Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
DanJochims   Goiania-GO - AC
resident11   Piracicaba - SP
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC
carlosbulow   Florianópolis - AC

Portfólios Ver Mais

cironey   Recife - AC
Rhankorr   Carapicuíba - SP
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE

Cobertura SIGGRAPH 2012

Por: Fla3DMadness  

Em: 06/08/2012 23:52

Eae galera. Pois então, depois de dois anos estamos de volta em mais uma SIGGRAPH com uma cobertura exclusiva para o 3D1 direto de Los Angeles.

Dessa vez eu perdi o primeiro dia, ja que o evento começou domingo e cheguei hoje de manha, segunda. Mas eu ja tinha visto da outra vez que o primeiro dia é um pouco parado, assim como foi o segundo dia, ja que a feira mesmo começa amanha.

Mas é sempre um evento ótimo de se estar só pelo clima do lugar, pelas pessoas com que se conversa, é uma injeção de CG na veia. E de relevante mesmo hoje teve uma palestra sobre o ensino da computação, com o resultado de uma pesquisa nos eua e japão que revelou eles tem os mesmos problemas basicos que temos aqui, e no final teve um debate muito bom com nomes de peso.

Estou postando algumas coisas no google+, me procurem la e avisem que sao do 3d1 que eu libero o acesso aos posts em tempo real, tem que ser lá pois é mais agil e não gosto do facebook.
Para quem quiser me adicionar: https://plus.google.com/113583884105380267830

Então esta dado o inicio, em breve novidades!

Flavio
Oi Flavio,

Posta as imagens normalmente, só não está aceitando links externos.

Quando vc postar clica no botão Enviar imagem - Procurar - carrega a imagem tem que ter até 512k depois vc clica no botão Enviar o site vai mostrar a miniatura da imagem se estiver correto vc clica no botão - Enviar novamente e sua imagem já vai ser anexada.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att, Elis
Ola pessoal.

Ontem foi o terceiro dia da siggraph, e foi o dia que iniciou a exibition, a feira como chamamos, e é quando as coisas começam a ficar mais agitadas e aí temos mais coisas ainda acontecendo em paralelo, ficando impossivel acompanhar tudo o que acontece. Estive aqui em 2010 e novamente vejo que o ideal é se planejar e escolher bem o que vale assistir.

Bom, comecei o dia escolhendo uma palestra de peso, com artistas da Dreamworks, Blue Sky e Pixar, um na sequencia do outro apresentando como foi feita uma cena de um filme deles. Primeiro a equipe da Dreamworks falou sobre a cena do gato de botas subindo pelo pé de feijão, das diculdades de fazer a planta crescendo, subindo e se enrolando. Como de costume em grandes produções, algumas ferramentas proprietárias foram desenvolvidas para lidar com as dificuldades dessa cena, evitando problemas como uma malha atravessando a outra, textura esticando entre outros problemas, e ainda deixando a cena bonita e com movimento natural. Apesar de parecer uma tarefa simples, tratava-se de uma cena longa e com closes de camera na planta. Em seguida a equipe da Blue Sky falou sobre a criação do mar no Era do Gelo 4, com diversas cenas e situações diferentes. O que chamou a atenção foi o fato de, pelo fato deles usarem um renderizador raytracer próprio, não era viável utilizar displacement. Portanto o oceano todo foi feito com geometria e deformadores. Para capturar os detalhes, a malha era subdividida de acordo com a distância em relação à camera: quanto mais próximo, mais poligonos, evitando detalhar uma parte da malha que apareceria longe. As simulações de interação entre a balsa que os personagens usam e a malha da água era feita no Houdini de forma procedural e interagindo com o Maya onde eram feitas as animações da água e do barco, novamente com diversas ferramentas proprietárias desenvovidas no estudio. O render e shading também é todo com ferramentas próprias usando raytrace, calculando o volume de água para um resultado realista, de modo que quanto mais fundo, mais escura é a àgua, equanto que na cena em que eles chegam na praia ela deveria ter outra aparencia. Água também foi o destaque na apresentação da Pixar, mostrando uma cena do Brave que se passa em um rio. Outra semelhança é o fato das simulações serem feitas no Houdini, nesse simularam a água correndo pelo rio e interagindo com os personagens. Por outro lado o render evita o uso de raytrace e abusa de displace e em alguns casos de render volumetrico a partir das particulas geradas na simulação, aqui é importante observar como os dois estudios usam duas abordagens diferentes para um problema semelhante, seguindo o que é mais adequado em cada workflow.
Para não deixar o post muito extenso, no resto do dia começamos a visita à feira, como já estive aqui em 2010 vi que algumas coisas se repetem, parece que não há muito espaço para grandes novidades. Apresentação das novidades dos softwares conhecidos, hardwares mais potentes, escolas tentando arrebanhar alunos e alguns estandes de motion capture e impressoras 3D. Pra mim a parte interessante é poder conhecer pessoalmente algumas pessoas que conhecemos virtualmente, como o Bobo ( Borislav Petrov), famoso para quem estuda o maxscript e usa os softwares da Think Box como o Krakatoa, Deadline e Frost, este ultima é o que estava sendo apresentado na foto. O maior e um dos mais movimentados é o estande da Autodesk, que pra mim não tinha nada de muito interessante. Enquanto que o da Pixar era bem bonito e interessante, sempre com brindes muito disputados, espero amanhã conseguir um. Outro que me chamou a atenção foi do Houdini, um estande pequeno, um software muito complexo mas atraindo muita atenção, talvez pelo fato de todas as grandes produtoras afirmarem estar usando ele na área de efeitos.

Por enquanto é isso, esse post chegou atrasado pois é sobre a terça na SIGGRAPH, mais tarde tentarei fazer o de quarta e logo mais a Elis anexa as fotos. Qualquer duvida fiquem à vontade pra perguntar.

Abs,

Flavio

A foto ta ruim, mas vale pela sequencia de palestras: Dreamworks, sobre o gato de botas, Blue Sky sobre era do gelo 4 e na foto a equipe da Pixar falando sobre o brave, cada um contou como foi feita uma cena de cada filme.

Foto 02 - Entrada da feira.
Para quem conhece, esse é o Borislav Petrov, conhecido como bobo, falando sobre o frost. Não entendeu? Ok, pule para o proximo post...
Hall de entrada sul.
Evento CG in Latin America. Foi bom para fazer contatos.
Stand da Autodesk. Grande e movimentado como sempre, mas pra mim com nada de muito interessante.
Stand da Pixar, bem bonito e interessante.
Stand do Houdini, pequeno mas despertando grande interesse, talvez um dos destaques por fazer parte do pipeline das grandes produções na área de vfx, inclusive na pixar ele esta presente.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707745.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 439, sendo 15 membro(s) e 424 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lucas Reis, Sergio1987, Archiviz, Hot, Duda, WinterPT, Pedro Juliato, rodolfosantos3d, Felipe Duarte, mbranco, Nuno, thiagomaka, JMDesign, Osvaldo Arquiteto, Abilio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.