Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
ti_roc   Mauá, SP - AC
Alexandro   Cascavel - PR
Ricardo 3D   Brasil - BA

Portfólios Ver Mais

JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC
Joao Neto CG   Recife PE - PE
Vynycius   Petrópolis

Tutoriais - 3ds max plug-ins

Renderizando cenas exteriores com o V-Ray

Essa é uma tradução feita pelo usuário ricardo_duarte de um tutorial criado pelo artista Hao Ke La (http://lakehao.home.comcast.net/). Se algém quiser entrar em contato com o autor, pode mandar um email para [email protected]

Este tutorial mostrará como iluminar uma cena externa com V-Ray. Começando este modelo, como podem ver, é muito simples. As texturas foram também aplicadas no modelo.

nota : Todos os materiais foram criados com materiais V-Ray
Luz do Sol (Sun Light)

Criando uma target direct light, colocando onde você quiser que o sol esteja.Nesse caso, eu coloquei diretamente acima da construção.(imagem abaixo). Segue também a configuração do sol.
(Skylight)

Criando outra target direct light, colocando-a no mesmo local da luz do sol (um pouco mais acima - pouca coisa mesmo - veja na imagem). Segue também os settings da skylight.

*nota : A cor do sol e da skylight é com você. Dependendo de como se queira o tipo de dia e iluminação
Teste de Render:
Primeiro,você precisa configurar o Vray render como o renderizador do Max. Mantenha o tamanho da imagem pequeno (entre 500 de altura).
Na aba Renderer, vá em Global Switches. Desligue as luzes default do Max.

Na aba Image Sampler (AA) Anti Aliasing: escolha Fixed rate, Subdivis 1 , para o teste de render.
Em AA filter : Escolha Area
Marque ON (ligue) Indirect Illumination (GI).Marque também os bounces 1 e 2 como as figuras ao lado.

? 1st bounces : Irradiance map (low preset)

? 2nd bounces : Quasi-Monte Carlo (default settings)
Environment e Color mapping (Aba Enveronment e VRay:G-Buffer/Color mapping) deixe como na imagem.
Renderize e veja o resultado
Vá em Indirect Illumination (GI) e baixe um pouco os valores dos bounces.
Eu salvei a imagem como .TGA para que eu pudesse adicionar o céu no photoshop e controlar melhor o (color balance) entre o render e o céu atrás.

Agradecimentos especiais ao usuário \"ricardo_duarte\". Se alguém encontrar algum erro por favor entre em contato comigo, por MP ou por email.

Apesar das novas versões do Vray apresentarem uma ótima solução de Sun / Sky fica aqui uma outra maneira de iluminar uma cena externa.
Espero que gostem dessa técnica.

Abraços

caroti

Faça o login para poder comentar

Marcelo Rezende Comentou em 28/09/2011 09:53 Ver comentário
ricardo duarte Comentou em 16/06/2011 17:25 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707789.

Total de membros registrados: 135367

Últimos membros registrados: magreello, gareddure, AHaHallex, Chifekenneth , dsabavda, sunitabhandariji, Nawari026, avol.

Usuário(s) on-line na última hora: 732, sendo 26 membro(s) e 706 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cadwillem, Thiago, Willmitnick, marcoscgart, nildoe, Lucas Reis, Jorge Henrique, Eduardo Ramos, Augusto Peixoto, Vitoria Luiza , Joao Barreto, Ronaldo Junior, Le_Andro, Moura, Hot, Reinaldo Silva, Thiago Couto, Carla Franco, Gabriel, AHaHallex, Abilio, Pedro Juliato, Nuno, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.