Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
Rene   Pedro Leopoldo MG - MG
Gui Silva   cotia - SP

Portfólios Ver Mais

carlacolombo   São José do Rio Preto - AC
FIERRE   Cascavel PR
Street360   Brasil - SP
ttnunes   Brazil, São Paulo - SP

Tutoriais - 3ds max plug-ins

Estudo do Color Mapping do V-Ray

Olá pessoal, como estão vossos 3d no Vray?? Preparei este material para esclarecer algumas dúvidas (que eram minhas também) sobre o uso do Color Mapping. Neste estudo abrangi dois tipos comuns de iluminação interna.
O Primeiro teste foi feito com um detalhe de uma cozinha montada para o este fim. No final das contas acabei montando uma cena completa para ela. Nesta cena explorei uma iluminação bem indireta, com luzes artificiais e um clima tecnológico , justificado pelos metais e tons azulados da iluminação. Para esta primeira bateria de testes utilizei 3 tipos de mapeamento (Exponential, HSV Exponential e Linear Multiply)

O Segundo teste explorei uma cena com uma luz bem natural, puramente solar e direta. Tentei dar um ar mais quente a esta imagem com tons amarelados e áreas de luz bem estouradas. Para esta segunda bateria de testes utilizei apenas 2 tipos de mapeamento (Exponential e HSV Exponential).
Em ambos os testes percebemos claramente que uma boa setagem do Color Mapping pode tornar a iluminação ideal no entanto a má setagem pode literalmente acabar com uma cena. Ao final coloquei algumas imagens minhas e suas setagens de Color Mapping.
Espero que gostem.



Teste 01 - Cozinha

Setagem constante para todo o teste:
Global ilumination:
- Saturation - 1,3
- Contrast 1,05
- Primary Bounces Irradiance map low (1,1)
- Secundary Bounces Light cache subdivis 500 (0,9)
Exponential

Cena 01

Dark Multipler 1
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Bright Multipler 1
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:24] e [ 00:35]
Render Time 14:02










Cena 02

Dark Multipler 1,5
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Bright Multipler 1
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:26 ] e [ 00:37 ]
Render Time 14:05









Cena 03

Dark Multipler 2
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Bright Multipler 1
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:28 ] e [ 00:38 ]
Render Time 14:15



Cena 04

Bright Multipler 1,5
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Dark Multipler 2
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:29 ] e [ 00:41 ]
Render Time 15:42




Cena 05

Bright Multipler 2
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Dark Multipler 2
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:29 ] e [ 00:47 ]
Render Time 14:05




Neste teste pude perceber que o Exponential é de fato um das melhores opções para mapeamento. Mesmo com valores altos nas vray lights nem uma cena teve a iluminação muito estourada.
Podemos notar que quando o valor do Dark Multipler aumenta, as áreas em que as Vray lights não atingem ficam mais claras. Quando aumentamos o valor do Bright Multipler, estouramos mais a área que recebe diretamente influencia das luzes.
Linear Multiply

Cena 06

Dark Multipler 1
Bright Multipler 1
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:28 ] e [ 00:41 ]
Render Time 17:11




Cena 07

Dark Multipler 2
Bright Multipler 2
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:51] e [ 01:15]
Render Time 18:30




Abreviei este teste em apenas duas imagens. Ao meu ver o comportamento do Linear Multiply não é muito agradável em cenas deste tipo. Não ocorre uma boa difusão na iluminação, isto é, áreas estouradas e áreas escuras, quase sem luz em uma mesma
imagem.
HSV Exponential

Cena 08

Dark Multipler 1
Bright Multipler 1
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:25] e [ 00:35]
Render Time 14:02









Cena 09

Dark Multipler 2
Bright Multipler 2
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:30] e [ 00:43]
Render Time 16:17

Cena 10

Dark Multipler 1
Bright Multipler 2
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:28] e [ 00:41]
Render Time 16:29






Cena 11

Dark Multipler 2
Bright Multipler 1
Condição Variavel
Dados de tempos coletados
Light cache 00:33
Irradiance [ 00:27] e [ 00:37]
Render Time 14:07

O HSV Exponential é o mais comum dos 3 tipos de mapeamento testados. Com certeza da a maior difusão na iluminação no entanto não consegui um contraste elevado, o que muitas vezes é desejado em uma cena. Em contrapartida a saturação dos mapas no hsv é maior. Creio que para atingir um branco legal em uma cena o Exponential é uma opção mais agradavél. Notei uma similaridade grande entre o HSV e o Exponential.
Teste 02 - Sala

