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Nesta seção estão reunidas as respostas para as perguntas mais frequentes dos usuários iniciantes no 3ds max.

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Como mostrar o interior dos objetos?

Perguntas similares:

*Como mostrar o lado de dentro dos objetos?

*Como ver o lado oposto das faces 3D?

*Movo mostrar o Wireframe do lado oposto?

Resposta:

O 3ds max tenta economizar recursos do sistema mostrando apenas um lado das faces 3D, tanto nas Viewports como no render, porque ele imagina que o lado de dentro não é visível, o que é verdade na maioria dos casos, mas as vezes precisamos ver as faces dos dois lados.
Existem várias formas de fazer isso e cada uma é mais indicada em determinada situação.
O mais recomendado é clicar com o botão direito sobre o objeto, escolher a opção Properties e desabilitar a opção Backface Cull no grupo Display Properties.
Dependendo do driver de vídeo que você escolheu para trabalhar com o 3ds max, poderá usar outras opções para ver o lado oposto das faces nas Viewports.
Uma delas é ligar o 2-Sided do material aplicado no objeto, essa opção fica logo no início do painel do Material Editor, dentro do menu Shader Basic Parameters.
Outra opção é clicar com o botão direito no nome da Viewport, que aparece no canto superior esquerdo, escolher Configure e habilitar a opção Force 2-Sided no grupo Rendering Options.
Essas duas opções não funcionam na Viewport com Direct 3D.
No caso do render, as opções Backface Cull e Force 2-Sided não tem influência, apenas a opção 2-Sided do material e a opção Force 2-Sided, do grupo Options, na ficha Common da janela Render Scene.

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O objeto vira um Box quando move ou rotaciona

Perguntas similares:

*Porque o objeto se transforma em Box quando move ou rotaciona?

*Porque o objeto fica em Wireframe quando move ou rotaciona?

*Porque o objeto muda para uma caixa de arame quando move ou rotaciona?

Resposta:

O 3ds max oferece um recurso de otimização para você trabalhar com objetos pesados na Viewport, ele se chama Adaptative Degradation e é acionado pela tecla "O".
Quando o Adaptative Degradation estiver ligado, o objeto aparece em forma de caixa de arame ou em Wireframe quando for mover ou rotacionar, depende da configuração que estiver usando.
Para ajustar as configurações do Adaptative Degradation, clique com o botão direito do mouse sobre o nome da Viewport, escolha Configure e acesse a ficha Adaptative Degradation, nela estão disponíveis todos os parâmetros deste recurso.

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A vista fica branca com muitas luzes na cena

Perguntas similares:

*Porque a Viewport fica toda branca quando tem muitas luzes na cena?

*Como não deixar a vista muito clara com muitas luzes?

*Como ligar as luzes de serviço do 3ds max?

Resposta:

Por padrão, o 3ds max cria uma ou duas luzes na cena, dependendo da configuração. São luzes invisíveis e distantes, que servem para iluminar a cena até você criar suas próprias luzes, caso contrário, tudo ficaria preto.
Quando você criar qualquer luz na cena, as luzes de serviço são apagadas e a Viewport mostra um exemplo bem simples da iluminação dessa nova luz. Se criar muitas luzes na cena, ou luzes muito fortes, os objtos ficam claros demais e até completamente brancos.
Você resolve este problema ligando as luzes de serviço pela atalho de teclado CTRL+L.
Para configurar se usará uma ou duas luzes, você clica com o botão direito sobre o nome da Viewport, que aparece no canto superior esquerdo, escolhe a opção Configure e seleciona 1 Light ou 2 Lights no grupo Rendering Options.
Logo acima você também pode ligar a opção Default Lights, mas é mais prático usar o atalho CTRL+L.

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Como ligar os quadros de segurança nas vistas?

Perguntas similares:

*Como limitar a vista no mesmo tamanho do render?

*Como deixar as Viewports com o mesmo aspecto do render?

*Como habilitar o Safe Frame nas Viewports?

Resposta:

O que você vê na vista da câmera não é exatamente igual ao que sairá no render, principalmente se estiver usando um formato fora do padrão 4:3.
O quadro de segurança ou Safe Frame é usado para isso e para outros fins.
Você pode habilitá-lo de duas formas, usando o atalho de teclado Shif+F ou clicando com o botão direito sobre o nome da Viewport, que aparece no canto superior esquerdo, e escolher Show Safe Frames.
Ele vai limitar a Viewport de acordo com as configurações de Render que você definir na janela Render Scene.
O Safe Frame também é usado para identificar as áreas da tela que podem ser cortadas na exibição na televisão.
Isso vai mudar no futuro e praticamente não acontece em televisores tela plana, mas em televisores CRT não planos, a borda do vídeo é cortada.
O espaço entre o quadro amarelo e o ciano define essa parte que pode ser cortada.
O espaço entre o quadro ciano e o quadro laranja define o lugar ideal para colocar legendas.
Você pode configurar a posição dos quadros do Safe Frame na configuração da Viewport, clicando com o botão direito sobre o nome da Viewport, escolhendo Configure e acessando a ficha Safe Frames.


