Tutoriais - CAD / CAM

Fazendo um abajur no Autocad

Antes, deixo claro que tudo, ou quase tudo será feito via linha de comandos. Preferi assim pois são diversas as versões de AutoCAD e dessa forma fica acessível a todos, o que não impede, claro, de cada um usar seu atalho da melhor forma.
Acredito também que pessoas com pouca noção de 2D no AutoCAD possa realizar esse tutorial sem maiores complicações. Vamos a ele!

*****
Vamos começar pelo perfil que servirá para fazermos o vaso do abajur então começaremos desenhando uma PLINE iniciando em qualquer ponto da tela tendo 1.5 de comprimento.
Command: PLINE
Specify start point: Qualquer ponto na tela
Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/Undo/Width]: @1.5<0
Aqui dissemos ao comando que a nossa polilinha iria ser feita contando 1.5 unidades na direção e sentido do ângulo 0
Specify next point or [Arc/Close/Halfwidth/Length/Undo/Width]: ENTER

Muitas vezes os comandos executam a tarefa que queremos mais ele continua aberto para saber se queremos continuar essa tarefa. A exemplo deles é o PLINE, COPY. Para sair apenas clique em ENTER ou ESC

Vamos precisar ativar o OSNAP. Ele auxilia quando desejamos clicar em certos pontos de entidades (linhas, polilinhas, arcos, círculos...). Ele permite que você forneça um ponto apenas clicando no meio de uma linha, no centro de um círculo, no fim de um arco, etc.
Para tanto:

Command: OSNAP
Vai se abrir uma janela que existem várias opções de amarrações, mas por enquanto só queremos a opção ENDPOINT simbolizada por um quadrado. Marque-o e dê OK.
Além de escolher essa opção, é preciso que o OSNAP esteja ativado. Para isso basta clicar no botão na barra logo abaixo da linha de comandos. Clicando com o esquerdo ele liga ou desliga o OSNAP e com o direito do mouse, ele dá opções de além ligar e desligar, dá acesso aquela janela de diálogo.
Vamos fazer alguns circulos agora:

Command: CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: 2P
A opção que escolhemos, a 2P é para fazer círculos dando dois pontos (que acabam definindo o diâmetro)
Specify first end point of circle\'s diameter: Posicione o curso próximo à fim da PLINE, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify second end point of circle\'s diameter: @0.5<90
Aqui dizemos q o segundo ponto dista 0.5 unidades do primeiro no sentido do ângulo 90.
Outro circulo acima do anterior:
Nesse momento, precisamos recorrer mais uma vez ao OSNAP. Além do ENDPOINT, precisamos do QUADRANT.
Vamos ao círculo:

Command: CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: 2P
Specify first end point of circle\'s diameter: Posicione o curso próximo à fim da PLINE, até surgir o sinal referente ao QUADRANT para então clicar:
Specify second end point of circle\'s diameter: @0.3<90
Aqui dizemos que o segundo ponto dista 0.3 unidades do primeiro no sentido do ângulo 90.
Precisamos de uma copia da PLINE que desenhamos no início com 9.3 de distância.

Command: COPY
Select objects: Selecione a PLINE
Select objects: ENTER
Specify base point or [Displacement] : Clique em qualquer ponto da
Specify second point or : @9.3<90
Agora vamos fazer um circulo na extremidade dessa PLINE copiada.

Command: CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: 2P
Specify first end point of circle\'s diameter: Posicione o curso próximo à fim da PLINE, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify second end point of circle\'s diameter: @0.5<-90
Nesse momento dizemos que o segundo ponto está a 0.5 unidades na direção e sentido do ângulo de -90 (igual a 270 se preferir digitar assim)
Vamos fazer um segundo circulo abaixo desse anterior:

Command: CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: 2P
Specify first end point of circle\'s diameter: Posicione o curso próximo ao quadrante referente a 270 graus, até surgir o sinal referente ao QUADRANT para então clicar:
Specify second end point of circle\'s diameter: @1<-90
Aqui dizemos q o segundo ponto dista 1 unidades do primeiro no sentido do ângulo 90.
Agora vamos fazer um grande circulo com centro definido so que para isso precisamos recorrer ao comando usado para identificar pontos.
Sabemos apenas que o centro do circulo dista 7.2 em X e 4.3 em Y contados a partir da extremidade direita da PLINE.