Setagem constante para todo o teste:
Global ilumination:
- Saturation - 1
- Contrast 1
- Primary Bounces Irradiance map low (1)
- Secundary Bounces Light cache subdivis 600 (1)
Luz direct com valor 2
SKY habilitado
Vray light na janela
Exponential

Cena Base

Cena 01

Condição Variavel
Dark Multipler 1
Bright Multipler 1















Cena 02

Bright Multipler 1,8
Condição Variavel
Dark Multipler 1

Cena 03

Bright Multipler 2,6
Condição Variavel
Dark Multipler 1


















Cena 04

Bright Multipler 3,2
Condição Variavel
Dark Multipler 1
Exponential

Cena Base

Cena 01

Condição Variavel
Dark Multipler 1
Bright Multipler 1















Cena 05

Condição Variavel
Dark Multipler 1,8
Bright Multipler 1

Cena 06

Condição Variavel
Dark Multipler 2,6
Bright Multipler 1

















Cena 07

Condição Variavel
Dark Multipler 3,2
Bright Multipler 1
Exponential

Cena Base

Cena 01

Condição Variavel
Dark Multipler 1
Bright Multipler 1

















Cena 08

Condição Variavel
Dark Multipler 1,8
Bright Multipler 1,8
Cena 09

Condição Variavel
Dark Multipler 2,6
Bright Multipler 2,6

















Cena 10

Condição Variavel
Dark Multipler 3,2
Bright Multipler 3,2

Mais uma vez podemos comprovar que o Exponencial é um bom mapeamento. Com ele é mais fácil criar uma luz estourada do que com o HSV, no entanto a saturação é bem mais fraca.
Cena 03

Condição Variavel
Dark Multipler 1
Bright Multipler 2,6

















Cena 04

Condição Variavel
Dark Multipler 1
Bright Multipler 3,2
HSV Exponential

Cena Base

Cena 01

Condição Variavel
Dark Multipler 1
Bright Multipler 1


















Cena 05

Condição Variavel
Dark Multipler 1,8
Bright Multipler 1
Cena 06

Condição Variavel
Dark Multipler 2,6
Bright Multipler 1

















Cena 07

Condição Variavel
Dark Multipler 3,2
Bright Multipler 1

HSV Exponential

Cena Base

Cena 01

Condição Variavel
Dark Multipler 1
Bright Multipler 1

















Cena 08

Condição Variavel
Dark Multipler 1,8
Bright Multipler 1,8
Cena 09

Condição Variavel
Dark Multipler 2,6
Bright Multipler 2,6


















Cena 10

Condição Variavel
Dark Multipler 3,2
Bright Multipler 3,2

Nesta cena o HSV deu um tom mais aveludado as superficies e mostrou um controle legal sobre a distribuição da luz. No entanto não delineou muito bem a sombra da janela no chão em nem um dos casos.
Segue algumas cenas com as suas setagens principais







Color Mapping - Exponential
Dark Multipler - 1,6
Bright Multipler - 2,0
GI Engine - IM (1,1) e LC (0,9)
GI Saturation - 1,4
GI Contrast - 1,2
Luz Direct - 1,8















Color Mapping - HSV Exponential
Dark Multipler - 1
Bright Multipler - 1
GI Engine - IM (1) e LC (1)
GI Saturation - 1
GI Contrast - 1
Luz Direct - 6












Color Mapping - Exponential
Dark Multipler - 2,5
Bright Multipler - 2,0
GI Engine - IM (1,2) e LC (0,8)
GI Saturation - 1,4
GI Contrast - 1,3
Luz Direct - 1,85

Faça o login para poder comentar

LV Comentou em 13/12/2011 19:17 Ver comentário
Ramon F. Zancanaro Comentou em 16/06/2011 17:38 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707865.

Total de membros registrados: 135429

Últimos membros registrados: phillipwame, widesa, Shipleyrebec, Hamuro026, Hugoedif_, Renanjoenk, nat1904123, lfmarruda.

Usuário(s) on-line na última hora: 411, sendo 4 membro(s) e 407 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: phillipwame, WinterPT, jessicatorres, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.