Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem Nota:       |
| Autor |
Mensagem |
 Leandro Oliveira
Moderador

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Março de 2007 Mensagens: 2870 Localização: São Paulo
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 4:20 pm Assunto: Tutorial: GI fake usando AO |
|
| |

Olá pessoal,
Nesse tutorial, explico uma forma simples de simular um GI usando Ambiente Occlusion do
Mental Ray ,
sem fazer composição. O resultado sai direto no render. Quem me ensinou essa técnica foi meu amigo Juliano Castro, da Animassauro.
1 - Insira uma luz Omni comum. Não precisa estar acesa.
2 - Com a Omni selecionada, acesse o painel Modify.
3 - No grupo "Advanced Effects", habilite a opção "Ambient Only"
4 - No grupo "Mental ray Light Shader" habilite a opção Enable e clique no botão None referente ao "Light Shader".
5 - Escolha o shader "Ambiente/Reflective Occlusion (base)"
Pronto. O GI já está pronto. É só renderizar. Para melhorar a imagem, adicione uma Spot para simular a luz direta e uma outra luz, embaixo do piso e em outras posições para amenizar a sombra escura do GI. Eu coloquei também um mr Omni dentro do pote grande pra simular o color bleeding da cor vermelha.
A imagem em anexo exemplifica o dito acima. A outra mostra o render.
ATENÇÃO:
A - Se vc inserir a Omni apagada com o shader AO primeiro, as outras luzes, quando inseridas na cena, estarão com "Mental ray Light Shader" habilitado e não funcinarão. Lembre de desabilitá-lo nas outras luzes.
B - Para configurar o shader Ambient Occlusion, arraste-o para o Material Editor.
Editei essa mensagem (04/06/08) para acrescentar a imagem do ambiente interno onde utilizo essa técnica. Na página 3 deste tópico eu falo mais sobre ela.
Grande abraço, _________________
www.leandrooliveira.com
http://motionpanel.wordpress.com
Editado pela última vez por Leandro Oliveira em Qua Jun 04, 2008 3:42 pm, num total de 2 vezes |
|
|
 |
 danilo_icf
Parceiro da 3D1

Registrado em: Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2006 Mensagens: 2273 Localização: Teresina-PI
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 4:57 pm Assunto: |
|
| |
Ola pessoal da 3d1...boa tarde a todos!
Leandro Oliveira: meu amigo leandro! como sempre arrebentando em MR; cara esta muito legal mesmo esse tutorial.Acho de suma importância para artistas gráficos que usem dos subterfúgios do programa técnicas e alternativas de simulações que minimizem o tempo de render e principalmente otimizem ao máximo ao cena.Com esta tecnica de fake de GI+AO mostra que muitas vezes nem precisa habilitar o GI do render se conhecer bem as outras ferramentas que nos temos no próprio Max.
Isso prova definitivamente a tecla que sempre batemos aqui na familia 3d1: quem domina o software e quem esta sentado na frente dele e domina bem as ferramentas que o mesmo possui;um bom conhecimento dos recursos do programa em suas mais diversas formas e utilidades e sempre proveitoso e principalmente util em termos de desempenho de render.
Com certeza esse tutorial ira me ajudar e a todos os demais colegas com relação a alternativas de iluminação com ou sem GI+AO.Obrigado pela colaboração "Leandro Oliveira".Abraços...xau!

Editado pela última vez por danilo_icf em Dom Abr 26, 2009 2:18 pm, num total de 2 vezes |
|
|
 |
 Leandro Oliveira
Moderador

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Março de 2007 Mensagens: 2870 Localização: São Paulo
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
| |
Muito Obrigado, Danilo.
Espero realmente que mais pessoas se beneficiem dessa técnica da mesma forma que me beneficiou.
Concordo com o que vc disse a respeito de saber as técnicas básicas. Ajudam muito mesmo.
rande abraço, _________________
www.leandrooliveira.com
http://motionpanel.wordpress.com |
|
|
 |
 supermax
Participante Veterano

Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 1840 Localização: Buri
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 2:50 am Assunto: |
|
| |
Muito legal Leandro, o efeito é bem interessante, mas fica difícil de fazer numa cena complexa né?
O André mostra uma técnica muito boa no curso de
Mental Ray
pra fazer GI de boa qualidade só com photons sem FG, é bom pra animação de arquitetura, porque só precisa de 1 cálculo pra cena toda.
Lá ele usa luzes pra fazer o fake e ajudar na iluminação, acho que usando essa técnica ai da luz com AO ficaria interessante junto com os photons. |
|
|
 |
 Leandro Oliveira
Moderador

|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 9:56 am Assunto: |
|
| |
Obrigado, Super.
Sim, conheço a técnica que o André ensina. Pra cena interna pode ser melhor. Essa que eu ensino é mais uma opção para trabalhar. Fica como sugestão. A Omni com o shader do ambient occlusion, faz o papel do domo de luz ou skylight. O bom é que, como é MR, podemos usar materiais próprios dele e efeitos também.
Grande abraço. _________________
www.leandrooliveira.com
|
|
 |
 Marco A.Artacho
Parceiro da 3D1

Registrado em: Sábado, 24 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 1468 Localização: Santos
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 12:03 pm Assunto: |
|
| |
Oi Leandro,
Vc não usa nem FG com essa técnica?
Parabéns pelo tutorial.
Marco. |
|
|
 |
 Leandro Oliveira
Moderador

|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 1:45 pm Assunto: |
|
| |
Obrigado, Marco.
Não. Não usa FG nem GI real. Não existem cálculos com essa técnica. O que a luz omni com o shader AO faz é simular um domo de luz usando MR. Dessa forma, pode-se usar materiais e shaders do MR.
Um abração, _________________
www.leandrooliveira.com
|
|
 |
 [_Serial_]
Parceiro da 3D1

Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Dezembro de 2006 Mensagens: 1385 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 5:30 pm Assunto: |
|
| |
Parabéns Leandro! Poxa, que tutorial interessante e parece ser bem simples. Depois eu vou fazer ele com calma e ver no que dá. Técnica bem interessante também... e parabéns pela iniciativa de partilhar o seu conhecimento, isso é exemplar!
[]'s _________________ Always Outnumbered, never outgunned!
www.daniel3darts.blogspot.com - Atualizado!!! |
|
|
 |
 Leandro Oliveira
Moderador

|
|
|
 |
 magster
Participante Veterano

Registrado em: Terça-Feira, 23 de Março de 2004 Mensagens: 1737 Localização: Vinhedo
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 7:46 am Assunto: |
|
| |
| Legal Leandro, valeu pela contribuição, eu já tinha visto algo parecido no grupo de estudo de mental ray, mas não tinha essa explicação mais detalhada, obrigado. |
|
|
 |
 Leandro Oliveira
Moderador

|
|
|
 |
 Osires Mathoso
Moderador

Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007 Mensagens: 1650 Localização: Londrina Pr
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 9:59 am Assunto: |
|
| |
Olá Leandro.
Muito bom, Leandro. O bom deste tipo de tutorial, como este que voce fez, é que além de explicar dizendo como fazer, também mostra a cena montada, mostrando como foi feita. Assim é bem mais facil de aprender, por causa do apelo visual.
Abraço. |
|
|
 |
 Sérgio Luis
Participante Novato

Registrado em: Domingo, 2 de Março de 2008 Mensagens: 12 Localização: SJC-SP
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 10:22 am Assunto: |
|
| |
Obrigado cara, fiz aqu e gostei muito do resultado,
só um a dúvida,
Não sei porque está gerando muito granulado em uma espécie de sombra que a omni tá gerando.
detalhe: só liguei a sombra no spot
abraço. _________________ www.artser3d.com.br |
|
|
 |
 JVR
Participante Aprendiz

|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 1:00 pm Assunto: |
|
| |
| Oi Leandro...parabÉns Cara! Acho Que Foi Uma das Melhores Dicas, Principalmente Pra Mim Que Estou Fazendo Um Curta, Isso Na QuestÃo de Tempo de Render. Mas SÓ Uma DÚvida...porque A Sombra Sai Um Pouco Granulada? |
|
|
 |
 mucio
Participante Senior

Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2332 Localização: Campinas
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 6:29 pm Assunto: |
|
| |
Ai pessoal, o granulado é pela qualidade do AO, entra lá no shader de AO e aumenta os samples dele que o granulado some.
Coloca 64 ou 128 pra vcs verem, fica lisinho. _________________ Múcio |
|
|
 |
|
Resposta Rápida |
|
|
|
|
|
Buscar mais mensagens sobre: |