Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

Tutorial enviado por contato_indireto

Colaborador Principiante
(101 pontos)

Enviado por: contato_indireto

Portugal

Registrado em 31-05-2007

BlogAmigosPortfolioGaleria


Tutoriais Variados - Edição de imagens - Limpando passo de AORecomendar

Acompanhando um tuto outro dia, vi que comentaram que a fotocomposição com um pass de AO no PhotoShop não ficava muito bom onde há luzes diretas, pois a imagem fica suja aonde não deveria aparecer o AO.

Pensando nisso resolvi criar esse pequeno tutorial, que nem sei se já foi postado algo semelhante ou não. A questão é que não encontrei nada e gostaria de contribuir mais um pouco com o fórum.

Bom, comecemos com uma cena simples. criei um objeto, mas, convenhamos, no caso servia qualquer um.

Para a cena, além dos materiais usados nos objetos criaremos ainda outros dois. Um pra o pass de ambient occlusion e outro para o segredo. Hehehehehe...

O material do AO o pessoal já está cansado de conhecer e tem mais tópico pra isso que pra muita coisa, então nem vou explicar.

O material do segredo é apenas um material comum standard ou arch&design, tanto faz, completamente branco e sem reflexões. Com esse material criaremos uma imagem que usaremos pra "limpar" o AO no Photoshop antes de usá-lo na imagem final. Essa imagem pode ser criada de duas maneiras com render elements, se for arch&design material ou com um render normal apenas retirando o FG da cena pra deixar apenas a iluminação direta e não gerar luzes difusas. Nesse caso tanto faz que tipod e material seja.

Parece complicado só falando, né? Mas vamos ver as imagens.

A primeira imagem chamei de difuse, mas na realidade é um render completo apenas sem o AO.

A seguna é o pass de AO tão conhecido.

A terceira é a imagem gerada apenas pela iluminação direta sobre um material branco. Importante que o material reja branco e sem texturas.

Com as imagens em mãos, abra todas no photoshop, copie a imagem da iluminação direta sobre a de AO e junte as com a opção "screen" na mesclagem. O resultado deve ficar como o da quarta imagem.

Depois basta pegar ess imagem de resultado e mesclar com o multiply normalmente na primeira imagem que estará perfeito. Resultado na quinta imagem.

O modelo é bem simples e não mostra muito o efeito, mas dá pra ver as áreas em que o ambient occlusion foi "limpo" pela luz direta.


Espero que tenham gostado e que o tuto seja claro o suficiente, mas qualquer dúvida... estejam à vontade pra perguntar.

Últimos comentários

Clique aqui e seja o primeiro a comentar este tutorial

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.