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Nesta seção estão reunidos os melhores Shaders de Mental Ray compatíveis com o 3ds max. No site dos desenvolvedores você pode encontrar outros Shaders para baixar e versões mais atualizadas.

O que são Shaders:
Shaders são componentes para criar determinados efeitos em materiais, luzes, câmeras e na renderização com o Mental Ray.

Como usar Shaders:
Os Shaders são compostos por dois arquivos, um DLL e um MI, este último descreve a interface no programa. O arquivo DLL deve ser copiado para a pasta 3ds max > Mentalray > Shaders_autoload > Shaders. O arquivo MI deve ser copiado para a pasta 3ds max > Mentalray > Shaders_autoload > Include. Após o 3ds max 2011 o caminho mudou para Mentalimages > Shaders_autoload > Mentalray.

Mais Shaders:
Se você não encontrou o Shader que procurava aqui na 3D1, o site Max Plug-ins possui o maior acervo de Shaders gratuitos para o Mental Ray do 3ds max.

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BA Texture Cell3D

Autor: Holger Schönberger
e-mail/site: www.binaryalchemy.de

Shader escrito por Holger Schönberger para oferecer um mapa procedural tipo Cellular, mas permite modificar bastante sua aparência e obter outros padrões.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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DL3D Cellular Texture

Autor: David Lanier
e-mail/site: http://dl3d.free.fr

Shader escrito por David Lanier para oferecer um mapa procedural do tipo Fractal Worley.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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BA Texture Fractal 4D

Autor: Holger Schönberger
e-mail/site: www.binaryalchemy.de

Shader escrito por Holger Schönberger para oferecer um mapa procedural 3D do tipo Perlin com controle de fractal e turbulência. A quarta dimensão indicada no nome é o tempo, se animar, cada unidade de tempo modificará uma unidade nas coordenadas UVW.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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KA TurbulenceRGB

Autor: Kim Aldis
e-mail/site: www.aldis.org.uk

Shader escrito por Kim Aldis para oferecer um mapa procedural do tipo Turbulence.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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KA NoiseRGB

Autor: Kim Aldis
e-mail/site: www.aldis.org.uk

Shader escrito por Kim Aldis para oferecer um mapa procedural do tipo Noise.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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Ripple

Autor: Yannick Puech
e-mail/site: http://ypuechweb.free.fr

Shader escrito por Yannick Puech que oferece um mapa Ripple exclusivo para usar no Displacement.

Tipo de Shader: Displacement Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Displacement

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Noise Displacement

Autor: Yannick Puech
e-mail/site: http://ypuechweb.free.fr

Shader escrito por Yannick Puech que oferece um mapa Noise exclusivo para usar no Displacement.

Tipo de Shader: Displacement Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior



Enviado por: Andre Vieira

Tags: Displacement

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Ctrl Rays


Autor: Francesca Luce
e-mail/site: lucefrancesca@hotmail.com

Shader escrito por Francesca Luce que permite controlar a ação de diversos recursos do render por material, excluindo ou alterando o material dos cálculos de Reflection, Refraction, Transparency, Shadow, Final Gather e Precalculations, assim, você pode ganhar muito tempo em cenas complexas. No exemplo ao lado, toda a cena foi calculada com qualidade, apenas o Teapot foi excluído do pré-cálculo de Final Gather.

Tipo de Shader: Material
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material

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RayType

Autor: Horvátth Szabolcs
e-mail/site: www.pixero.com

Shader escrito por Horvátth Szabolcs que permite atribuir vários tipos de Shaders para controlar o cálculo de diversos recursos do render, como Eye, Reflection, Refraction, Light, Shadow, Environment, Final Gather e Photon. Você também pode excluir o material do cálculo destes recursos. No exemplo ao lado, o Teapot da esquerda não participou dos cálculos de Final Gather, enquanto que, o Teapot da direita e todo o resto da cena participaram.


Tipo de Shader: Texture Shader


Enviado por: Andre Vieira

Tags: Texture

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JS MultiLayers

Autor: Jan Sandström
e-mail/site: www.pixero.com

Shader escrito por Jan Sandström que funciona igual aos Layers do PhotoShop, ele permite compor até 30 Layers com opacidade e 19 tipos deferentes de mesclagem, também pode controlar cada Layer com 4 modos de Alpha.

Tipo de Shader: Material
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

Enviado por: Andre Vieira

Tags: Material

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