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Como exibir imagens corretamente nas Viewports?

Perguntas similares:

*Como melhorar a qualidade das texturas na Viewport?

*Porque a imagem aparece em baixa resolução na Viewport?

*Como melhorar a qualidade da imagem nas vistas?

Resposta:

O 3ds max tenta economizar os recursos do sistema diminuindo a qualidade das imagens mostradas na Viewport, pois normalmente não é necessário ver a textura em alta resolução nas vistas. Elas são ligadas nas Viewports apenas para ajustar o mapeamento e depois são desligadas, para economizar recursos. Na renderização serão mostradas com a resolução adequada.
Mas precisamos de imagens de referência para modelar objetos complexos, como carros por exemplo, e essas imagens, conhecidas por Blueprints, são desenhos com linhas simples e finas descrevendo as curvas do objeto. Para poder desenhar sobre a curvatura e acompanhar corretamente, é necessário ver a imagem em boa resolução nas Viewports. Você ajusta isso nas configurações do Driver de vídeo que escolheu para trabalhar com o 3ds max.
Entre no menu Customize>Preferences e acesse a ficha Viewports, na parte inferior da janela tem o grupo Display Drivers, clique no botão Configure Driver. Aparece a janela com as opções do Driver de vídeo, nos grupos Background Texture Size e Display Texture Size tem vários botões com tamanhos pré-definidos, escolha o maior valor disponível para os dois itens.
No caso de imagens aplicadas em objetos, será necessário carregá-las novamente para aparecerem na nova resolução.
É conveniente que retorne para a opção padrão nos dois itens quando terminar de modelar, para economizar recursos da placa de vídeo e permitir que trabalhe mais confortavelmente em cenas complexas.

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Porque o malha está formada por triângulos?

Perguntas similares:

*Como retirar as linhas diagonais que aparecem na malha?

*Porque o objeto está cheio de triângulos em vez de quadrados?

*Porque aparecem linhas dividindo os polígonos em triângulos?

Como não exibir as Edges desligadas do objeto?

Resposta:

Tudo no 3ds max é feito por faces triangulares, o quadrado que você vê na malha é falso, na verdade ele é formado por dois triângulos, mas a hipotenusa está escondida, fazendo parecer que é um quadrado.
Quem começou no programa só depois da versão 5 e foi direto para Poly, muitas vezes nem tem noção disso e encontra muitos problemas na modelagem, porque nos detalhes essas Edges diagonais se tornam muito importantes, e algumas operações só podem ser feitas em Mesh.
Você pode ter mais detalhes sobre isso no tutorial Edit Mesh Edge, aqui no site www.tresd1.com.br.
Mas dependendo da configuração do Driver de vídeo que escolheu para trabalhar no 3ds max, as Edges escondidas são exibidas na Viewport, tornando a visão mais carregada e prejudicando o desempenho.
Isso acontece quando a pessoa escolhe o Driver Direct 3D.
Para desligar é necessário entrar no menu Customize>Preferences, acessar a ficha Viewports, clicar no botão Configure Driver, dentro do grupo Display Drivers, e desabilitar Display All Triangles Edges.

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Sumiram as setas XYZ

Perguntas similares:

*Porque sumiram as "setas" do XYZ?

*Como ligar novamente os eixos de coordenadas?

*Como ativar o Transform Gizmo?

Resposta:

O Transform Gizmo oferece um atalho rápido e visual para efetuar transformações PRS nos objetos, como mover, rotacionar e escalonar. Ele apareceu pela primeira vez no 3ds max 4 e foi melhorado no 3ds max 5, ficando como é até hoje.
A tecla de atalho que liga e desliga o Transform Gizmo é o X.
Ele é muito útil, mas as vezes atrapalha e precisa ser desligado temporariamente, por exemplo, quando está selecionando ou movendo sub-objects de malha 3D, pode ser que as setas de coordenadas fiquem na frente da seleção ou fique travando numa coordenada que você não deseja.
Quando o Transform Gizmo estiver desligado, você pode travar as coordenadas usando as teclas de atalho F5 para X, F6 para Y e F7 para Z.
A tecla F8 permite alternar entre os planos XY, XZ e YZ.
Você também pode ajustar o tamanho do Transform Gizmo usando as teclas + e - do teclado alfabético.

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Como modificar o espaçamento do Grid?

Perguntas similares:

*Como mudar o tamanho dos quadrados do Grid?

*Porque o meu Grid está muito grande?

*Porque o meu Grid está muito pequeno?

