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Nesta seção estão reunidos os melhores Shaders de Mental Ray compatíveis com o 3ds max. No site dos desenvolvedores você pode encontrar outros Shaders para baixar e versões mais atualizadas.

O que são Shaders:
Shaders são componentes para criar determinados efeitos em materiais, luzes, câmeras e na renderização com o Mental Ray.

Como usar Shaders:
Os Shaders são compostos por dois arquivos, um DLL e um MI, este último descreve a interface no programa. O arquivo DLL deve ser copiado para a pasta 3ds max > Mentalray > Shaders_autoload > Shaders. O arquivo MI deve ser copiado para a pasta 3ds max > Mentalray > Shaders_autoload > Include. Após o 3ds max 2011 o caminho mudou para Mentalimages > Shaders_autoload > Mentalray.

Mais Shaders:
Se você não encontrou o Shader que procurava aqui na 3D1, o site Max Plug-ins possui o maior acervo de Shaders gratuitos para o Mental Ray do 3ds max.

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DL3D XRay Texture

Autor: David Lanier
e-mail/site: http://dl3d.free.fr

Shader escrito por David Lanier que oferece um material com Falloff para simular Raio X. No XSI não é tão simples aplicar Falloff como no 3ds max, o Shader foi escrito inicialmente para ele.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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BA RGB Shadow

Autor: Holger Schönberger
e-mail/site: www.binaryalchemy.de

Shader escrito por Holger Schönberger para renderizar um Matte branco com as sombras impressas, ele aceita sombras cinzas e coloridas.

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material

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DT3D Lafortune

Autor: Miguel A. Santiago Jr.
e-mail/site: www.digiteck3d.com

Shader escrito por Miguel A. Santiago Jr. que oferece um material do tipo Lafortune, o exemplo ao lado não é adequado para demonstrar este efeito, você pode ter mais informações no endereço www.graphics.cornell.edu/pubs/1997/LFTG97.html

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material

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Anisotropic

Autor: Yannick Puech
e-mail/site: http://ypuechweb.free.fr

Shader escrito por Yannick Puech para criar material anisotrópico.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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TranVol

Autor: Andy Hayes
e-mail/site: www.andymator.co.uk

Shader escrito por Andy Hayes que oferece um material completo, incluindo Shadow Shader, para criar Sub Surface Illumination (SSI) e Ambient Occlusion.

Tipo de Shader: Material Shader e Shadow Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material,Shadow

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Wood

Autor: Yannick Puech
e-mail/site: http://ypuechweb.free.fr

Shader escrito por Yannick Puech para oferecer um mapa procedural 3D do tipo Wood, permitindo simular vários tipos de madeira.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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Wood 2

Autor: Yannick Puech
e-mail/site: http://ypuechweb.free.fr

Shader escrito por Yannick Puech para oferecer um mapa procedural 3D do tipo Wood.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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JS Wood

Autor: Jan Sandström
e-mail/site: www.pixero.com

Shader escrito por Jan Sandström para oferecer um mapa procedural 3D do tipo Wood, permitindo simular diversos tipos de madeira, ele é baseado no Shader Oak de Larry Gritz para o Renderman.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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Whirly

Autor: G. Mohan
e-mail/site: www.angelfire.com/art2/tachy0n/

Shader escrito por G. Mohan que oferece um mapa procedural do tipo Worley Noise muito versátil, ele tem controle sobre todos os aspectos de criação e permite produzir qualquer tipo de padrão deste estilo.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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Dots

Autor: Stephen Gustafson
e-mail/site: sgustafso@hotmail.com

Shader escrito por Stephen Gustafson para oferecer um mapa procedural do tipo Dots, útil para criar materiais salpicados, repleto de pontinhos, como materiais enferrujados, por exemplo.

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material

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