Cursos e Bibliotecas

Portfolios

 

Imagens em destaque

 
 

Tutorial enviado por Juliano Azeredo

Colaborador Avançado
(1399 pontos)

Enviado por: Juliano Azeredo

Florianópoilis - SC

Registrado em 31-12-2005

BlogAmigosPortfolioGaleria


Tutoriais Variados - CAD / CAM - Autocad - SuperHatchRecomendar

Bom pessoal...

Resolvi postar mais um tutorial, desta vez utilizando um block, ao invés de uma imagem, como foi feito no tutorial anterior, sobre o SUPERHATCH (Barra de Ferramentas: Express/Draw/ SUPERHATCH).

O SUPERHATCH possibilita utilizar para o preenchimento de uma área, tanto um Block como um XRef Attach (além de uma imagem qualquer, como já citado acima).

O procedimento para ambos é praticamente o mesmo, sendo que a vantagem de utilizar o Xref ao invés do Block, é que ao alterarmos o arquivo original utilizado no XRef, este será alterado automaticamente onde foi usado para o preenchimento.

Vamos supor que é preciso fazer um estudo paginação de piso em uma determinada área com os dois Módulos de Paginação (conforme segue abaixo).

Sem utilizar o Xref, o procedimento seria mais ou menos assim:
Copiar um dos módulos, colá-lo inúmeras vezes até ter um preenchimento completo de toda a área, depois dar um TRIM na bordas que sobraram, eliminar os Hatchs de preenchimento que ficaram pra fora da área (o que deixaria muitos pisos sem Hatch, uma vez que parte deles ficou para dentro e parte para fora), complementar o Hatch dos pisos que receberam o comando TRIM... UFAAAAAA!
Imagine fazer isso onde fossem necessários 100, 200, 500, 1000 módulos de repetição?? Tarefa pra estagiário... é claro!!!! Hehehe!!!

Bom... para utilizarmos o SUPERHATCH com um Block ou com um XRef o procedimento é o seguinte:
Após desenharmos os Módulos de Paginação 01 e 02 (neste caso usei um hatch para preencher os pisos), temos que transformá-los em um WRITE BLOCK (comando: WBLOCK ou somente ?W?), diferente de um Block (o Block é criado dentro do próprio arquivo que se está trabalhando, já o WRITE BLOCK cria um arquivo separado dentro de uma pasta).
Vamos criar os WBLOCKs com os nomes ?MOD 01? e ?MOD 02?.

Dê o comando WBLOCK. Em Source habilite Objects.
Em Objects (à direita) habilite Retain. Clique em Select Objects, e selecione o Módulo 01, clique em Pick Point para escolher o Insertion Point do objeto. Em Destination escolha o local onde irá salvar, e onde está escrito ?new block.dwg? renomeie para ?MOD 01?. Em Insert Units escolha a unidade em que você trabalha e clique em OK.
Pronto... está criado um Arquivo com o nome MOD. 01 que será utilizado depois pelo SUPERHATCH.
O mesmo procedimento para o Módulo 02

Digite o comando ?SUPERHATCH? ou Barra de Ferramentas: Express/Draw/ SUPERHATCH.
Selecione XRef Attach, vá na pasta onde foi salvo o WBLOCK ?MOD 01?, o selecione, clique em Open.

Na janela External Reference habilite Attachment, em Path Tipe selecione Full Path, em Insertion Point habilite Specify On-Screen (pois assim poderá escolher o exato início da Paginação de Piso), em Scale desabilite o Specify On-Screen. Rotation não tem mistério né??.. Clique em OK.

Agora clique onde você quer iniciar sua paginação. Fique atento ao Promp de Comando do AutoCAD , pois lá está mais algumas opções do SUPERHATCH. Em geral basta ir dando Enter.
Ao chegar em ?Specify an option [Advanced options] :? clique dentro da área a ser preenchida e pronto. Está feito a paginação de piso com um Módulo Especial.

Nestas imagens deixei habilitado o SHOW LINEWEIGHT e dei uma espessura para a linha utilizada, como também utilizei uma cor diferente ao redor do Módulo 01 e 02 para facilitar a visualização.

Mas a imagem final fica assim:

Mesmo procedimento para o Módulo 02.

Bom... acho que está bem explicado, mas qualquer dúvida, basta postar aí, blz?

Abraços

Arq. Juliano Azeredo

Últimos comentários

Lantonio comentou em 8 nov 2011 13:34Ver comentário

Juliano Azeredo comentou em 26 out 2006 10:29Ver comentário

Vitruvius comentou em 26 out 2006 08:05Ver comentário

AmonRa comentou em 25 out 2006 20:54Ver comentário

Juliano Azeredo comentou em 25 out 2006 20:06Ver comentário

Juliano Azeredo comentou em 25 out 2006 18:19Ver comentário

Ver todos

 

3D1 © Três D1 © 1999/2017. Todos direitos reservados.