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Plug-ins GratuitosRecomendar

Nesta seção estão reunidos os melhores Plug-ins gratuitos para o 3ds max.

O que são plug-ins:
São pequenos programas que adicionam novas funções no 3ds max, normalmente efetuam operações que não poderiam ser feitas com os recursos padrões ou seria muito trabalhoso.

Como usar plug-ins:
Copie o(s) arquivo(s) do plug-in para a pasta Plugins do 3ds max, o novo plug-in será lido quando iniciar o programa , você também pode carregar o plugin com o programa funcionando pelo menu Customize > Plugin Manager.
Os plug-ins aparecem em diversos lugares do 3ds max dependendo da sua função.

Mais Plug-ins:
Se você não encontrou o Plug-in que procurava aqui na 3D1, o site Max Plug-ins possui o maior acervo de Plug-ins gratuitos para o 3ds max.

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Water 2

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Plugin de Harald A. Blab para criar círculos concêntricos num mapa procedural de acordo com a incidência de partíuclas sobre ele, é muito interessante para simular ondulações na água criada por pingos de chuva. O plugin aparece na lista do Material/Map Browser dentro do Material Editor. Você pode usar como mapa de diffuse e como mapa de Bump. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.


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Tags: Animação,Texturização

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Relief Mapping

Autor: Fábio Policarpo
e-mail/site:http://fabio.policarpo.nom.br/relief/index.htm

Ótimo plugin de Fábio Policarpo, um dos melhores engenheiros de software do país, para criar Displacement sem subdivisão da malha 3D, reduzindo muito o custo de memória e o tempo de render. É um super Bump que permite reproduzir fielmente saliências complexas, inclusive nas bordas dos objetos, usando Normal Map e Height Map, interagindo com o mapeamento, sombras e reflexos do material. Fábio Policarpo desenvolveu esta ótima técnica para melhorar a qualidade gráfica dos jogos, criando relevo de verdade, mas pode ser usado no render padrão e no V-Ray, O plugin aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.


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Tags: Texturização

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Scene Manager

Autor: Marse Khadiyev e Chris Thomas
e-mail/site: www.ibmr.net/SceneExplorer/

Plugin escrito por Marse Khadiyev e Chris Thomas para criar uma nova forma de gerenciamento da cena, que pode ser muito útil em cenas complexas, cheias de objetos, Constraints e hierarquias. O plugin oferece uma nova janela de seleção que pode ser toda customizada, aceita ficar flutuando sobre as Viewports ou ancorar em qualquer canto. Essa janela mostra tudo que estiver presente na cena detalhadamente, permitindo que faça operações, como colocar em Hide, desativar links, trocar de Layes, manejar as luzes, os materiais e tudo mais. O plugin cria um novo menu na parte superior do programa, contendo o comando para abrir a janela. As DLLs que acompanham o arquivo, devem ser mantidas na pasta plugins do 3ds max.


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Tags: Diversos

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L-System

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Ótimo plugin escrito pela Blur na época do Max 4 para criar uma animação de planta, depois distribuiram gratuitamente na internet. L-System é um sistema de modelagem que usa expressões matematicas e códigos próprios para criar fractais complexos, estas expressões definem os caminhos das ramificações e permitem criar muitas formas, como plantas, cristais, fractais, veias, formas orgânicas diversas, moluscos, moléculas, entre outros.
O plug-in oferece parâmetros para animação do crescimento do objeto, o que torna o sistema ainda mais interessante e versátil.
O plug-in é bem simples e aparece na lista do painel Creat, basta criar o objeto na Viewport e clicar no botão Edit para escrever a expressão.
No Arquivo Zip tem arquivos com expressões prontas para você carregar no plug-in e gerar objetos sem precisar escrever a expressão, mas também podem ser usados para aprender como escrever, pois tem uma descrição das funções no código.
Nos documentos do plug-in você também encontra a lista dos códigos e links para mais informações sobre as expressões usadas neste sistema.


