Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jeff   ARAPONGAS - PR
mdpontes   Macapá - AC
dpi3d   Recife - PE
marcosp   Balneário Camboriú - SC
NickBoy3D   Breves-Pa - PA

Portfólios Ver Mais

Rafaelart   São Pedro da Aldeia
isac vitor   curitiba - PR
designercris   Paraiba - AC
crishave   Brasil - AC

Animação de teste do Reactor

Por: Andre Vieira  

Em: 17/09/2006 23:25

Oi gente, tudo bem? Com esse lance novo de postar vídeo, eu coloquei no Youtube uma animação que fiz na época do lançamento do Max 6 para testar os recursos novos que vinham no Reactor 2, como o CarWheel e o Ragdoll. Os leitores mais antigos lembram dela, vou postar aqui na mensagem para o pessoal rever e se quiserem, a gente pode comentar sobre as técnicas e os recursos que usei na brincadeira sanguinolenta. :) Abraços
HAHA....legal....o reactor é mesmo muito poderoso pra quem sabe usar! ....a porpósito, notei que o reactor possui vários recursos além do RBCollection e CLCollection (acredito ser os mais usados)...Pra que serve aquelas outras opçoes ??? (CSolver, Hinge, L Dashpot ...etc)
Ainda não tinha visto essa animação, ficou muito legal, realmente o reactor é muito poderoso, ainda mais, por simular em tempo real!!! André, da uma resumida no que vc usou, pra gente, da uma estudada!!!
E ae grande andre, veio nos prestigiar com sua nobre presença amigo. hehehehe Cara adorei essa simulação, ficou joia. Pelo que eu vi vc usou PF pro sangue. Estou certo? Isso é o que da dirigir sem cinto de segurança.
Aceitar críticas constroi!!!
OI gente, tudo bem? Júlio, fico feliz que gostou. Os Collections do Reactor são para guardar e solver os determinados grupos de simulação, como roupa (CLCollection), copos rígidos (RBCollection), corpos maleáveis (SBCollection), cordas (RPCollection) e Mesh deformável (DMCollection). O CSolver é o Constraint Solver, ele serve para solver grupos de Rigid Bodies que se conectam por meio de Constraints. Esses são os Point-Point, Point-Path, LDashpot, ADashpot, Prismatic, etc. Eles conectam copos rígidos que interagem entre si, então, precisa solucionar essa interação com o CSolver. O Hinge faz papel de uma dobradiça e o Ragdoll faz papel de uma junta orgânica. O CarWheel simula uma roda de carro com suspensão. O Fracture simula quebras, o Spring simula molas, o Motor gira algo sempre na mesma rotação, mesmo que tenha resistência, o Wind simula vento e o ToyCar é uma brincadeira que não serve para muita coisa, é melhor fazer com o CarWheel. Gill, fico feliz que você gostou também. Nessa animação eu estava testando os recursos novos do Reactor que tinha acabado de sair no Max 6, então, usei o CarWheel para simular o carro, usei o Hinge e o RagDoll para fazer o corpo dos bonecos. Depois modelei a posta e "joguei" o carrinho lá de cima, fiz uma decida com uma ondulação para o carrinho capotar, mas tive que "jogar" várias vezes até ficar certinho, as vezes saia para fora, as vezes não capotava. Depois de animado, eu apliquei um FFD no corpo do carro e animei para dar uma amassadinha onde batia. O certo era ter mesclado nas textuas também, mas era só brincadeira. O sangue eu queria fazer bem aparente. :) :) Usei sistemas de partículas comuns lincados nos personagens e emitindo faces pequenas con desenhos de gotas vermelhas. Coloquei para emitir quando eles enchem a cara no parabrisa. :) Na pintura do carro eu animei a mesclagem com um mapa Splat para simular o sangue pegando na lataria. Abraços
OI Evandro, tudo bem? Eu estava respondendo o Júlio e o Gil quando você postou. Não posto muito aqui na Galeria porque é um lugar para os leitores mostrarem as imagens, mas com esse lance de animação, vou postar as brincadeiras aqui, aquelas que eu não coloquei na minha galeria na seção pessoal do site. Fico feliz que você curtiu. Agora quero fazer uma com o carro pegando fogo usando aquele seu tutorial. :) Sobre o sangue, eu não lembro se usei na época o Particle Flow ou os sistemas comuns, porque daria para fazer numa boa com os dois. Mas agora que você falou, eu acho mesmo que foi com o PFlow sim, porque ele também saiu no Max 6, na época do Max 5 só tinha como plug-in. Então, eu acho que usei justamente para fazer os primeiros testes com ele. Abraços
Olá André, tudo bem? Ficou muito legal o seu teste de Reactor. Eu gostaria de saber algo sobre a sua animação sobre os dominós, que existe na sua seção especial , onde existe a catapulta. O movimento da catapulta é manual ou você utilizou cordas e contra-pesos com o reactor para executar o movimento dela?
Sergio Feitosa
OI Feitosa, tudo bem? Aquela animação do Dominó deu um trabalho bom, apanhei do Reactor e do Brazil Render naquela brincadeira. Foi ali que eu senti que o Brazil Render precisava evoluir bastante ainda, o V-Ray tinha acabado de sair na época, estava em Beta ainda. O Brazil Render não deu conta de fazer o Motion Blur da corda na catapulta e nos dados, porque ele não tinha Motion Blur próprio e o do Max dava pau junto com ele. Eu tive que fazer a corda e os dados num render separado com Scanline e Motion Blur padrão para compor depois no Combustion. A catapulta foi fácil, animei na mão mesmo, mas os dominós foram bravos, o Reactor 1 errava depois de um tempo, porque as peças que ficavam caidas sobre as outras começavam se interpenetrar. Então, tive que simular por partes, assim, depois de paradas, as peças saiam da simulação. Hoje no Reactor 2 eu acho que não aconteceria este problema, porque tem aquela função de Deactivator. O pior mesmo foi isso de ajustar os Dominós e simular por partes. Abraços
Olá André, tudo bem? Entendi o que você disse. Sobre a brincadeira com o dominó, realmente no Reactor 1 dava estes problemas mesmo, mas no reactor 2 isso foi corrigido. Fiz algumas brincadeiras assim com o dominó ele funciona normalmente, bastando apenas ativar a opção Inative para ele não se movimentar até sua colisão.
Sergio Feitosa
Dessa animação eu lembro... O CarWheel é um plugin, ou já tem no max?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1026, sendo 1 membro(s) e 1025 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.