Resposta:

O Grid de base na vista Perspective e o espaçamento dos Grids de todas as Viewports podem ficar grandes demais ou pequenos demais dependendo do tamanho da sua cena.
Se você importar um modelo do AutoCAD criado em escala real usando metros, por exemplo, a cena chegará no 3ds max muito pequena e o espaçamento do Grid ficará muito grande.
Você pode configurar o espaçamento do Grid e o tamanho dele na vista Perspective usando a janela "Grid And Snap Settings", ela é acessada clicando com o botão direito do mouse sobre os ícones de Snap, pode ser o ícone "Snaps Toggle" marcado em vermelho na imagem ao lado.
Na ficha Home Grid estão as configurações dos Grids nas Viewports.
No item "Grid Spacing" você configura a distância entre as linhas do Grid.
No item "Major Lines Every Nth Grid Line" você define a distância das linhas mestres do Grid, ou seja, as linha mais espessas.
Normalmente elas aparecem a cada 10 linhas finas, para ajudar a contar de 10 em 10.
O item "Perspective View Grid Extent" define o tamanho do Grid na Viewport Perspective.
Com 5 significa que o Grid terá apenas 5 "quadradinhos" para cada lado a partir do ponto zero, formando um Gride de 10 x 10 "quadradinhos".
Na parte inferior da janela você pode definir se deseja que essas configurações sejam aplicadas em todas as vistas, selecionando a opção "All Viewports".
Com a opção padrão, "Active Viewport", apenas a vista selecionada sofrerá a modificação.

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Como filtrar o que será selecionado nas vistas?

Pergunta similares:

*Como selecionar as luzes no projeto sem pegar outros objetos?

*Como selecionar os Helpers de animação sem pegar outros objetos?

*Como congelar o que não deseja selecionar?

Resposta:

Muitas vezes temos diversos objetos na cena, não queremos aplicar o Freeze ou usar os recursos de congelamento por Layers, mas precisamos selecionar apenas um tipo de objetos.
Isso é muito comum em qualquer área, desde maquete eletrônica, para selecionar apenas as luzes da cena, como em animação, para selecionar apenas os Helpers que movem o personagem, sem que toda hora você selecione uma parte que não deseja.
Você pode filtrar o que será selecionável nas Viewports facilmente, basta escolher o item que deseja deixar selecionável na lista All, que aparece na barra superior do 3ds max.
Com a opção All, que vem habilitada por padrão, todos os objetos podem ser selecionados.
Mas se escolher Lights, por exemplo, apenas as luzes poderão ser selecionadas nas vistas da cena.
Se escolher Geometry, apenas os objetos poderão ser selecionados, não vai conseguir selecionar linhas, luzes e câmeras.
Se escolher Shapes, apenas as linhas poderão ser selecionadas.
Com a opção Combo, aparece uma janela onde você poderá definir um grupo de itens que deseja deixar selecionáveis, assim, poderá deixar selecionável apenas luzes e câmeras ou apenas objetos e linhas, por exemplo.

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Como usar o Selection Sets e guardar seleções?

Pergunta similares:

*Eu posso guardar a seleção de objetos para recuperar rapidamente?

*Como adicionar ou subtrair um objeto de uma seleção já criada?

*Eu posso guardar seleções de vértices e polígonos no objeto?

Resposta:

O 3ds max oferece uma ferramenta muito útil para gerenciar seleções, ela se chama Selection Sets e aparece na barra superior do programa, entre os ícones de Snap e Mirror.
São dois itens, o primeiro é o ícone chamado "Edit Named Selection Sets", onde você pode editar e gerencia as seleções.
O segundo é a lista ao lado que vem vazia por padrão. É muito simples de usar, basta fazer a seleção dos objetos na cena, colocar um nome qualquer nessa lista e teclar Enter.
Depois, clicando na setinha para abrir a lista, aparecerá o nome que definiu para a seleção e clicando nesse nome, a seleção será recuperada.
Isso vale também para seleções de Sub-Objects, ou seja, você pode fazer uma seleção de vértices, Edges ou polígonos e guardar essa seleção da mesma forma que expliquei acima, colocando um nome na lista e teclando Enter.
Quando for necessário gerenciar as suas seleções ou fazer alguma edição, você deve clicar no ícone "Edit Named Selection Sets" no lado esquerdo da lista.
Aparecerá a janela Named Selection Sets, mostrada ao lado. Ela oferece ferramentas simples para a edição dessas seleções e você também pode ver os objetos que estão em cada uma.
O nome da seleção e dos objetos podem ser alterados facilmente nessa janela teclando F2.
Você também pode selecionar, na Viewport, um objeto dentro de uma seleção dando um duplo clique sobre ele. Para selecionar todos os objetos de uma seleção, você deve dar um duplo clique no nome dela.
Você pode criar uma nova seleção vazia clicando no primeiro ícone da esquerda.
O segundo ícone retira o objeto selecionado da seleção. Se uma seleção estiver selecionada, ele remove a seleção.
O terceiro ícone, que tem o sinal (+), adiciona na seleção o objeto que estiver selecionado na Viewport.
O próximo ícone, que tem o sinal (-), subtrai da seleção o objeto que estiver selecionado na Viewport.
O quinto ícone, chamado "Select Objects in Set", seleciona na Viewport todos os objetos contidos na seleção.
O penúltimo ícone, chamado "Select Objects by Name", abre a janela Select By Name para selecionar os objetos pelo nome.
E o último ícone deixa marcado em negrito com a cor verde todos os objetos selecionados.
O uso de seleções ajuda muito no trabalho com arquivos complexos, mas é importante sempre colocar nome em tudo.

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