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Tags: Modelagem

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MadCar

Autor: Andrey Kozlov
e-mail/site: www.karba.eol3d.com/Plugins/MadCar/

Plug-in maravilhoso escrito por Andrey Kozlov para animar veículos de 4 rodas no 3ds max. Em termos de tecnologia o Madcar é um dos melhores plug-ins para o Max, pois ele permite "dirigir" o carro em 3D com as setas do teclado, com o mouse ou até com joystick. Só plug-ins comerciais permitem fazer isso, como os plug-ins da Craft Animation e o Vehicle Studio.
O plug-in aparece na lista do painel Creat e cria um Gizmo na Viewport, depois é necessário aplicar o Controller MadCar no corpo do carro e nas rodas, ele aparece no menu Motion e tem as opções para definir qual parte do carro se refere.
Os parâmetros do plug-in já estão pré configurados para centímetros, portanto, fica mais fácil se a escala estiver em centímetros. No link do site do autor você encontra uma cena e um vídeo de exemplo.



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Tags: Animação

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Displays

Autor: Tom Hudson
e-mail/site: http://max.klanky.com

Plug-in escrito por Tom Hudson para criar mostradores de diversos tipos, como Displays de relógios, calculadoras, painéis digitais e similares. O plugin aparece na lista do painel Creat > Geometry e você encontra diversos parâmetros para configurar o seu aspecto, portanto, ele não cria os Displays com texturas, são gerados com geometria 3D de verdade. Os IDs das partes já ficam separados para aplicar materiais Multi/Sub-Object, o plug-in já oferece uma livraria com materiais deste tipo para os Displays.


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Tags: Animação,Texturização

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Greeble

Autor: Tom Hudson
e-mail/site: http://max.klanky.com

Ótimo plugin escrito por Tom Hudson para extrudir todos os polígonos da malha em forma de prédios, é muito útil na criação de cidades, em testes de radiosidade, de efeitos de iluminação e na confecção de objetos mecânicos. O plugin aparece na lista do painel Modify e você pode configurar a altura e os detalhes dos prédios nos seus parâmetros.


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Tags: Modelagem

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Wake

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para simular ondulações criadas por veículos marítimos. Ele aparece na lista do painel Creat>Space Warps, o plugin cria um Gizmo circular que distorce a malha do outro objeto. Como é um Space Warp, você deve lincar o Gizmo com o Plane usando o Bind to Space Warp. É necessário animar o Gizmo pela superfície para ver a deformação, igual um barco faria, por exemplo, obviamente o Plane deve ter muitos segmentos para deformar com qualidade. Você pode ajustar a formação das ondas nos parâmetros do plugin no menu Modify. Ele também oferece uma outra opção como modificador na lista Modify, é útil para aplicar em seleções de sub-objects.


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Tags: Animação,Modelagem

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TranslucencyMod

Autor: Grant Adam
e-mail/site: http://www.rpmanager.com/otherGear.htm

O TranslucencyMod é um ótimo plug-in para simular o efeito de translucência usando Vertex Color, ele faz tudo automaticamente, mas depende do procedimento correto para funcionar. Primeiro você deve aplicar o Assign Vertex Color, que fica no menu Utilities, e clicar no botão Assign to Selected. Em seguida, você aplica o TranslucencyMod, que fica no menu Modify, e clica no botão Toggle Vert Colors. Este objeto deve receber um material com o mapa Vertex Color no Diffuse, o ideal é usar um Gradient Ramp com a opção Mapped e o mapa Vertex Color como Source Map. O plug-in funciona perfeitamente no Mental Ray, se aplicar um Vertex Color também no canal Self-Illumination, o objeto pode até emitir luz no Mental Ray.


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Tags: Texturização

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Path Cylinder

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para extrudir um cilindro por uma linha, é muito útil para animar a formação dessa extrusão e simular escrita, por exemplo, no Max teria que animar pelo gráfico de escala do Loft, que é mais trabalhoso. O plugin aparece na lista do painel Creat>Geometry, basta criar o Path Cylinder, aplicar a linha de escrita no botão do seu menu, aplicar o Modify PathDeform do próprio Max em cima e escolher a mesma linha no botão dele. Você anima a extrusão no parâmetro % of Path do Path Cylinder. Também é possível criar pontas ao redor da extrusão.


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Tags: Animação,Modelagem

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