Command: ID
Specify point: Posicione o curso próximo à extremidade direita da PLINE, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
X = 1048.0903 Y = 158.4509 Z = 0.0000
Esse comando vai retornar que ponto foi o que você clicou. Saber ele não é importante, o que vamos usar é apenas sua referencia.

Command: CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: @7.2,4.3
Aqui dizemos que o centro do círculo dista 7.2 unidades em X e 4.3 unidades em Y contados a partir do ultimo ponto obtido. Por isso usamos o ID para saber que ponto era aquele da extremidade da PLINE e usar ele como referência.

Specify radius of circle or [Diameter] < >: 9.5
Entramos aqui o raio do círculo.
Command: CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: T
Usamos a opção do comando que faz círculos tangenciando alguma entidade. Por isso T de para usar a opção de dizer duas tangentes e um raio.
Specify point on object for first tangent of circle: Clique no grande circulo . Só clique quando surgir o sinal de tangente que é um círculo com uma barra em cima.
Specify point on object for second tangent of circle: Clique agora no menor próximo ao maior. Também só clique quando surgir o sinal de tangente.
Specify radius of circle <9.5000>: 2
Entramos com o raio de 2 unidades.
Vamos fazer o mesmo na parte superior.
Command:CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: T

Specify point on object for first tangent of circle:
Specify point on object for second tangent of circle:
Specify radius of circle <>: 2
Esse círculo tem o mesmo raio.
Agora vamos quebrar os excessos

Para isso vamos usar o comando TRIM. Esse comando basicamente funciona assim: você informa os limites e depois diz o que quer que seja aparado.

Command: TRIM

Select objects or : Selecione o outro circulo que fizemos tangenciando
Select object to trim or shift-select to extend or
[Fence/Crossing/Project/Edge/eRase/Undo]: Clique na parte de fora do grande círculo
Select object to trim or shift-select to extend or
[Fence/Crossing/Project/Edge/eRase/Undo]: ENTER

Faca o mesmo com os outros...
Command: TRIM
Command: TRIM
Command: TRIM
Command: TRIM
Command: TRIM
Mais para frente, vamos precisar que essa base seja uma corpo só pois no momento são objetos independentes. Para isso vamos precisar juntá-los.

Command: PEDIT
Select polyline or [Multiple]: selecione a primeira PLINE que fizemos no inicio deste tutorial.
Object selected is not a polyline
Do you want to turn it into one? ENTER

Se o objeto que tivemos selecionado não fosse uma polilinha, ele mostraria a linha de cima perguntando se gostaríamos de transformar em uma.

Como o que selecionamos já era uma polilinha, o comando pula para essa linha abaixo:
Enter an option [Close/Join/Width/Edit vertex/Fit/Spline/Decurve/Ltype
gen/Undo]: J
Nesse passo queremos a opção Join (juntar).

Select objects: Selecione a outra PLINE e todos os arcos que fizemos. (use a opção de seleção por janela)
Select objects: ENTER

8 segments added to polyline. Aqui o comando confirma que juntou a linha inicial outros 8 segmentos.

Enter an option [Open/Join/Width/Edit vertex/Fit/Spline/Decurve/Ltype gen/Undo]: ENTER

Agora temos uma única polilinha.
Vamos agora fazer uma cópia paralela de polilinha. Vamos para isso usar o comando OFFSET.

