Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Luiz   São Paulo - SP
Ale   Joinville SC - AC
resident11   Piracicaba - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

IlacielArq   Rio de Janeiro, Brazil - RJ
Homerj   Santo André - SP - AC

Tutoriais - Tutoriais dos usuários

Rig das pernas 2 (Custom Attributes)

Continuação do tutorial \"Rig das pernas 1 (Reverse Leg)\".

Nessa segunda parte do tutorial vamos trabalhar com o maxscript, todo o conceito aplicado nesse material, pode ser pesquisado a fundo no help.
O script e uma parte essencial do rigging de um personagem, sendo assim tire o maior proveito possível desse material.

1º Selecione o rectangle que faz parte da cadeia de bones, vá até a pasta modify e aplique o modificador Attribute holder.
2. Vá até a pasta maxscript e click na opção New script
Criando o atributo

Escreva esse script dentro do quadro depois finalize com CTRL+E




New = attributes controle_geral_pe

(
rollout ContR \"controle do Pé\"

(

spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 1
Novos Parâmetros rollout

Continuando com o atributo vamos colocar a opção redefine e aplicar o resto dos atributos. Sendo assim eu deixe em Vermelho tudo que foi aplicado de novidade e o que está na cor azul manteve-se inalterado.








New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
rollout ContR \"controle do Pé\"

(


spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]

)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 2
Criando parâmetros para Track View

Atenção:

Sem esse novo parametro fica praticamente impossivel criar o wire parameters entre os bones e o atributo.



New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)

)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(

spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
edefinindo o atributo 3
Criando o botão reset all

Vamos criar agora um botão que permite zerar todos o parametros do atributo.












New = attributes controle_geral_pe
redefine:new


(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)

)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(


spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]


button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
Redefinindo o atributo 4
Criando grupos de visualização














New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(

group \"Rotação do pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]
)

group \"Rolagem completa\"

(
spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]
)

group \" Rotação do joelho \"

(
spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]
)

group \" Resetar chaves \"
(
button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0

)
)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script

Na próxima parte eu vou explicar como aplicar o Wire Parameters e o Reaction Manager.

Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.

Faça o login para poder comentar

Bruno Comentou em 24/07/2015 15:48 Ver comentário
Fabio Comentou em 16/06/2011 20:30 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707666.

Total de membros registrados: 135270

Últimos membros registrados: MKSW, Patrícia Filipa , gsleit123, NicollyC, Pedro Granna, @Marc18**, marcelgarrido91, spiceland.

Usuário(s) on-line na última hora: 586, sendo 24 membro(s) e 562 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Ronaldo Junior, Felipe França , Geraldo Nunes, Thiago Couto, emersonforentin, Hot, Allen Anderson, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Juarez, cristian rocha da silva, Reinaldo Silva, pinart, NicollyC, Pedro Juliato, Celso Borttoloto, hawph, gago, Osvaldo Arquiteto, new, marcio.alain, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.