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Making of - Banheiro em obra

Técnicas de texturização
1- Crie um plane com as medidas ao lado. Converta para editar em Poly.

2-Selecione todo o plano, em Polygon selecione o comando \"Insert\" e coloque as medidas ao lado.
3- Agora o piso está com vários quadrados dentro de cada quadradinho. É como se cada cerâmica estivesse com a massa entre elas. Mas ainda falta dar um volume a elas.







4- Com os quadrados ainda selecionados vá em Extrude, e coloque as medidas iguais a janela mostrada ao lado.
5- Agora deve estar como ao lado, aproveite que os quadrados ainda estão selecionados e ajuste o espaço entre as cerâmicas com Scale. Ajuste a seu gosto.
Na minha imagem eu usei o Scale para fechar mais o espaço entre as cerâmicas.



Neste tutorial estarei renderizando com iluminação ?Sky Light? com \"Light Tracer?.



Mas as medidas ao lado são as de otimização, para não demorar muito a renderizar.


Quando toda a cena estiver pronta deve?se melhorar a iluminação.



Utilize também uma omni para visualizar a viewport.
6- Agora selecione todo o piso, pois vamos começar a marcar as ID,s.



7- A intenção é dividir o piso em 3 elementos.

O ID 1 vai ser a massa entre as cerâmicas embora a massa talvez nem apareça.
O ID 2 cerâmicas pretas.
O ID 3 cerâmicas brancas.
8 ? Marque os quadradinhos que vão ser as cerâmicas pretas, você pode fazer o desenho no piso do jeito que quiser.



Nesse casso farei o mesmo que postei no contest. Passe para ID 2.



9- Antes de nomear a ID 3 vamos aplicar o material no piso para que fique mais fácil distinguir um ID do outro.
Será utilizado no piso o material Multi/Sub-Object.


10- Já com o material Multi/Sub?Object coloque 3 em \"Set Number?.

Coloque um de cada cor para que fique mais fácil identificar cada elemento do piso.

Nomeie também para ficar mais fácil.

11- Aplique o material
12- Se você utilizou o mesmo desenho do piso deve estar parecido com a imagem ao lado.
13 ? Agora devemos marcar todas as cerâmicas amarelas e inserir a ?ID 3?.
14- Renderize, deve estar parecido com a imagem ao lado.
Vamos colocar cada textura em sua devida ID.









Vamos começar com a branca.
15- Colocarei aqui agora uma espécie de fluxograma, para que você possa seguir as texturas passo a passo.
Fluxograma cerâmica branca.
Agora vamos ao mapa de Mix
Continuação do Fluxograma anterior
Com essa última textura finalizamos o material da cerâmica branca.
Para ver o Fluxograma da textura da cerâmica branca completo em uma única imagem clique aqui.






As cerâmicas brancas já estão texturizadas. Agora vamos fazer o material das pretas.
Para fazer o material das cerâmicas pretas são praticamente os mesmos passos.

O fluxograma das cerâmicas pretas foi feito em uma única imagem que está exibida em menor formato abaixo, para ver a imagem em tamanho normal clique aqui.
Depois de aplicado o material vamos agora dar um tratamento de cores.
Eu renderizei usando a Sky light.
Vamos adicionar uma luz do sol, para queimar um pouco a cena.
Mas a imagem ainda está muito limpa. Para sujar ela usaremos o efeito \"Film grain\".

Siga as imagens ao lado.
Siga as imagens ao lado.
O resultado é mostrado na imagem ao lado.
Para dar um tom de amarelo e contrate apliquei o Brightness and Contrast e o Color Balance do Render Effects.
O resultado é mostrado na imagem ao lado.
Os procedimentos para modelar e texturizar as paredes são os mesmos do piso, a diferença é que os quadradinhos são menores.

Os objetos da cena são todos de modelagem simples feitos com lathe, FFD e box modeling.
A iluminação foi simples, uma Sky light ?light tracer? e algumas omni.

Caso tenha alguma dificuldade leia os tutoriais da ?tresd1?, eu já fiz todos eles e recomendo, já fiz curso de 3d Max aqui em Belo Horizonte e cheguei a uma conclusão, aprendi muito mais com os tutoriais da \"tresd1\" que com o curso.

Veja outros ângulos da cena.

Ricardo Capelo

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