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Tutorial: Iluminação externa com Daylight no Mental Ray

Vídeo tutorial mostrando iluminação de cena externa no Mental Ray.

Ver tutorial

Por: new  

Em: 16/12/2011 06:51

Acabei de enviar um novo tutorial: Iluminação externa com Daylight no Mental Ray Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
Muito bom o tutorial! Valeu!
E aí fiote!
A resolução está em 1280 x 768. É só colocar no youtube de 360 para 1080.
Parabéns pelo tutorial new, muito massa kra!!!!!!!!!
muito bom cara, muito explicativo.. nem foi preciso a fala :P
valeu pela contribuição!
só uma pequena dúvida, para que serve o \"extract AO\" que tu marcou?
abraço
\"Experiência é o nome que todo mundo dá aos próprios erros.\" (Oscar Wilde)
Iluminação sempre foi meu ponto fraco, esse seu tutorial vai me ajudar bastante, nunca consegui configuará uma boa cena com esse sistema dayligth, pois sempre ficava com tons amarelado ou azulado sem contraste e brilho, me perco muito no controle de exposição, portanto aproveitando essa oportunidade, tenho algumas pergutas a fazer: como deixar uma parede branca exatamente branca com esse sitema de iluninação e para que serve exatamente o \"\"Final Gader\"?
Valeu pessoal!

Oi Jimi! O \"exact AO\" serve para deixar o ambient occusion mais exato, com isso irá evitar problemas quando for usar mapa de opacidade e materiais com auto iluminação, além disso, o AO não fica com aquela aparencia muito forte nos cantos como se fosse sujeira.
Veja na imagem do link abaixo:
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/17%2814%29.jpg

Nestes outros links eu mostro um pouco mais sobre o ambient occusion que fica embutido no material arch design

http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/12(20).jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/13(16).jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/14(16).jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/15(16).jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/16(12).jpg

E aí Mauricio Rios!

De forma bem simples, o Final Gather é uma das formas de gerar iluminação global nas cenas. A outra forma é usando os photons do GI. A diferença entre os dois é que os photons do GI é mais usado em cenas internas, já o FG é usado tanto em cenas internas (para suavizar o mapa de photons do GI) como em cenas externas. O uso de diffuse bounces é para substituir os photons do GI (já que estes não é comum o uso em cenas externas). O diffuse bounces faz, praticamente, a mesma coisa que os photons do GI, então, ou vc usa um ou outro.

Para ficar fácil de lembrar:

Use os photons do GI em cenas internas
Use o diffuse bounces do FG em cenas externas
Cara é impressionante o seu conhecimento com luzes, mandou muito bem nas explicações, essas dicas me ajudaram muito, parabéns New, obrigado + uma vez e um forte abraço!
opa new. gosto muito de usar seu procedimento de conf. de render e luz, é semelhante com o que eu estudei no curso que fiz, e o resultado é sempre positivo. Parabéns por mais um tutorial de render e luz e continua postando certeza que ajuda muita gente incluindo eu. Obrigado by
ou? E aí gente!
Falam comigo! HE!HE!HE!

Algumas dessas configurações que uso, em alguns casos, não será bom o suficiente para o render final de sua cena, pois eu configuro de uma forma que não fique ruim e que nem demore tanto porque além do max que fica aberto tem também o programa para capturar a tela do computador, e isso pesa. E tem uma outra questão, eu não sei qual pc que a pessoa que está seguindo o meu tutorial, pode ser um com bom desempenho ou não. É por isso que faço configurações moderadas nos tutoriais, porque é para aprender mesmo e a partir disso aprimorar colocando valores um pouco maiores quando necessário em suas cenas. Imagine alguém que está acompanhando um tutorial e ela tem que ficar esperando um bom tempo todas as vezes que for feita os renders de teste. 10 minutos no tempo de render de teste para uma pessoa que já sabe o que está fazendo é uma coisa, mas para alguém que ainda está aprendendo (e que fica ancioso para ver se o resultado do seu render está ou não parecido com o tutorial), estes 10 minutos, é outra coisa.

HE!HE!HE! Qualquer dúvida, estamos aí pra ajudar.

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