Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

LeandroFca   Camboriú - Santa Catarina
Alexandro   Cascavel - PR
juniorturino   São Paulo - SP
Edson   Salvador-Bahia - BA
Eddy   Toledo - Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

Tataum   Rio Preto SP
Jackao   Cianorte-pr - PR
johndrigo   uberlandia
luisrosenstock   Joinville-SC

Tutorial sobre pós-produção de maquete

O site Arqui9 publicou um ótimo vídeo tutorial sobre pós-produção de imagem de maquete criada no 3ds max com o V-Ray, onde o autor explica como tornar a imagem realista aplicando elementos e vegetações usando o Photoshop.

Veja abaixo o vídeo tutorial explicando como fazer a pós-produção de uma imagem de maquete criada no 3ds max com o V-Ray, onde o autor mostra como tornar a imagem realista aplicando elementos e vegetações usando o Photoshop.

Como alguns leitores têm perguntado sobre pós-produção para tornar a imagem realista, vale lembrar que essa não é a melhor alternativa para obter imagens realistas, o ideal é conhecer bem o renderizador que escolheu para trabalhar e assim poder tirar a imagem realista com praticamente todos os elementos diretamente do 3ds max, deixando apenas pequenas correções para fazer no Photoshop, pois imagine se tivesse que animar essa imagem, seria dificílimo obter o mesmo resultado com tanta colagem na pós-produção, note também que dominando bem o renderizador no 3ds max, é o computador que ficará trabalhando para você durante a renderização em vez de você ter que passar horas se dedicando à composição da imagem.

A pós-produção deve ser usada para correção de cores, brilho e contraste, ajuste fino da exposição, aplicação de efeitos que seriam demorados para renderizar em 3D como Depth of Field, Chromatic Aberration e Motion Blur, além de adicionar certos elementos para aumentar os detalhes, as vezes pessoas ou vegetações que aparecem em primeiro plano.

Se for para tirar uma imagem super simples do 3ds max apenas para ter os traços principais da maquete para refazê-la no Photoshop, como mostra a imagem original do autor do vídeo renderizada no 3ds max com o V-Ray, nem precisava usar o V-Ray, poderia usar o Scanline ou até o QuickSilver para obter esse resultado.

Quem somente consegue obter boas imagens graças a muita pós-produção, significa que não domina bem o renderizador, portanto, foque no aprendizado do renderizador para conseguir imagens realistas com muito mais facilidade, deixando o trabalho pesado para o computador e não para você, além da imagem poder ser animada com o mesmo realismo.

O Photoshop é muito importante na produção de qualquer trabalho em 3D, desde o tratamento das texturas até a finalização da imagem, mas não vale a pena produzir praticamente a imagem inteira nele.

Você pode estudar todos os recursos do Photoshop com o vídeo curso da 3D1 clicando aqui.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 998, sendo 1 membro(s) e 997 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.