Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

Tutorial enviado por AmonRa

Especial
(1391 pontos)

Enviado por: AmonRa

Blumenau - SC

Registrado em 31-03-2004

BlogAmigosPortfolioGaleria


Utilidades - Artigos - Luzes - Um estudo detalhado - Parte 02Recomendar

Parte 2 : Direção da Luz

A direção que a fonte de luz vêm, têm uma profunda importância de como vemos a cena e como os objetos vão aparecer. Escolher de onde vêm as luzes é a decisão mais importante na hora de criar a iluminação, já que é o principal motivo do impacto que sua imagem vai causar nas pessoas.


Luz Frontal:

Luz frontal forte... torna a foto pouco atrativa..












Luzes frontais escondem muito da malha do seu objeto 3D, ja que causa poucas sombras. Resultado disso é que as coisas podem pa

Luz frontal suave, torna a foto mais lisa.

Luz frontal pode chapar a imagem. ja que não é boa para rever a forma das coisas

Luz Lateral

A luz lateral é mutio boa pra mostrar a forma e a textura de um objeto. Dando a melhor característica 3D a ele. As sombras são proeminentes e o contraste normalmente é maior. Luz lateral pode jogar sombras dramáticas em superfícies como paredes e criar atmosferas.






Luzes laterais são muito atrativas, e normalmente são usadas para grandes efeitos. São luzes presentes no começo e no fim dos dias. E são sempre vistas em filmes e fotografias.






Um problema, é que parte da imagem pode ser perdida e não visível por causa das sombras. E pode mostar imperfeições como enrrugamentos. Na fotografia é mais usado em homens, pois pode tirar a leveza e causar inperfeições na sutileza do rosto femino. Já o homem tem tendência a ter um rosto mais áspero.

Os detalhes dessa parede são revelados pelo nascer do sol lateral..


As longas sombras nessa imagem, ajudam a dar a idéis de dimensão e a idéia 3D nessa imagem.

Luz lá trás

A luz traseira, é quando olhamos diretamente para a fonte de luz. E os objetos terão o seu lado iluminado contrário a nós, nos revelando apenas as silhuetas. Ou bem escurecido, de forma a criar grandes contrastes. E pode tornar um ambiente muito dramático.

Se a fonte de luz tiver uma ligeira angulação em relação a nossos olhos, as bordas aparecerão iluminadas. Quanto mais forte for a luz, mais visível essa borda será.

Luzes traseiras sempre causam muitas sombras, a nao ser que seja muito fraca a luz. Na maioria das vezes as imagens apareceram muito escuras com pontos dramáticos de luz. A borda de luz nesses casos pode ser muito util para dar forma aos objetos. Outra caracteristica dessa luz é que revela a transparência, translucência, e todos os detalhes ou texturas bem finas serão iluminados pelas bordas.

Este tipo de imagem é mutio util para causa Drama a uma imagem.

Luz traseira pode fazer as imagens mais simples se tornarem atraentes

É um efeito muito atrativo para mostrar translucência.

É muito comum para mostrar silhuetas

A luz por cima é uma luz mais incomum, mas é normal em situações de dia nublado. Pode ainda ser encontrado na luz do sol ao meio dia, em alguns interiores e em algumas situações em estudio.

Na luz macia é uma maneira legal de mostrar a forma dos objetos.

Numa luz mais forte pode dar um ar de mistério, moldando sombras dramáticas e escondendo a parte inferior dos objetos. Por exemplo, pessoas nessa luz, terão os olhos totalmente pretos, já que as sobrancelhas criarão sombras nessa região.

Pelo que sei normalmente artistas não usam essa luz, mas não quer dizer que não possa ser usada.

Para dias nublados é a luz mais realista, porém o foco de luz é mutio grande, ocupando o céu inteiro. É um pouco comum para criar atmosferas, e o fato de ser pouco visto pode dar um sentimento um pouco desconfortável a sua cena.

A luz suave de cima é uma característica de tempos nublados

Uma luz direta de cima pode dar um olhar assustador as coisas, aumentando a aparencia das linhas dos ossos, e ampliando a profundidade dos olhos.

Luz de Baixo

Se iluminar por cima ja é raro, você ja deve imaginar o quão raro é ver uma imagem iluminada por baixo. Na natureza pode ocorrer se a pessoa tiver sobre luzes no chão, ou segurando uma tocha. A luz refletida pode também vir de baixo de agua por exemplo. Mas é definitivamente uma aparência estranha de qualquer coisa, ja que estamos acostumados a ver a parte menos visível das coisas como sendo a debaixo.

Pense em um close num rosto de uma pessoa segurando uma tocha. As sombras parecem estar de cabeça pra baixo.

Como essa luz é muito raro, pode ser usada para causar efeitos criativos. Nós percebemos na hora as coisas que não parecem certas, E isso pode criar efeitos legais, testando posições de luz e observando a reação das pessoas a elas.

Luzes de baixo são raramente vistas, mas ajudam a causar efeitos diferentes.

Iluminar uma imagem debaixo cria um olhar estranho. Mesmo o contraste nos olhos é estranho pois parece invertido, Repare na parte de imagem por cima que é a mesma cara, só foi mudado a posição da luz, mas parecem completamente diferentes.

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.