ou um conjunto de objetos por uma matriz ou por um círculo, para usar faça o seguinte: Crie um conjunto de objetos qualquer, como um quadrado e alguns circulos, mas crie o gradrado com uma dimensão exata, eu vou usar um quadrado de 100 x 100, depois clique em Array, selecione o objeto e confirme com o botão direito, vc terá a opção R de Retangular Array e P de Polar Aray, clique com o botão direito para confirmar a opção defalt R. escolha o numero de linhas, eu usei 3, confirme com o botão direito e escolha o numero de colunas, eu usei 3 também, agora defina a distância entre as linhas, para isso depende o tamanho do meu quadrado, por exemplo, se eu usei 100 x 100 o quadrado e quero uma distância de 20 entre as linhas eu vou colocar o valor 120, se colocar 100 todos ficarão juntinhos, se colocar menos um ficará dentro do outro., em seguida vem a distância entre as colunas, usei 12o também, por fim confirme com o Enter e os objetos serão distribuidos conforme sua configuração.

Apague todos os objetos deixando apenas um deles, para testarmos o Array Polar, crie também um circulo bem maior que o objeto. Mova o objeto pelo Midpoint de um dos lados até um dos quadrants do circulo, também com Snap. Então clique novamente em Array, selecione o objeto, confirme mas ai escolha a opção P para Polar Array, confirme e então a linha de comando irá te pedir o ponto de centro do ser Array, escolha o Snap Center e passe o mouse pelo círculo até "pegar"o Center Point, confirme e será pedido na linha de comando o numero de ítens que deseja criar, eu usei 10, depende do tamanho do seu objeto em relação ao circulo, então confirme e será pedido se vc deseja que a rotaçào seja completa, 360 ou não, pois vc pode definir de que ângulo até que ângulo irá o Array usando a notação ANGULO, ANGULO, confirme e a linha de comando te pergunta se deseja que os objetos sejam rotacionados quando copiados, confirme para aceitar, pois caso contrário eles ficarão tortos em relação ao círculo, assim as cópias serão criadas.



No botão Rotate nós podemos rotacionar objetos, seu uso é bastante simples, bastando clicar em Rotate, depois no objeto, selecionar o ponto de base na rotação e em seguida o novo ponto.

Mas tem uma opção neste comando que é muito útil quando precisamos rotacionar um objeto para alinhá-lo com outro, se estes objetos estiverem em ângulos retos não tem problema, mas se não será um martírio sem o uso da opção Reference em Rotate.

Crie então um quadrado, rotacione-o para tirá-lo da posição retas, rotacione-o aleatóriamente. crie uma linha apartir de um dos vértices como mostra a primeira imagem ao lado, tente retacionar o quadrado para que uma das arestas fique exatamente sobre a linha, no olho não dá, com Snap também não, então selecione Rotate, clique no quadrado, confirme, em Base Point escolha Snap End Point e clique sobre o ponto do vértice onde esta a linha, em seguida aparece a opção Reference, digite R e confirme, então clique novamente sobre o ponto que clicou anteriormente usando de novo Snap End Point, em seguida pede o segundo ponto, clique então com Snap End Point np vértice oposto da aresta que deseja alinhar com o linha, com isso vc nota que o quadrado fica preso pela aresta, ai basta usar um Snap End Point e clicar no fim da linha e o quadrado fica com a aresta alinhada a linha.


Temos depois o botão Scale, para podermos mudar o tamanho de qualquer objeto ou conjunto de objetos, para isso crie um poligono qualquer, clique em Scale e selecione o objeto que deseja escalonar, ai entào é pedido o ponto de base, ele é muito importante no Scale, pois é por ele que sera tomado como base para escalonar, por exemplo se for colocado no meio o objeto será escalonado por igual, se for num canto ele será escalonado para o lado oposto, com o ponto definido, na linha de comando te pede o fator de escala, como defalt para o Auto Cad 1 é o tamanho original do objeto, entào se digitar 0.5 ele ficará com metade do tamnho, se digitar 2 ele ficará com o dobro to tamanho, por exemplo se quiser 20% do tamnho vc digita 0.2.



Por fim nesta primeira parte do Modify Tools vamos ver o Stretch, um exelente comando que possibilita vc esticar partes do seu desenho para poder fazer modificações exigidas ou corrigir erros. Um exemplo bem comum na área de arquitetura é se por exemplo depois de tudo pronto o cidadão resolve mudar o pé direito de toda a casa, vc vai mover todo o segundo andar pra cima e depois ficar estendendo as paredes e refazendo as medidas, não use o Stretch, é simples, crie ai algumas paredes em corte e umas lajes como na imagem ao lado por exemplo, ainda não ensinamos medidas, não precisa fazer, basta saber que se tiverem medidas estas serão corrigidas automaticamente. Com suas paredes criadas clique no Stretch e abra uma janela clicando e arrastando com o mouse da direita para a esquerda, para criar uma janela pontilhada, englobando apenas oque queremos mudar, no nosso exemplo seria diminuir o pé direito de todo o primeiro andar sem alterar o segundo andar, entào selecione todo o segundo andar, com a janela de linhas pontilhadas cruzando as paredes do primeiro andar,como mostra a primeira imagem ao lado, só vale uma seleção, não aceita que segure o Shift e faça multiplas seleções, com a janela feita clique com o botão esquerdo para fechar, com isso vc nota que tudo fica preso no cursor e fica elástica as paredes do primeiro andar cortadas pela janela pontilhada, basta então entrar pelo teclado com o valor que deseja baixar.

Andre Luiz Buttignoli Vieira

Últimos comentários

Clique aqui e seja o primeiro a comentar este tutorial

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.