Command: OFFSET

Specify offset distance or [Through/Erase/Layer] < >: 0.15
Aqui dizemos qual a distancia que a copia teráSelect object to offset or [Exit/Undo] : Selecione a polilinha
Specify point on side to offset or [Exit/Multiple/Undo] : Aqui você clica do lado direito, em qualquer lugar da tela para dizer que lado você quer que a copia seja feita.
Select object to offset or [Exit/Undo] : ENTER

Temos agora que fazer uma Polilinha na extremidade a outra pegando os ENPOINTs.

Command: PLINE
Specify start point: Posicione o curso próximo à fim da PLINE, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/Undo/Width]: Posicione o curso próximo à fim da PLINE, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify next point or [Arc/Close/Halfwidth/Length/Undo/Width]: ENTER


Vamos precisar juntar essas tudas PLINEs e essa ultima que construímos e fecha-la. Então:

Command: PEDIT
Select polyline or [Multiple]: Selecione uma das polilinhas
Enter an option [Close/Join/Width/Edit vertex/Fit/Spline/Decurve/Ltype
gen/Undo]: J

Select objects: Selecione as outras polilinhas(use a opção de seleção por janela)
Select objects: ENTER

10 segments added to polyline
Aqui ele vai retornar quantas polilinhas foram aderidas a inicial

Enter an option [Close/Join/Width/Edit vertex/Fit/Spline/Decurve/Ltype
gen/Undo]: C
Aqui dizemos que queremos essa polilinha toda fechada

Enter an option [Open/Join/Width/Edit vertex/Fit/Spline/Decurve/Ltype gen/Undo] ENTERPerceba aqui que ela fechou a abertura que tinha na parte superior e existe a opção OPEN ao invés de CLOSE o que signifca que nossa polilinha está fechada.
Vamos fazer a cúpula do nosso abajur.

Façamos um círculo com o centro na parte de cima do perfil do jarro com 6 de raio:

Command: CIRCLE
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: Posicione o curso próximo à parte superior, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify radius of circle or [Diameter] <2.0000>: 6
Vamos fazer um OFFSET de 0.25 deste circulo:
Command: OFFSET
Specify offset distance or [Through/Erase/Layer] <0.1500>: 0.25
Select object to offset or [Exit/Undo] : Selecione o círculo
Specify point on side to offset or [Exit/Multiple/Undo] : Clique no lado de dentro
Select object to offset or [Exit/Undo] : ENTER
Agora façamos uma polilinha partindo do centro até o início do primeiro quadrante, assim:
Command: PLINE
Specify start point: Posicione o curso próximo à parte superior, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/Undo/Width]: Posicione o curso próximo ao quadrante referente a 0 graus, até surgir o sinal referente ao QUADRANT para então clicar
Specify next point or [Arc/Close/Halfwidth/Length/Undo/Width]: ENTER
Agora vamos fazer uma cópia dessa PLINE e deixa-la no mesmo lugar.
Command: COPY
Select objects: Selecione a PLINE
Select objects: ENTER

Specify base point or [Displacement] : Clique em qualquer ponto da tela
Specify second point or : @
Digitando @ dizemos que a copia vai ficar no mesmo lugar que a outra.
Vamos rotacionar essa copia que fizemos:

Command: ROTATE

Current positive angle in UCS: ANGDIR=counterclockwise ANGBASE=0

Select objects: L
L de LAST, ou seja, a ultima coisa desenhada.
Select objects: ENTER

Specify base point: Aqui ele pede para dizer onde será o ponto do eixo. Posicione o curso próximo à parte superior, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify rotation angle or [Copy/Reference] <0>: 2
Aqui dizemos que queremos rotacionar 2 graus.
Nesse momento, precisamos recorrer mais uma vez ao OSNAP. Vamos agora selecionar o INTERSECTION. Ele auxilia quando desejamos clicar um ponto que encontra-se na interseção de duas linhas.
Próximo passo e criar mais uma polilinha:

Command: PLINE
Specify start point: Posicione o curso próximo ao final da PLINE, até surgir o sinal referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/Undo/Width]: Posicione o curso próximo ao final da ,PLINE até surgir o sinal referente ao INTERSECTION(um xis) para então clicar.
Specify next point or [Arc/Close/Halfwidth/Length/Undo/Width]: ENTER
Vamos agora espelhar essa polilinha para baixo:

Command: MIRROR
Select objects: selecione a polilinha
Select objects: ENTER
Specify first point of mirror line: posicione cursor no fim da PLINE até surgir o símbolo referente ao ENDPOINT para então clicar. Pode ser que ao invés de ENDPOINT surja o QUADRANT, o que aqui também serve.
Specify second point of mirror line: posicione cursor na outra extremidade q fica no centro do circulo até surgir o símbolo referente ao ENDPOINT para então clicar. Perceba que você posicionou a projeção de um espelho.
Erase source objects? [Yes/No] : ENTER
Fazendo isso você diz ao comando que não deseja deletar a primeira polilinha. Quer manter as duas.
Vamos fazer cópias dessas duas PLINES em torno de todo o círculo. Para isso vamos usar um comando chamado ARRAY.

Command: ARRAY
Abre-se a janela de diálogo:
Marque a opção POLAR ARRAY
Em CENTER POINT, Clique no botão e posicione cursor na outra extremidade que fica no centro do circulo até surgir o símbolo referente ao ENDPOINT para então clicar.
Em TOTAL NUMBERS OF ITEMS ponha 90 e em ANGLE TO FILL ponha 360.
Clique em SELECT OBJECTS e selecione as duas polilinhas e de ENTER.
Após isso, clique em OK.
Pronto, feitas as cópias, apagaremos os dois círculos e as duas polilinhas que nos auxiliaram a confeccionar isso tudo.

Existe o comando chamado ERASE para apagar, mas é mais simples apenas clicar no objeto e apertar em DEL.
Vamos agora unir todas essa pequenas polilinhas da cúpula:

Command: PEDIT
Select polyline or [Multiple]: Selecione uma das polilinhas
Enter an option [Close/Join/Width/Edit vertex/Fit/Spline/Decurve/Ltype
gen/Undo]: J

Select objects: Selecione as outras polilinhas (use a opção de seleção por
Select objects: ENTER

179 segments added to polyline
Aqui ele vai retornar quantas polilinhas foram aderidas a inicial
Enter an option [Open/Join/Width/Edit vertex/Fit/Spline/Decurve/Ltype gen/Undo] ENTER
Perceba aqui que ela fechou a abertura que tinha na parte superior e existe a opção OPEN ao invés de CLOSE o que significa que nossa polilinha está fechada.


Agora vamos fazer uma cópia dessa PLINE e deixá-la no mesmo lugar.

Command: COPY

Select objects: Selecione a PLINE

Select objects: ENTER

Specify base point or [Displacement] : Clique em qualquer ponto da
Specify second point or : @
Digitando @ dizemos que a copia vai ficar no mesmo lugar que a outra.
Vamos agora alterar a escala dessa cópia que fizemos:

Command: SCALE
Select objects: L
Aqui dizemos L de LAST para informar que o que queremos selecionar foi o que foi desenhado por ultimo. Essa ação é ultimo muitas vezes quando temos que selecinar algo e essa coisa ta difícil de ser clicada.
Select objects: ENTER

Specify base point: Posicione o cursor na outra extremidade que fica no centro do circulo até surgir o símbolo referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify scale factor or [Copy/Reference] <1.0000>: 0.3
Queremos que a parte de cima da cúpula tenha 30% do tamanho da base, e como aqui a porcentagem é decimal, temos 0.3
Para uma melhor visualização, e como vamos trabalhar nas três dimensões, vamos mudar o ponto de vista. Para isso, vamos usar o comando VPOINT assim:

Command: VPOINT
Specify a view point or [Rotate] : -2,-2,1
Vamos dar um giro no perfil do vaso em 90 graus. Como estamos trabalhando em 3D vamos usar o ROTATE3D:

Command: ROTATE3D

Select objects: Selecione o perfil
Select objects: ENTER

Specify first point on axis or define axis by
[Object/Last/View/Xaxis/Yaxis/Zaxis/2points]: Posicione o cursor na outra extremidade que fica no centro do circulo até surgir o símbolo referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify second point on axis: @1<0
Com isso definimos um eixo sobre o qual o perfil vai girar.
Specify rotation angle or [Reference]: 90
Aqui informamos quantos graus desejamos rotacionar.
Vamos mover a base menor da cúpula para 7 unidades no eixo Z positivo.

Command: MOVE

Select objects: Selecione a base menor
Select objects: ENTER

Specify base point or [Displacement] : Clique em qualquer lugar da tela pois vamos trabalhar com referencia, então não importa o ponto.
Specify second point or : @0,0,7
Aqui dizemos que o comando conte 0 unidades em X, 0 em Y e 7 unidades em Z a partir do ponto anterior.
Agora vamos fazer o vaso através do processo de revolução. Esse processo nada mais é do que pegar um perfil e girá-lo sobre um eixo, o resultado será uma figura em 3D.

Command: REVOLVE
Select objects: Selecione o perfil
Select objects: ENTER

Specify start point for axis of revolution or
define axis by [Object/X (axis)/Y (axis)]: Posicione o cursor na outra extremidade que fica no centro do circulo até surgir o símbolo referente ao ENDPOINT para então clicar
Specify endpoint of axis: Posicione o cursor na outra extremidade de baixo até surgir o símbolo referente ao ENDPOINT para então clicar.
Specify angle of revolution <>: 360
Aqui dizemos que queremos que a volta seja completa, fechando assim nosso vaso.
Vamos fizemos pelo processo de modelagem, ou seja, ele e um objeto maciço. Agora a cúpula vamos fazer pelo processo de superfícies, muito útil quando a espessura não nos interessa. Ela trabalha com duas variáveis importantes: O SURFTAB1 e o SURFTAB2 que controlam diz o quanto a curva vai ser suave nas duas direções. Pense numa malha, então um controlaria a quantidade de linhas na vertical e outro na horizontal.
Para o que queremos, só vamos usar o SURFTAB1 que devemos alterar para 180.

Command: SURFTAB1

Enter new value for SURFTAB1 <>: 180

Vamos criar a cúpula como o RULESURF que constrói superfícies sobre duas curvas indicadas:
Command: RULESURF

Current wire frame density: SURFTAB1=180
Observe que aqui ele informa quanto está a variável SURFTAB1...
Select first defining curve: Selecione a base maior
Select second defining curve: Selecione a base menor
Vamos ver como ficou o resultado final.
Esconda as linhas invisíveis como o comando HIDE.

Algumas variáveis podem ser alteradas para melhor apresentação como o FACETRES e o DISPSLH.
A primeira controla o quanto será a quantidade de polígonos de construção do sólido e a segunda controla se veremos os polígonos de construção e a silhueta do desenho ou só a silhueta.

Faça o login para poder comentar

heuew Comentou em 14/01/2007 23:16 Ver comentário
Danilo Comentou em 14/01/2007 19:01 Ver comentário
heuew Comentou em 14/01/2007 18:37 Ver comentário
Feitosa Comentou em 14/01/2007 17:37 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707512.

Total de membros registrados: 135171

Últimos membros registrados: efraym, Morales, scvzxcvzxcvxcvz, Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf.

Usuário(s) on-line na última hora: 625, sendo 14 membro(s) e 611 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gauchu, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, Morales, efraym, Alex Bastos , Eng Damasceno, Sergio1987, Willmitnick, scvzxcvzxcvxcvz, emersonforentin, Azulmodule, mastermax, TadeuB79.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.